Ok, queridos leitores, vamos direto ao ponto: já repararam que sempre que falamos de AnoHana é impossível permanecer de olhos secos? Parece que, num passe de mágica, aparece alguém cortando cebola bem ao nosso lado. Impossível falar desse anime sem borrar a maquiagem, não é? Então sugiro que peguem suas caixinhas de lenços de papel, meus amigos, pois o assunto hoje é justamente Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai.

Sinopse

Jinta Yadomi está vivendo pacificamente como um recluso, passando seus dias longe da escola e jogando videogame em casa. Em um dia quente de verão, sua amiga de infância, Meiko “Menma” Honma, aparece e o incomoda para conceder um desejo esquecido. Ele não liga para ela, o que a irrita, mas ele realmente não se importa. Afinal, Menma já morreu anos atrás.

A princípio, Jinta pensa que está apenas alucinando devido ao calor do verão, mas depois se convence de que o que vê realmente é o fantasma de Menma. Jinta e seu grupo de amigos de infância se separaram após sua morte prematura, mas eles são reunidos mais uma vez enquanto tentam colocar o espírito de Menma para descansar. Revivendo sua dor e culpa, eles tentarão encontrar forças para ajudar não apenas Menma a seguir em frente, mas a si mesmos também.

A Morte de Menma

Atenção: os próximos parágrafos trarão alguns spoilers sobre AnoHana. Dito isso, continue por sua conta e risco.

Rapidamente o anime nos passa dois pontos importantes. O primeiro é que Menma está morta e sua morte aconteceu há alguns anos, enquanto todos eram apenas crianças. A obra não faz qualquer questão de esconder que a garota de cabelos brancos nos deixou há um bom tempo e aquela que vemos na história é somente seu espírito.

O segundo ponto é que a forma como Menma morre é irrelevante. Apesar de algumas indicações sobre como tudo aconteceu, em nenhum dos 12 episódios a forma como Menma morre fica clara – e está tudo bem! A ausência dessa informação não prejudica o andamento em nenhum nível. O retorno de Menma, a forma como ela age em relação aos seus amigos e como eles respondem ao retorno de sua amiga é o ponto principal da história.

Como a alma de Menma conversa com a nossa

AnoHana é uma história cujo tema pode ser definido como “amadurecimento, arrependimentos e força da amizade”. Toda a trama gira em torno do relacionamento entre Menma e seus amigos e as questões mal resolvidas que todos tinham em relação a Meiko. A história é, em essência, tocante. E, para conseguir esse efeito tocante, o anime se utiliza de alguns recursos, e um deles é deixar as coisas as piores possíveis para os personagens e, ainda por cima, com forte apelo emocional em relação aos espectadores. Vamos dar uma olhada nisso.

Vamos “começar do começo”. Os personagens perderem a amizade de um grande amigo é algo ruim para eles e que mexe com os sentimentos da audiência, certo? O que pode ser pior do que isso para os personagens e ainda mais chocante para quem assiste? Perder a amizade de seu amigo porque ele faleceu. E como isso pode ser ainda mais tocante para nós? Isso tudo acontecer durante a infância. E como dar o toque final e fazer com que tanto os personagens como quem assiste ficarem um tanto quanto impactados e com os olhos marejados? Fazer com que os personagens sofram, durante a infância, a perda de um grande amigo e pensem que tem alguma responsabilidade no ocorrido. O que pode ser pior do que isso? É dilacerante! Com tudo isso nós temos o cenário perfeito para uma história triste e tocante sobre amadurecimento decolar – e é exatamente isso que acontece!

Conclusão

Uma história bonita e sensível sobre a dor da perda e a força da amizade, que consegue entreter e emocionar como poucas. Menma pode não estar mais entre nós de maneira física, mas, enquanto nos lembrarmos de sua doce personalidade e de seu encantador sorriso, ela sempre estará presente em nossos corações (ok, me deixei levar pela ficção por alguns segundos 😂).


Por hoje é só, meus queridos leitores. Obrigado pela atenção e paciência. Nos vemos na próxima semana nesta mesma coluna e nesta mesma rádio, que é do seu jeito, do seu gosto. Bye bye.