Open your Mind

Open your Mind – Veja o Beisebol de Outro Modo em Moshidora!

:: 4 minutos de leitura

O que administração e beisebol tem haver um com o outro? Assista Moshidora e descubra!

Open your Mind - Veja o Beisebol de Outro Modo em Moshidora!


Bem vindos ao Open your Mind dessa semana! Sim você não entrou no lugar errado, nessa matéria não estaremos falando de romances fofinhos, animes aterrorizantes ou cheios de adrenalina. A obra dessa semana tem as suas particularidades que o fazem ser maravilhoso e infelizmente desconhecido. Estaremos adentrando no Mundo dos Esportes, onde o Beisebol é o nosso foco, sejam bem vindos a Moshidora, o anime dessa semana!


O nome completo do anime é Moshi Kōkō Yakyū no Joshi Manager ga Drucker no "Management" o Yondara (E se uma gestora colegial de um clube de beisebol lê-se “Gestão” de Drucker?), o título da obra já deixa bem claro o que nos espera, o que se esperar de um anime que se baseia em uma obra do pai da administração moderna?


Tendo 10 episódios, Moshidora é baseado no light novel homônimo escrito por Natsumi Iwasaki e ilustrado por Yukiusagi e Banboo que teve seu lançamento no final de 2009 pela Diamondosha. A light novel vendeu mais de 2 milhões de exemplares apenas em 2010 e esteve por semanas consecutivas na lista de Best Sellers do Japão.


O anime que acompanha o grande sucesso do livro foi produzido pelo estúdio Production IG e dirigido por Hamama Takayuki teve seu lançamento em 2011.
 

Open your Mind - Veja o Beisebol de Outro Modo em Moshidora!


Introdução
 

A história de Moshidora se baseia na amizade de Yuuki Miyata e Minami Kawashima, amigas de infância que sempre estiveram juntas, porém Yuuki tem a saúde frágil e acaba por ser internada, tentando animar a amiga Minami decide subsituir ela como gestora no clube de Beisebol do colégio. Só tem um problema, ela não sabe nada sobre gerir um clube de colégio!
 

O que Minami faz? Em busca de uma solução para ajudar o caótico time ela vai até uma livraria e busca livros sobre Gestão, mas por engano compra um livro de gestão empresarial de Peter Drucker chamado “Gestão”. E agora?
 

De um jeito inovador e criativo, Minami decide usar os ensinamentos do livro utilizando-o e alterando-o para ser útil ao time de Beisebol. Mas o time não é muito bom e para realizar o sonho de Yuuki de levar o time ao Koshien, Minami terá muito trabalho pela frente!
 

Desenrolando…
 

Open your Mind - Veja o Beisebol de Outro Modo em Moshidora!E o que torna o anime de Moshidora bom? Sem dúvida o modo como se desenrola, a ideia de usar um livro para ajudar um time não parece fazer o estilo de um bom anime, mas é por isso que ele se destaca.

No decorrer dos episódios, Minami descobre que o problema do time não é a falta de talento, mas os problemas pessoais dos personagens que fazem com que não haja união entre o grupo. A partir dessa constatação ao mesmo tempo que nos é mostrado um pouco mais dos personagens, temos a chance de ver a protagonista fazer milagres usando os passos da gestão.

A visão diferenciada faz com que ela possa ajudar os personagens secundários e ao time, a nossa Minami se torna uma empreendedora do mundo dos esportes sendo requisitada até pelos outros times do colégio pela reviravolta que ela traz a todos.

O enredo demonstra uma complexidade maior do que você pode perceber inicialmente. Kawashima vai em frente para ajudar a amiga que sempre quis ver o seu time do coração chegar ao Koshien. Para os leigos (como eu) o Koshien é um famoso estádio de beisebol do Japão aonde ocorre o campeonato nacional com os quatro melhores times colegiais de beisebol.
 

Todavia temos no passado de Minami uma decepção com o esporte, fazendo com que ela odeie beisebol, e ela é obrigada a enfrentar o esporte quando aceita a missão de fazer a sua amiga feliz.

 

     Open your Mind - Veja o Beisebol de Outro Modo em Moshidora!     


Opinião Final
 

Moshidora não é o típico anime de esportes, ele combina o gênero com o drama trazendo uma nuance de emoções que fará você se apaixonar pela obra. Você irá rir, chorar e aprender, pois alem de divertido, as lições de marketing e gestão são fáceis de assimilar quando colocadas na prática por Kawashima Minami.
 

Por mais que a obra tenha apenas 10 episódios, ela não é corrida, segue uma linha de tempo correta e você não percebe o tempo passar ao assistir. A animação e a trilha sonora não deixam a desejar, emocionando nos momentos certos, sem deixar aquela sensação de que tem algo errado com a música de fundo. E os traços leves e belos, comuns aos light novel também fazem parte dos pontos positivos da obra.
 

Se você quiser ver Moshidora não precisa ser um expert em animes de esporte ou conhecer sobre o beisebol, apesar da obra se centrar no esporte, trata-se apenas do plano de fundo e a história principal é a ligação entre os personagens e realização de um sonho.
 

Agora lhes pergunto “E se uma gestora colegial de um clube de beisebol lê-se "Gestão" de Drucker?” O que aconteceria? Veja e descubra!
 

Veja a abertura do anime Yume Note (Azuza) no vídeo a seguir e um bônus especial, o trailer do live-action:
 

Tags

    Compartilhar

    • Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Telegram
    Você precisa ativar seu JavaScript para acessar os comentários...
    Voltar ao topo