Por muitos anos a TV Globo passou desenhos em programas infantis, como nos programas da Angélica e da Xuxa, mas foi somente com a TV Globinho que o canal dedicou um programa exclusivo à esses. Essa decisão ocorreu pelo fato de que a grande Globo estava perdendo posição na audiência das manhãs para a Record e para o SBT, que na época passavam Pokémon e desenhos da Warner e da Disney.

No dia 03 de julho de 2000 começava um dos programas infantis mais duradouros da emissora e o primeiro maior sucesso do programa foi Digimon Adventure e ironicamente seu último programa foi exatamente no dia do décimo sexto aniversário do anime.

Isso aí no último sábado (01) foi exibido o último “episódio” da TV Globinho. A partir da próxima semana durante horário que passava o programa (que desde 2012 era passado somente aos sábados) será apresentado “É de Casa” que terá Patrícia Poeta, Tiago Leifert, Cissa Guimarães, Zeca Camargo, André Marques e Ana Furtado. Pelo que li parece que a Globo quer produzir um “Hoje em Dia” global, com dicas de decoração, culinária, saúde, entre outros para as donas de casa.

Quem não se lembra da Angélica cantando a abertura de Digimon?

A TV Globinho já vinha sofrendo perda de espaço na programação por conta da proibição de publicidade infantil e também pela perda de publico para a internet. Mas ainda conseguia prender algumas crianças na frente da telinha, que agora terão somente o SBT e a TV Cultura para assistirem programação infantil.

Com fim do último programa infantil, a emissora se dedicará a uma programação exclusivamente “adulta”. E muitos dos filmes infantis também perderão espaço nessa, já que agora terá somente o “Temperatura Máxima” e a “Sessão da Tarde” para serem apresentados, já os demais programas cinematográficos da emissora são muito tardes.

Eu que cresci assistindo, só tenho uma coisa a dizer: Obrigada TV Globinho! E espero que a Globo perceba que abandonar o público infantil não é a sua salvação. E aí qual a opinião de vocês sobre esse assunto e quais animes e desenhos marcaram o programa para vocês?