Este artigo contém leves spoilers da obra em questão. Leia por sua conta e risco!

O verdadeiro Arima queria sair… Ele queria tirar a máscara e mostrar o rosto ao mundo e me encontrou. O que você estava escondendo dentro de você descobriu o que eu estava escondendo. E o que eu estava escondendo descobriu você.

Yukino Miyazawa

Quem nunca assistiu Malhação nos finais da tarde e ficava todo ansioso(a) para o próximo episódio? Bom, para quem teve sua adolescência nos anos 2000 (assim como eu), viveu saudosos dias! Tempo bom que não volta mais.

É nessa toada que trago para vocês Kareshi Kanojo no Jijō (ou Kare Kano), uma obra fantástica da autora Masami Tsuda.

Lançado em 1996 no Japão, primeiramente em mangá publicado pela editora Hakuensha, teve a sua conclusão em 2005, com um total de 21 volumes encadernados (tankōbon). Devido à popularidade da obra, o anime surgiu em 1998, com um total de 26 episódios. No Brasil, o título teve a sua publicação pela editora Panini com o subtítulo As Razões Dele, os Motivos Dela, seu primeiro volume chegando às bancas em julho de 2006.

No mangá, conhecemos Yukino Miyazawa e Sōichirō Arima, dois jovens promissores com um futuro brilhante e algumas coisas em comum, dentre elas “mentir” para eles mesmos o que realmente são (opss, dei spoiler). É divertido e ao mesmo tempo comovente o desenrolar da vida dos dois e de seus amigos (a autora dedica alguns capítulos a eles).

Lindos, né?

Kare Kano aborda muitos temas que são atuais, diversas situações inusitadas e problemas familiares não resolvidos são apenas fragmentos desta obra que merece estar na sua coleção (você pode ler em sites de scan também 😁)!

Em cada volume de Kare Kano tem o Diário de Tsuda, no qual a autora descreve algumas cenas engraçadas de seu cotidiano. Também tem seção de cartas, na qual as fãs expressam seu amor pela obra (ai ai ai).

Que cena romântica, dá até vontade de namorar (a imagem) 😂

Vamos para algumas curiosidades:

  • O diretor do anime de Kare Kano é o autor de Neon Genesis Evangelion: Hideaki Anno.
  • Infelizmente (digo com pesar), o anime não proporcionou a mesma alegria que o mangá fez. Nos episódios finais do anime, ficaram algumas pontas soltas, sem uma explicação razoável.
  • O anime terminou “às pressas” devido a poucos recursos financeiros que tinham na época.

Cada volume, cada “ato” contém estórias de vida, de pessoas como eu e você.


Bom, por hoje é só! Na próxima semana estarei de volta com mais resenhas para vocês!