O Esquadrão Relâmpago Changeman, uma das icônicas equipes de super-heróis japoneses conhecidos como Super Sentai, fez sua estreia em 1985, na televisão japonesa. O enredo gira em torno de cinco jovens militares escolhidos para proteger a Terra do maléfico Império Gozma, uma organização intergaláctica que ameaça a paz no universo.

Antevendo uma possível e iminente invasão do impiedoso Império Gozma ao planeta Terra, o estrategista Sargento Ibuki, líder da organização Defensores da Terra, mobilizou um exército de recrutas dedicados. Sob sua tutela, esses jovens foram submetidos a treinamentos intensivos, mirando a esperança de que cinco destemidos guerreiros fossem agraciados pela lendária Força Terrena, uma energia excepcional gerada pela Terra em períodos de extremo perigo.

O cenário caótico desenrola-se durante um desses treinamentos, quando as tropas de Gozma surgem, dando início a uma invasão ardilosa. No calor da batalha, os recrutas são brutalmente atacados, mas cinco destemidos jovens, guiados pelo instinto de proteger seu lar, são banhados pela poderosa e misteriosa Força Terrena. Surge então a metamorfose instantânea, concedendo-lhes os poderes dos cinco animais lendários: dragão, grifo, pégaso, sereia e fênix. Nesse instante, nascem os heróis conhecidos como Changeman.

TV Manchete

O programa foi trazido ao Brasil pela extinta TV Manchete nos anos 90, conquistando uma legião de fãs. A saga do Esquadrão Relâmpago Changeman tornou-se um marco na cultura pop brasileira, sendo transmitida aos sábados de manhã e cativando espectadores de diferentes gerações. A trama, embora centrada nas batalhas épicas contra as forças do mal, também explorou temas como amizade, coragem e responsabilidade, agregando valor educacional ao entretenimento.

Gozma

Cada componente do exército de Gozma vem de um planeta diferente e se uniu ao grupo por um motivo particular. Neste seriado, a palavra estrela é usada como sinônimo de planeta. Na realidade, a palavra hoshi possui ambos os significados. Não existe uma grande diferenciação, no japonês, entre planeta e estrela (em tradução correta, teríamos a palavra astro).

Senhor Bazoo (ou Bazeu) era o líder da estrela Gozma. Na verdade, Bazoo é um holograma (ou uma projeção mental) da referida estrela, o que só é descoberto no final da série. Durante muitos anos, Bazoo conquistou várias estrelas e planetas ao redor do universo. Num dos últimos episódios, o próprio Bazoo explicou que viajava pelo Universo ingerindo corpo vital, ou seja, os planetas que conquistava.

Alguns vilões serviam a Bazoo por medo, pois o objetivo deles era apenas de reconstruir seus planetas e estrelas que estavam devastados pela guerra espacial promovida pelo Império Gozma, mas depois de se libertarem da tirania de Bazoo, passam a lutar ao lado dos Changeman.

Curiosidades

Uma curiosidade intrigante sobre a produção do Esquadrão Relâmpago Changeman é que os criadores da série inicialmente planejavam um enredo mais voltado para a fantasia, envolvendo magia e criaturas místicas. No entanto, decidiram mudar de direção e adotar uma abordagem mais militar, introduzindo a temática dos Defensores da Terra e a invasão do Império Gozma. Essa mudança proporcionou um toque único à série, destacando-se entre os outros Super Sentai da época e conquistando o público com uma narrativa envolvente e emocionante.

Além da mudança inicial de temática, uma curiosidade fascinante sobre o Esquadrão Relâmpago Changeman envolve a escolha dos animais lendários que representam os poderes dos protagonistas. Inicialmente, a equipe estava planejada para ter outros animais, como leão, tigre e outros mitológicos. No entanto, os criadores decidiram inovar e escolher animais menos convencionais, como o grifo, a sereia e o fênix, conferindo à equipe uma diversidade única e um toque de originalidade no universo dos Super Sentai.

Essa decisão ousada foi um ponto crucial na identidade do Changeman, pois quebrou a tradição estabelecida por séries anteriores do gênero. A escolha de animais mitológicos menos explorados proporcionou aos espectadores uma experiência inédita, expandindo o repertório de referências e estimulando o interesse por mitologia e folclore.