Acredito que todos se lembrem de Pokémon, mas você se recorda de Pokémon Chronicles? Em meados de 2009, a RedeTV! anunciou a chegada de Pokémon Chronicles no bloco TV Kids. Essa minissérie derivava da versão americana e reunia várias histórias desconexas e especiais da TV japonesa, juntamente com Pocket Monster Crystal: Raikou — Kaminari no Densetsu (em português, A Lenda do Trovão), que inicialmente era um filme, mas a 4Kids transformou em três episódios para exibição.

Os protagonistas dessa minissérie eram inspirados nas versões dos jogos. Jimmy era inspirado no personagem masculino de Gold e Silver, um treinador clichê que sonhava em se tornar um mestre Pokémon, acompanhado de seu parceiro Typhlosion. Marina, por sua vez, tinha sua base na protagonista feminina de Pokémon Crystal e acompanhava Jimmy em sua jornada enquanto sonhava em se tornar uma idol.

Marina foi mencionada no anime clássico de Pokémon, sendo considerada uma das dez melhores coordenadoras do mundo. Isso significa que, além de ser uma mestre Pokémon, ela também venceu todos os concursos de Johto. Além disso, é mostrado que ela conseguiu se tornar uma idol, aparecendo em capas de revistas e estampando camisetas de personagens secundários, entre outros momentos memoráveis.

O terceiro protagonista menos popular da série era Vincent, que teve algumas aparições notáveis no Pokémon Clássico, como, por exemplo, na Conferência de Prata, onde desafiou Ash.

A série que nos foi apresentada em solo brasileiro era um compêndio de informações muitas vezes desconexas, que possuíam um background mais sólido e realista, mas que, pela produtora da época, foi “enxugado”, da mesma forma que, até os dias de hoje, um filme exibido na TV aberta é cortado em diversas situações.

A dublagem também acabou alterando muito a história, pois, muitas vezes, uma cena tomava outro rumo ou contexto, dependendo de como foi dublada pela 4Kids.

Neste spin-off, também fomos apresentados a uma nova dupla da Equipe Rocket: Atilla e Hun.

A dupla encrenqueira também passou por alterações, como, por exemplo, o fato de que Hun era originalmente um personagem masculino, mas com a dublagem americana/brasileira tornou-se um personagem feminino. Infelizmente, não tenho informações concretas se o spin-off chegou a ser completamente exibido na época pela RedeTV!, mas aqueles que acompanhavam o bloco certamente se lembram dessa breve e rápida participação de Pokémon Chronicles.

Abertura dublada de Pokémon Chronicles (2009)