Apenas lendo o nome InuYasha tenho certeza que você já começou a cantar a linda abertura que encantava os telespectadores na época. A animação do nosso protagonista furry foi exibido no Japão pela Animax de 16 de outubro de 2000 a 13 de setembro de 2004, exibida também pela Nippon Television e pela Yomiuri TV. A segunda temporada, chamada InuYasha: The Final Act, foi transmitida entre 3 de outubro de 2009 e 29 de março de 2010 pela Yomiuri TV. A série possui quatro filmes e cinco OVAs, além de ter videogames e uma light novel.

No ano de 2002, o anime estreou nas telas brasileiras pela Cartoon Network, indo para o ar no dia 2 de dezembro de 2002 através do bloco de animações japonesas e de ação do canal Toonami. Logo após, foi exibido pela Globo, na extinta TV Globinho, e também pela Band, porém foi rapidamente tirado do ar devido a problemas com a classificação indicada. Em meados de 2009, a série também era exibida pela emissora gaúcha TV Ulbra no seu bloco Sessão Galerinha.

Abertura de InuYasha dublada.

O enredo

A jovem Kagome Higurashi de 15 anos, reencarnação de uma grande sacerdotisa no passado, acaba sendo puxada para dentro de um poço por um yōkai. Teletransportada para um passado muito distante, acaba conhecendo InuYasha, que a salva do monstro. Após isso, descobrimos que a garota carregava em seu corpo a Joia das Quatro Almas, que naquele momento é quebrada em vários pedaços, ocasionando toda a trama da série, que foca em Kagome e InuYasha indo atrás de todos os pedaços espalhados para não cair nas mãos erradas.

Com um enredo simples, mas muito bem construído e desenvolvido, o anime marcou época, e em 2020 foi confirmado e lançado um derivado da continuação da animação: Yashahime: Princess Half-Demon.

A continuação

O anime conta a história das filhas de InuYasha e de seu irmão Sesshōmaru em uma jornada através do tempo. Towa e Setsuna são gêmeas meio-yōkai que acabam separadas durante um incêndio florestal. Buscando pela irmã, Towa acaba entrando em um túnel misterioso e vai parar no Japão da atualidade, onde é criada por Sōta, o irmão de Kagome.

Yashahime: Princess Half-Demon, 2020.

Após dez anos, o portal que separa as duas é reaberto, e Towa reencontra a irmã, que é agora uma caçadora yōkai a serviço de Kohaku. A surpresa negativa fica pelo fato de que Setsuna não se lembra da irmã. Em busca do passado perdido, as duas se juntam a Moroha, sua prima, filha de Inuyasha e Kagome, em uma grande aventura.