Buscando um novo anime para ver? Está começando mais uma matéria do Open your Mind com dicas de animes de todos os gêneros para fazer a sua felicidade! Hoje estaremos comentando sobre um light novel que retrata um conjunto de mistérios, aventuras e romance, venha entrar em um mundo de descobertas e guerras e conheça a história da Fada Dourada e seu Shinigami Negro.


Gosick é um dos muitos light novels que transformam-se em animes, vindo nessa nova onda de qualidade e histórias interessantes, escrita originalmente por Kazuki Sakuraba e ilustrada por Hinata Takeda foi publicado na editora Fujimi Shobo em 2003 até 2011, com pausa de 2007 até 2011, onde aparentemente encerrou-se a história.


O mangá também foi escrito pela autora Kazuki Sakuraba e ilustrado por Sakuya Amano sendo lançado em 2008 na Monthly Dragon Age com 6 volumes. O nosso foco como todo Open your Mind será no anime. Produzido pelo estúdio Bones com direção de Hitoshi Namba em 2011 possui 24 episódios e pode ser considerado um dos melhores animes daquela temporada e também um dos melhores no meu gosto pessoal.
 


Introdução


GOSICK tem a sua história focada no ano de 1924, Saubure uma pequena nação europeia  que lembra a Inglaterra em alguns pontos é o foco da obra, mais exatamente na Academia Santa Margarida.


O protagonista é o jovem Kujo Kazuya, um rapaz que se orgulha e ao mesmo tempo tem medo do seu fardo da família por ser o terceiro filho de um Soldado Imperial Japonês e diferente dos seus dois irmãos não é atlético nem um modelo de inteligência e destreza.


Logo ao adentrar na academia como um aluno de intercâmbio ele percebe que o principal hobby dos alunos são histórias de terror, contos e outros mitos que circulam como em qualquer escola. Por essa peculiaridade do colégio, eles também costumam comparar alunos com lendas e personagens fictícios o que deu a Kujo o apelido de Shinigami Negro (Shinigami da Primavera), o que de certa forma faz as pessoas se afastarem dele.


Mas ele não é o único a receber um apelido assim, por um acaso ele conhece a lenda da Fada Dourada da Biblioteca e conhece Victorique de Blois,  uma bela garota loira e baixinha que vive na biblioteca, não frequenta as aulas, ama doces, fala de jeito um modo arcaico e possui uma inteligência acima da média, dando a impressão de até não ser real de tão diferente do comum. Aos poucos eles vão se conhecendo e se envolvendo em mistérios que Victorique decide desvendar, tornando Kujo o seu assistente.


Desenrolando…
 

A academia e Saubure são famosos nas histórias de fantasmas e assim como muitos lugares, as vezes surgem "casos" estranhos que não podem ser resolvidos simplesmente com a lógica convencional, para revolucioná-los eles buscam detetives especiais que normalmente descobrem a verdade.

Porém aí vem a questão chave, é realmente eles que descobrem a verdade? Victorique possui habilidades especiais e auxilia na solução dos problemas no anonimato,  apenas com os fatos ela descobre como aconteceu e explica aos detetives, sendo a verdadeira detetive por trás dos mistérios.

Conforme Kujo vai descobrindo sobre isso, dúvidas vão surgindo, tais como a verdadeira origem da garota ou como muitas vezes ela parece mudar totalmente de personalidade, deixando de ser a menina viciada em doces e se transformando em uma verdadeira detetive. Alem disso ele se torna obrigada a enfrentar os seus próprios medos e aceitações, pois se sente impelido a proteger a frágil menina.


Casos vão surgindo, seja por intermédio do rapaz ou vindos do detetive responsável e devido as suas dificuldades, Victorique finalmente deixa a sua biblioteca e passa a conhecer as cenas dos crimes, levando Kujo junto e criando os laços que os farão mais próximos e importantes um para o outro no futuro.


As lendas discutidas no anime são as seguintes: Queen Berry, o navio fantasma, O Shinigami da Primavera,  a Fada Dourada, 13º Degrau para o Paraíso e Monstre Charmant, a lenda mais bela que dá sentido a toda trama de Gosick.
 

              


Opinião Final


Um anime que relembra os traços de Sherlock Holmes, clássico inglês, e não apenas relembra, mas tem ligação direta explicada no anime, trazendo aquele mistério lógico com respostas prontas e práticas, no mesmo estilo de Umineko no Naku Koro Ni ou Majin Tantei Nougami Neuro, mas com a sua principal diferenciação, ele foca na relação primária de Victorique e Kazuya, um laço que não possui tão forte nos outros.


Umineko tem o seu foco no terror e nas mortes, Nougami Neuro traz a comédia a níveis psicodélicos, enquanto GOSICK mantém um traço de companheirismo, amizade, amor e mistério, os casos são os pontos principais, mas não são separados ou excluídos, eles servem com uma ponta, uma ligação realizada entre os protagonistas para criar o final, um clímax que lhes garanto, vendo o início e o seu decorrer, eu, assim como muitos outros, não esperavam.


Para quem quer uma boa produção com a marca forte da Bones, uma obra de enredo estupendo com o apoio de ser um light novel fenomenal, Gosick é o que você está procurando e se ainda está em dúvida, confira abaixo a abertura e sinta um pouco o gostinho desse mistério chamado Gosick.


Abertura de Gosick – Destin Histoire de Yoshiki*Lisa: