Como mencionado anteriormente na última redação sobre Guerreiras Mágicas de Rayearth, já faz um tempo que não trago à tona animes que foram esquecidos ou pouco comentados. Na minha opinião, Rayearth é um dos títulos que deveriam estar mais presente na memória coletiva, já que, sinceramente, não me lembro de nada a respeito desse anime.

Portanto, revisitemos alguns títulos que talvez você tenha esquecido e que agora podem despertar uma memória afetiva.


Quando comecei esta coluna, uma das minhas preocupações era: “E se um dia os títulos nostálgicos acabarem? O que farei então?”. Essa questão estava sempre presente porque escrevo com a perspectiva de um jovem da geração Z, nascido em 2000. As séries e animes dos anos 70 até 90, embora anteriores ao meu nascimento, sempre estiveram presentes na minha infância graças às reprises e continuações na TV aberta. No entanto, esqueço que animes do início ou até mesmo do meio dos anos 2000 já são bastante nostálgicos, pelo menos para mim. Afinal, um anime de 2013 já tem 11 anos. Pode não parecer, mas o tempo realmente passou. Por isso, talvez mencionarei aqui alguns animes um pouco mais recentes que remetem àquela época. 😉

Excel Saga

Excel Saga tem 26 episódios e é uma série para um público específico, já que seu humor besteirol e corrosivo traz referências a vários filmes, séries e animes. Muitas das piadas podem não fazer sentido para todos, e a história é completamente peculiar.

A história passa-se em torno da organização secreta ACROSS, liderada pelo Lorde Ilpalazzo. Através de suas duas únicas funcionárias, Excel e Hyatt, Ilpalazzo tenta acabar de vez com todo tipo existente de corrupção, a seu ver. Isso envolve desde músicas esdrúxulas até mangás, objetivo que inclui até mesmo o assassinato do próprio autor de Excel Saga. O objetivo principal da ACROSS é dominar a cidade, em um primeiro passo para a dominação mundial.

O anime foi exibido no canal fechado Animax em meados de 2007. A estreia aconteceu dia 6 de julho, às 22h, substituindo Super Milk Chan.

Teaser de Excel Saga (Animax)

Tenchi Muyō!

A história gira em torno de Masaki Tenchi, um jovem de 17 anos que vive com seu pai, Masaki Nobuyuki. Tenchi passa todos os verões ajudando seu avô, Masaki Katsuhito, em um templo nas montanhas, onde treina com a espada e auxilia nas atividades do templo. O anime seguia os moldes de romântico exagerado.

A animação foi exibida nas tardes da Band, no programa Band Kids, no começo dos anos 2000.

El-Hazard

Mais um título exibido na Band Kids, a história começa com Mizuhara Makoto e seus amigos sendo transportados para um mundo estranho chamado El-Hazard devido a um acidente durante um experimento de Makoto, causado pelo invejoso Jinnai Katsuhiko, seu inimigo declarado. Em El-Hazard, Makoto descobre que ele e seus amigos possuem poderes especiais. Sua missão em El-Hazard é frustrar os planos dos terríveis Bugrons, liderados por seu ex-colega de colégio Jinnai, e enfrentar a tribo fantasma que planeja controlar uma poderosa arma de El-Hazard: O Olho de Deus.

Não consegui informações exatas sobre o ano de exibição, mas tudo indica que foi por volta de 2001.


Lembra de algum desses animes? Acha que algum título merece estar na lista? Compartilhe suas memórias e sugestões nos comentários. Quem sabe seu anime favorito não aparece na próxima coluna? Sua participação é fundamental para relembrarmos juntos essas preciosidades da nossa infância.