Perto da Torre de Tóquio, no bairro de Roppongi, três garotas encontravam-se em uma situação triste, perto de sua formatura de ginasial. Por decisão dos pais de Marine e Anne, as duas deixariam Tóquio para irem até a cidade de Kanazawa. No colégio das três, existia uma árvore sagrada por sua lenda: nela, uma fada mora, e alguém que fizer um pedido, terá este realizado se passar por um teste, e todos os obstáculos contra esse desejo seriam retirados. Acreditando em tal lenda, as três prometem ser amigas para sempre, mesmo separadas uma das outras.

Sinceramente, este é um anime do qual eu realmente não me lembro de ter assistido ou visto qualquer menção. Talvez seja um bom título para colocar na lista “Você se lembra? Animes esquecidos”, que, aliás, faz bastante tempo que não atualizo.

Durante uma excursão escolar à Torre de Tóquio, três estudantes, Shidō Hikaru, Ryūzaki Umi e Hōōji Fū (respectivamente Lucy, Anne e Marine na dublagem brasileira), são misteriosamente convocadas pela Princesa Emeraude para salvar Cephiro. Ao chegarem nesse mundo mágico, são recebidas pelo Guru Clef, que lhes explica a situação: a Princesa Emeraude foi raptada pelo sumo-sacerdote Zagato.

Clef revela que as três garotas foram escolhidas para se tornarem as Guerreiras Mágicas de Cephiro. Para ajudá-las em sua missão, ele lhes dá armaduras especiais que evoluem com o desempenho de cada uma, além de poderes distintos: Hikaru controla o Fogo; Umi, a Água; e Fū, o Vento. Para se tornarem verdadeiras Guerreiras Mágicas, elas precisam encontrar Presea, a ferreira de Cephiro, que forja para cada uma delas espadas feitas de um mineral lendário chamado Escudo, capaz de evoluir junto com suas portadoras.

Com as novas espadas em mãos, Hikaru, Umi e Fū partem em busca de seus espíritos Gênios: Rayearth, Senhor das Chamas; Ceres, Senhor dos Mares; e Windom, Senhor dos Céus. Acompanhadas por Mokona, que lhes mostra o caminho, elas enfrentam diversos inimigos ao longo de sua jornada. Entre eles estão Alcyone, uma feiticeira do gelo apaixonada por Zagato; Ascot, um jovem feiticeiro poderoso; Caldina, uma dançarina ilusionista obcecada por dinheiro; Rafaga, o capitão da guarda da Princesa Emeraude; e Innova, um fiel servo de Zagato que revela uma forma animalesca.

No caminho, as Guerreiras Mágicas também conhecem Ferio, um habilidoso espadachim que se torna um aliado e se apaixona por Fū. Depois de despertar todos os Gênios e aprimorar suas armaduras e espadas, elas finalmente enfrentam Zagato em uma batalha final. Elas conseguem derrotá-lo, mas descobrem que o verdadeiro propósito de sua missão era matar a Princesa Emeraude. A princesa, incapaz de continuar seu papel como pilar de Cephiro devido ao seu amor por Zagato, convocou as Guerreiras Mágicas para que pudessem pôr fim ao seu reinado e salvar Cephiro da destruição. Com a missão cumprida, as garotas são transportadas de volta à Terra, em lágrimas. (Nota: Innova é um personagem exclusivo do anime.)

A trama mistura elementos típicos do gênero de garotas mágicas, com um ritmo e RPG e até mesmo elementos de séries mechas e robôs gigantes. Cada uma das heroínas é destinada a controlar um desses Gênios: Rayearth, Senhor das Chamas; Ceres, Senhor dos Mares; e Windom, Senhor dos Céus.

No Brasil

No Brasil, a série foi ao ar pelo SBT estreando em 1996 sendo importada pela distribuidora Alien International — que também trouxe Fly e Dragon Ball na época, todos exibidos pela emissora. A versão brasileira foi feita nos estúdios da Gota Mágica, e o anime rendeu muitos produtos licenciados — como brinquedos da Grow, da Glasslite e da Rosita e linhas de cama, mesa e banho da Lepper — além de um CD com músicas compostas por brasileiros, que contou com o tema principal (usado na abertura da série) interpretado por Larissa Tassi.

Exibição de Guerreiras Mágicas de Rayearth no programa Hebe, em divulgação ao lançamento da trilha sonora brasileira.

Remake

Celebrando os 30 anos da franquia, a TMS Entertainment anunciou que Guerreiras Mágicas de Rayearth ganhará uma nova versão.

A novidade chegou junto de um teaser e um pôster inéditos. No vídeo, são mostrados alguns trechos do anime original de Guerreiras Mágicas de Rayearth, assim como a estética que podemos esperar para os novos episódios da história. Detalhes sobre equipe responsável, elenco de vozes ou previsão de lançamento não foram divulgados até o momento em que esta matéria é escrita.