Olá galera, sejam bem vindo a mais uma matéria da minha coluna semanal Open your Mind. Conheçam a história de uma garota que queria mais drama em sua vida e conseguiu ao ir morar com a sua avó e ser obrigada a trabalhar em uma clássica pousada no interior!

Apaixone-se pelos dramas e aventuras que a nossa personagem enfrentará para provar que pode ajudá-los e se tornar uma pessoa melhor! Conheça o anime Hasaku Iroha e a jovem Matsumae Ohana.


Hanasaku Iroha (também chamado de Hanairo) pode ser traduzido como ABC do Florescer ou as Cores do Florescer, foi lançado ano passado e já conquistou inúmeros fãs (inclusive eu), somando um total de 26 episódios, o anime pode ser considerado um Slice of Life, mesmo gênero de Usagi Drop, por nos contar o cotidiano e as inter-relações dos personagens da obra.


O anime foi dirigido por Masahiro Ando foi criado e produzido pelo estúdio P.A. Works. O mangá foi publicado pela editora Square Enix na revista Gangan Joker (2010) com ilustrações de Eito Chida e também pela editora Bandai Visual na revista Web Comic Gekkin (2011) pelo ilustrador Jun Sasameyuki.
 

  


Introdução


Matsumae Ohana possui 16 anos e vive apenas com a sua mãe em Tóquio, sempre vivendo praticamente sozinha, ela foi acostumada a cuidar dos afazeres da casa, enquanto sua mãe trabalhava para sustentá-la.
 

Cansada daquela vida cotidiana e sem novas aventuras, o sonho de Ohana sempre foi ir para um lugar diferente onde pudesse ter dramas pessoais e viver ao máximo a sua juventude.


Inesperadamente ela descobre que a sua mãe pretende fugir com um namorado e que ela terá que ir morar com a sua avó no interior. Acreditando que essa era a oportunidade para viver uma vida bucólica e desejada, ela parte para a casa de sua vó, mas esta história não pode ser assim tão perfeita certo?


A Avó de Ohana é a dona da pousada Kissuisõ (Kissuisho), uma mulher rígida que só aceita a presença da jovem se está trabalhar na propriedade como os todos os outros funcionários.
 

Ohana que nunca havia trabalhado para ninguém começa a fazer as atividades da pousada, mas acaba encontrando problemas com os outros funcionários, entre brigas e conflitos, Ohana-chan terá que ser forte e arranjar meios de dobrar as personalidades de seus colegas de trabalho e ser aceita se quiser continuar vivendo naquele lugar.


Desenrolando…
 

Todavia como toda história que fala sobre a vida de alguém, não pode ser centrado em apenas um único ponto, nos deparamos com os problemas financeiros da pousada que por ser pequena não pode concorrer com os grandes hotéis.

Temos os problemas pessoais dos personagens, amores, objetivos, família, condições de vida que tornam tudo mais delicado de se lidar.

Alem disso Ohana deixou Tóquio, seu colégio, seus amigos e também um "amor" para trás, como deixar tudo isso sem pestanejar, você seria capaz?

Hanairo nos traz as mais diversas emoções, demonstrando que a nossa vida pode ter uma história muito maior do que podemos imaginar. A personalidade doce e teimosa de Ohana faz com que ela enfrente muitas situações e acabe entendendo muitas delas de forma errada.
 

Nessas tentativas de Ohana se inserir verdadeiramente na pousada, outros personagens vão adentrando e vamos conhecendo melhor Tsurugi Minko, uma auxiliar de cozinha que sonha em se tornar uma grande chefe, Oshimizu Nako, a tímida garçonete/empregada, Wakura Yuna, a mimada colega de sala de Ohana,  Shijima Enishi, tio de Ohana, Miyagishi Toru, o vice-chefe de cozinha da pousada, entre outros personagens que vão fazendo a vida de Ohana mais interessante e complicada.

 

            


Opinião Final


Hanairo é sem sombra de dúvidas apaixonante, você se prende na história e no final deseja que não tivesse acabado tão cedo, por ter surgido em comemoração aos 10 anos do estúdio, podemos ver o capricho da animação e o cuidado da original sound track que traz uma harmonização maravilhosa.


As situações apresentadas nas quais podemos vislumbrar melhor a personalidade de cada um, sejam elas momentos de comédia ou drama, seja nas trapalhadas de Ohana ou nos ataques de raiva de Minko, a história exemplifica as relações humanas com a diversidade de sentimentos que podemos sentir e atitudes que podemos ter.


O enredo apesar de simples, nos comove e demonstra que não precisa de situações complexas para fazer um anime de sucesso. Hanairo com certeza vai lhes surpreender e merece estar na lista dos melhores animes.


A seguir você assiste as duas músicas de abertura do anime,  Hana no Iro e Omokage Warp, ambas do grupo nano.RIPE:


Primeira Abertura – Hana no Iro:
 


Segunda Abertura – Omokage Warp: