Os animes são animações japonesas que conquistaram milhões de fãs em todo o mundo, graças às suas histórias envolventes, seus personagens carismáticos e seus visuais marcantes. Muitos desses animes foram inspirados em mangás, as histórias em quadrinhos japonesas, que também são muito populares. No entanto, nem sempre é fácil transpor o universo dos animes e dos mangás para o formato live-action, ou seja, com atores reais. Muitas vezes, as adaptações perdem a essência do material original ou não conseguem reproduzir os efeitos especiais e as cenas de ação de forma convincente. Mas há também algumas adaptações que se destacam pela qualidade e pela fidelidade aos animes e aos mangás que as originaram. Veja a seguir uma lista de algumas das melhores adaptações de anime para live-action de filmes e séries.

Samurai X

Samurai X é um dos animes mais famosos e aclamados de todos os tempos, baseado no mangá de Nobuhiro Watsuki. A história se passa no Japão do século XIX, após a Restauração Meiji, e acompanha Himura Kenshin, um ex-assassino que se tornou um andarilho pacífico. No entanto, seu passado sangrento volta a assombrá-lo, e ele precisa enfrentar novos inimigos e velhos fantasmas. A trilogia de filmes live-action de Samurai X foi lançada entre 2012 e 2014 e é considerada uma das melhores adaptações de anime já feitas. Os filmes são fiéis ao mangá e ao anime, tanto no visual quanto na trama, e contam com cenas de luta impressionantes e emocionantes. O ator Takeru Satō interpreta Kenshin com maestria, capturando sua personalidade gentil e sua habilidade letal. Os filmes também contam com um elenco de peso, como Emi Takei, Yū Aoi, Munetaka Aoki e Tatsuya Fujiwara.

Death Note

Death Note é outro anime que fez muito sucesso entre os fãs do gênero, baseado no mangá de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata. A história gira em torno de Light Yagami, um estudante brilhante que encontra um caderno sobrenatural que pode matar qualquer pessoa cujo nome seja escrito nele. Light decide usar o caderno para eliminar criminosos e criar um mundo perfeito sob seu comando. No entanto, ele entra em conflito com L, um detetive genial que tenta descobrir sua identidade e impedir seus planos. O filme live-action de Death Note foi lançado em 2006 e é uma adaptação fiel ao mangá e ao anime, tanto na trama quanto nos personagens. O duelo intelectual entre Light e L é envolvente e tenso, e os atores Tatsuya Fujiwara e Ken’ichi Matsuyama estão excelentes em seus papéis.

Alice in Borderland

Alice in Borderland é uma série live-action da Netflix baseada no mangá homônimo de Haro Asō. A história acompanha Ryōhei Arisu, um jovem desempregado e viciado em videogames que se vê transportado para uma versão alternativa de Tóquio junto com seus amigos. Lá, eles descobrem que precisam participar de jogos mortais para sobreviver e encontrar uma saída. A série é cheia de suspense, mistério e violência, mas também tem momentos de humor e drama. Os jogos são criativos e desafiadores, e os personagens são carismáticos e complexos. A série já foi renovada para uma segunda temporada.

Bleach

Bleach é um dos animes mais populares dos anos 2000, baseado no mangá de Tite Kubo. O filme live-action de Bleach foi lançado pela Netflix em 2018 e adapta apenas o início da saga de Ichigo Kurosaki, um adolescente que tem a habilidade de ver espíritos e que se torna um shinigami (ceifador de almas) após um encontro com Rukia Kuchiki, uma shinigami ferida que transfere seus poderes para ele. Ichigo então precisa combater os Hollows, espíritos malignos que devoram almas humanas. O filme consegue capturar a essência dos personagens e do universo criado por Tite Kubo. As cenas de ação são bem feitas e divertidas, e o elenco está bem escolhido.

Fullmetal Alchemist

Fullmetal Alchemist é um dos animes mais aclamados de todos os tempos, baseado no mangá de Hiromu Arakawa. A história se passa em um mundo onde a alquimia é uma ciência que permite transformar matéria em outras formas. Os irmãos Edward e Alphonse Elric tentam usar a alquimia para ressuscitar sua mãe, mas acabam perdendo partes de seus corpos no processo. Eles então partem em busca da Pedra Filosofal, um artefato que pode restaurar seus

Alita: Anjo de Combate

Alita: Anjo de Combate é um filme de 2019 dirigido por Robert Rodriguez e produzido por James Cameron, baseado no mangá Gunnm (Battle Angel Alita) de Yukito Kishiro. O filme conta a história de Alita, uma ciborgue sem memória que é encontrada pelo doutor Dyson Ido em um ferro-velho. Alita então descobre seu passado como uma guerreira e se envolve em uma guerra contra as forças opressoras da cidade flutuante de Zalem.

O filme é uma das maiores produções de Hollywood baseadas em um anime ou mangá, com um orçamento estimado em US$ 170 milhões. O filme impressiona pelos seus efeitos especiais e pela sua ação frenética, mas também tem coração e emoção. A atriz Rosa Salazar interpreta Alita com carisma e expressividade, usando captura de movimentos e computação gráfica. O filme também conta com atores como Christoph Waltz, Jennifer Connelly, Mahershala Ali e Ed Skrein.


E você, concorda com a lista? Discorda? Ficou faltando algum? Diga nos comentários, e até a próxima!