Pessoal, durante a febre dos tokusatsus no Brasil, por volta da década de 90 não foram poucos os produtos importados por aqui e muitos ganharam as telas da TV. Alguns marcaram uma geração inteira como Jáspion, Jiraya, Changeman, Flashman, Patrine e muitos outros. No entanto algumas não fizeram tanto sucesso sendo um pouco esquecidas do grande público. Como exemplo trago Solbrain. Você se lembra desta série Tokusatsu? E para os mais novos, vocês conhecem Solbrain?

 

SOLBRAIN:

Esta série foi produzida em 1991 e estreou por aqui na saudosa Rede Manchete no ano de 1995 e ficou no ar até 1997, o ano em que o gênero começou a entrar em decadência e, juntamente com a falência da emissora, os seriados Tokusatsus acabaram sendo sepultados no Brasil. Pra você que não conhece, Solbrain foi uma sequência direta de outro Tokusatsu, Winspector.

Na série vemos um esquadrão de heróis ligados à força policial de Tóquio, responsável por patrulhar a cidade, combatendo o crime.

Com o nome de Super Equipe de Resgate Solbrain, o time de heróis foi criado pelo chefe Massaki, comandante da Polícia, que já era responsável pelo Winspector e resolveu montar uma nova equipe para suprir a falta dos heróis que segundo a história tinham ido para Europa. O grupo então foi formado por três humanos, sendo um deles sem armadura que ficava na maioria dos episódios (pra não dizer todos) dentro de uma base dando suporte aos outros. Tinham também um robô projetado para combater o crime, porém teve uma ocasião onde isso ficou em segundo plano. Isso aconteceu quando a equipe enfrenta um simpatizante nazista. Olha gente, este episódio deu mesmo o que falar sendo inclusive proibido em diversos países. No entanto, estranhamente no Brasil o episódio foi exibido na íntegra e ainda mais… a emissora detentora dos direitos era uma família judia. Estranho isso…

Bom, no episódio número 38 de nome Convite à Morte, podemos ver diversas citações ao regime nazista. O episódio começa com uma garota que depois de ver um oficial nazista em um quadro que por sinal jorrava sangue, acaba sendo possuída por uma energia maléfica que a convence a tentar suicídio. Por sorte tal ato foi impedido pelos heróis (com certeza nos dias de hoje esse episódio não passaria). Depois disso, a mesma coisa acontece com outra garota que acaba por ser morta e o seu sangue forma uma suástica. (pesado heim).

 

 

Então, os heróis são avisados sobre uma onda de suicídios de garotas e acabam descobrindo que o quadro retratava uma torturadora do exército alemão muito famosa pela sua crueldade. E então, os policiais confrontam a dona do quadro. Ela era uma mulher de uma família simpatizante do nazismo e que liderava uma cruzada para perpetuar tais ideais, usando o espírito da torturadora retratada pelo quadro. Em uma sequência bem pesada, a mulher se auto-mutila e ocorre uma transformação bizarra onde ela acaba tomando a forma da oficial do exército de Adolf Hitler. E assim gritando palavras de ordem e fazendo inúmeras saudações referente ao ditador, a vilã tenta provocar mais suicídios entre outras pessoas, inclusive enforcando uma garota. Claro que no final do episódio tudo de resolve e o quadro acaba sendo destruído, quebrando assim a maldição. Eu arrisco dizer que esta personagem na verdade deveria ser o Hittler, mas por questões óbvias, acabaram mudando o roteiro. Isso eu acho pessoal, nada oficial.

Mas não acaba por aí. Existe um outro momento pra lá de bizarro onde o comandante da equipe, o chefe Massaki, comenta sem nenhuma restrição que não foi apenas um soldado do Eixo, mas que convivia e tinha intimidade com Hittler (alguns fãs afirmam que isso foi um erro de dublagem, mas não se sabe ao certo). E ainda este episódio é recheado de imagens reais do período do regime militar de Adolf Hittler, com direito a discursos e cenas do próprio ditador e ainda imagens dos campos de concentração. E o que mais me impressiona é que o Japão foi um dos aliados da Alemanha na Segunda Guerra Mundial e um seriado de heróis voltados principalmente para o público infantil que tem como líder um ex-integrante e simpatizante de um exército responsável por um dos período mais brutais e terríveis da história da humanidade é no mínimo estranho.

Bom pessoal, não posso deixar de expressar aqui minha opinião sobre esse episódio em específico. Eu achei desnecessário ao extremo. Uma coisa é mostrar cenas de nazismo em um filme que retrata os horrores daquele período em um contexto histórico da coisa. Outra bem diferente e usar tais imagens e subtextos em um seriado de aventura que nada tem haver com o período da época do conflito e ainda mais fazendo com que isso passasse como uma coisa corriqueira. Eu, particularmente acho este episódio de Solbrain com um roteiro estranho, de muito mal gosto, descabido para uma série desse tipo. E vocês meus amigos, o que acham disso?

Eu vou ficando por aqui pessoal. Até nosso próximo encotro aquino Tsukasa Space na Rádio J-Hero.