Em 2009, às 19h, pela primeira vez o tokusatsu que futuramente se tornaria grande sucesso no Brasil, Ryūkendō, fazia sua participação nas telinhas brasileiras. Um jovem rapaz chamado Kenji Narukami chega em uma nova cidade, e já no começo é confundido com um demônio, salva o cachorro de um comerciante local, enfrenta um demônio gigante e por sua coragem e determinação é escolhido pelo espírito guerreiro Gekiryūken, renascendo, então, o guerreiro Ryūkendō.

Madan Senki Ryūkendō (2006)

O enredo da trama

A história se passa na cidade de Akebono, onde seus habitantes vivem à mercê de ataques de monstros de uma organização conhecida como Yamanga, que busca recolher a energia negativa da população para assim ressuscitar seu líder, o Fantasma Verde. E para impedir os planos da organização e proteger os cidadãos, existe a S.H.O.T., um grupo que usa o poder das chaves Madan e guerreiros capazes de lutar contra as forças do mal.

Longe de ter uma história diferentona, a série foca na comédia para satirizar elementos usados em grande massa pelos tokusatsus da época. Mas, com o tempo no desenrolar da ficção, certo aspecto sério é desenvolvido sem perder os materiais de uma trama do gênero: doutores malignos que criam monstros, demônios de atuação duvidosa, protagonistas com personalidades opostas etc. E os clichês não param por aqui: sua proposta desde do início não era entregar uma história complexa, cheia de detalhes ou lógica, longe disso, mas, sim, cenas leves e descontraídas, efeitos visuais bem “desenvolvidos” (para compensar, talvez, seu baixo orçamento), aberturas e encerramentos simplesmente incríveis.

Comercial apresentando a estreia de Ryūkendō no bloco TV Kids.

Trajetória

A série terminou em 24 de junho do mesmo ano, totalizando 52 episódios apresentados, sendo reprisada no horário das 19h30min do mesmo bloco infantil. Saiu do ar logo após, mas retornou no horário das 12h30min para apenas algumas cidades do Brasil, sendo posteriormente retirada do ar. Em 8 de abril de 2011, passou a ser reexibida às 15h35min dentro de outro bloco do mesmo programa, saindo do ar dia 27 de junho. No dia 8 de julho de 2011, volta a ser exibida, com cortes, no horário das 12h às 13h, em um dos blocos do TV Kids.


E aí, você se lembra desta incrível obra? Você era uma das crianças que chegava da escola e ligava a TV para almoçar assistindo ou aquela que estava se preparando para ir estudar? Deixe um comentário aqui em baixo, conta pra gente!