Nesta semana o Open your Mind está voltando carregado de adrenalina, ninjas e emoções, estaremos falando de tempos de guerras, um período japonês muito conhecido chamado período Sengoku, prepare-se para conhecer os 10 guerreiros que tem o poder de abalar o mundo, conheça Brave 10 e a sua história.


Terminei de assistir Brave 10 faz alguns dias, já tinha algumas ideias positivas sobre o anime e a obra realmente me surpreendeu, você quer saber o por quê?


Brave 10 tem a sua origem como a maioria dos animes em um mangá de estilo seinen criado pela mangaká Shimotsu Kairi, lançado em 2007 na Comic Flapper.


Shimotsuki Kairi é conhecida por desenhar a adaptação do jogo Sengoku Basara chamado Sengoku Basara Ranse Ranbu. O mangá de Brave 10 tem oito volumes que se encerraram no Japão em 2011.


O anime foi lançado esse ano com 12 episódios, sendo animado pelo estúdio Sakimakura e produzido pelo estúdio TMS Entertainment, dirigido por Sayama Kiyoko e escrito por Ikeda Mamiko.
 

  


Introdução
 

Assim como Basilisk temos o Tokugawa Ieyasu o xogum sendo o responsável pelo início do enredo. É extremamente interessante você assistir vários animes do periodo Sengoku porque você pode vislumbrar as diversas personalidades que personagens com o mesmo nome, baseados na história japonesa, possuem e agem conforme o enredo do escritor.


O Tokugawa envia seus ninjas para atacarem o templo de Izumo atrás de algo que nem mesmo ele sabe ao certo o que é, mas que possui imenso poder. O monge local Kannushi tentando evitar que o pior ocorresse envia a miko Isanami atrás de ajuda, sacrificando-se para protegê-la.


Isanami tem apenas uma missão: encontrar Sanada Yukimura em Shinshuu, acreditando no fundo que assim seria possível salvar Izumo de sua total destruição, mas acaba sendo perseguida por seus inimigos.
 

Desesperada ela continua fugindo e quando encontra um homem misterioso pede a sua ajuda para sobreviver. Esse ninja se chama Saizou Kirigakure, um ninja famoso do clã Iga que não possui interesse nenhum em ajudá-la, mas ao se ver como alvo derrota os inimigos.
 

Isanami sabendo que não poderia continuar sem alguém a protegendo consegue convencê-lo a levá-la até Shinshuu em troca de comida, sem ele imaginar que ela busca o senhor feudal Sanada Yukimura.
 

Desenrolando…
 

Próximos ao castelo de Shinshuu Ueda já podemos vislumbrar a primeira luta, Saizou e Isanami são descobertos por um ninja de Sanada, Sarutobi Sasuke que pertence ao clã Kouga.

Para quem já acompanhou as outras matérias já sabe, mas o clã Iga e o clã Kouga possuem uma grande rivalidade histórica, fazendo com que ambos comecem a lutar imediatamente. A luta é interrompida e Isanami consegue um encontro com Sanada Yukimuta, a partir desse ponto o enredo vai se tornando mais claro e o objetivo do senhor de Shinsuu também.

O objetivo de Sanada Yukimura é claro, construir um forte exército de 10 pessoas os quais ele chama de Os Bravos para então conseguir proteger as pessoas da tirania de Tokugawa.

No decorrer do anime somos apresentados aos personagens, todos com habilidades únicas e vamos descobrindo outras informações por trás dos planos de Sanada, afinal por que ele colocaria uma pessoa sem poder nenhum como Isanami dentro dos seus bravos guerreiros?
 

E por que aceitou um desconhecido como Saizou também? Por que 10 guerreiros, por que não mais? Se você também está se fazendo essas perguntas e muitas outras, elas serão respondidas quando você assistir.

 

O climax da história surge a partir do descobrimento da relação de Isanami e o seu poder misterioso e uma súbita traição que transforma o anime em lutas, sangue e habilidades ninjas.
 

              


Opinião Final
 

O primeiro ponto que precisa ser comentado é que por ser tratar de um anime novo ainda não se sabe ao certo se terá uma segunda temporada, acredito e espero que tenha, pois o enredo de Brave 10 é maravilhoso e os episódios apesar de serem bem construídos, o anime possui um final que demonstra claramente que tem muitas coisas para acontecerem ainda.
 

O gráfico e a original sound track demonstram o capricho do estúdio durante toda a sua criação, com músicas que retratam bem um clima ninja e traços leves e trabalhados, lembrando o estilo que vemos em muitos animes feudais, não tem como não se sentir bem assistindo Brave 10.


Os personagens tem personalidades contundentes, mostrando o jeito de ser e as crenças de cada guerreiro, destaque especial para Yuri Kamanosuke, meu/minha personagem favorito(a) e Sanada Yukimura que transmite um jeito sereno e brincalhão de ser, mas não deixando de perder a compostura de um grande lider.


Em resumo, por mais que ainda tenha uma história "inacabada", o anime que relata apenas um primeiro arco da história é um daqueles animes que não deixam a desejar e só vem a contribuir e deixar a sua marca como um ótimo exemplo de anime de época.
 

Confira abaixo a abertura do anime – Seirei Hirai: