E aí, galera ligada na Rádio J-Hero! Acho que, nessa altura do campeonato, todo mundo já deve ter sido bombardeado com a notícia que o mais famoso Treinador Pokémon, Ash Ketchum, foi finalmente coroado campeão da Liga Pokémon. Mas, para os desavisados de plantão, eu vou dar um breve resumo sobre a Liga Alola pra vocês.

A liga Alola é uma liga que como o nome diz, ocorre na região de Alola. Ela é licenciada oficialmente pelo Comitê da Liga Pokémon, ou seja, é um título 100% reconhecido pelo comitê e seu presidente, Charles Goodshow. Esse campeonato foi criado pelo professor Kukui e, diferente dos outras Ligas Pokémon, os Treinadores não precisam juntar insígnias, basta apenas se registrar para participar do torneio. O vencedor do evento será coroado como o primeiro campeão da região de Alola.

A liga consiste em 151 participantes em batalhas no estilo battle royale em que os 16 que sobrarem de pé passam para a próxima fase. A próxima fase é um duelo de 1×1 com cada treinador usando apenas um Pokémon, e os vencedores avançam para as semifinais. As semifinais são batalhas com cada treinador usando dois Pokémon, e as finais são cada um usando três. O vencedor da Liga Pokémon de Alola ganha o direito de enfrentar Royal Mask, o herói da região.

É assim que funciona a liga Alola, e sim, Ash conseguiu vencer a Liga. Então finalmente, depois de mais de 20 anos, temos Ash sendo campeão de uma Liga Pokémon (ele mesmo durante o episódio 139 de Pokémon: Sun & Moon não conseguia acreditar nisso)!

Mas vocês conhecem quais foram as vezes em que Ash ganhou algum título? Se não sabem, eu vou contar para vocês. Vou primeiro começar com os mais relevantes e indo aos menores.

Vamos lá!

Liga Pokémon de Alola

Esse é o título mais recente e que parou a internet, pois é o primeiro título oficial da Liga Pokémon do Ash depois de várias tentativas que passaram longe, sendo que, em Pokémon: XY&Z, ele amargurou um vice-campeonato, que na época dava certeza de que ele iria levar.

Nessa final da Liga Alola, Ash enfrentou Gladion em uma luta intensa em que conseguiu superar seu adversário, surpreendendo-o com seu Lycanroc.

Esse é o time com que o Ash ganhou a Liga Alola:

Pikachu, Rowlet, Meltan, Torracat, Melmetal (evoluiu do Meltan) e Lycanroc

Liga Laranja

Logo após Ash ter ficado entre os 16 melhores da Liga Pokémon de Kanto, o seu próximo desafio para se tornar um Mestre Pokémon foi a Liga Laranja. Ele teve que viajar entre quatro ilhas para enfrentar os quatro líderes com o objetivo de obter todas as insígnias para enfrentar o campeão da Liga Laranja e, assim, conquistar seu título.

Na Liga Laranja, em vez de batalhas comuns, as batalhas são com o Treinador e sus Pokémon trabalhando em conjunto para executar tarefas e desafios para vencer cada um dos líderes e, assim no fim, ter um combate com o campeão em uma batalha 6×6 padrão.

Ash consegue vencer o campeão Drake, que usou seu Dragonite, e assim se tornou o novo campeão com os seguintes Pokémon:

Pikachu, Squirtle, Bulbasaur, Charizard, Tauros e Lapras

Batalha da Fronteira

Essa liga é muito semelhante ao processo de entrar na Liga Pokémon, em que o Treinador tem de ganhar 7 insígnias vencendo os líderes de seus ginásios. A diferença aqui é que os líderes são chamados de Cérebros da Fronteira, e as insígnias são chamadas de Símbolos da Fronteira. Conseguindo vencer os sete Cérebros da Fronteira, o novo campeão recebe seu nome no Hall da Fama e o convite para se tornar um novo Cérebro da Fronteira.

Ash teve de enfrentar grandes desafios, como o Articuno de Nolan e o trio dos Regis (Regice, Regirock e Registeel) de Brandon, para o qual Ash perde duas vezes. Mesmo com toda a dificuldade, Ash consegue derrotar a todos os Cérebros e é convidado a se candidatar a novo Cérebro da Fronteira, mas ele recusa pois ele ainda quer viajar o mundo e conhecer novas pessoas e Pokémon.

Esses são os Pokémon que Ash usou durante a Batalha da Fronteira:

Pikachu, Scepitile, Snorlax, Corphish, Charizard, Swellow, Heracross, Donphan, Tauros, Squirtle e Bulbasaur.

Concurso Pokémon de Terracota

Conhecido como Festival do Concurso Pokémon de Terracota, está localizado entra a cidade de Pewter e de Pallet. Durante o festival, a cidade organiza um Concurso Pokémon não oficial, por isso Ash consegue participar.

May e Ash chegam as finais e se enfrentam em uma Batalha de Consurso, Sceptile de Ash contra Blaziken de May. A feroz batalha termina em empate por pontos, os dois são consagrados campeões e, assim, eles resolvem dividir a medalha na metade e compartilhá-la.

A medalha virou um símbolo de uma grande batalha e da amizade dos treinadores, pois ali May se separou do grupo de Ash.

Pikachu e Sceptile

Torneio de Batalha em Duplas de Hearthome

É um dos grandes eventos da cidade de Hearthome, junto com o Concurso Pokémon e o Concurso de Beleza da revista PokéChic.

Nesse torneio, cada um dos 32 Treinadores inscritos recebeu um número e aleatoriamente eles foram colocados em duplas formando 16 equipes. Eles irão se enfrentar em lutas 2×2 em um torneio de chaves, com o vencedores sendo premiados com um Soothe Bell. Ash acaba caindo como parceiro de seu rival Paul, que é totalmente o oposto dele.

Ash e Paul chegam à final e conseguem vencer o torneio. Mas, em meio a competição, Paul descarta seu Chimchar, que passa a se tornar membro da equipe de Ash.

Esses foram os Pokémon usados pela equipe dos Treinadores:

Ash: Pikachu, Turtwig, Staravia e Chimchar (antes era de Paul); Paul: Torterra, Elekid e Electabuzz.

P1 Grand Prix

Este é o torneio de lutas Pokémon que acontece na cidade de Celadon, em que o Pokémon vencedor terá o título de grande campeão dos campeões. Nele só é permitido Pokémon dos tipos Fighting, Rock e Ground, e as lutas são individuais seguindo os moldes de torneio de lutas estilo UFC.

Ash e Brock entram no torneio com intuito de ajudar uma garota a tirar o foco do pai dela das lutas, pois o mesmo se esqueceu da família e está obcecado pela vitória no torneio. Ash entra no torneio com seu Primeape e consegue derrotar o pai da garota e se consagrar campeão do torneio.

Após vencer, Ash deixa seu Primeape aos cuidados do pai da menina para que ele se torne ainda mais forte.

Primeape

Corrida Pokémon

Como o nome diz, é uma corrida Pokémon que acontece na cidade de Fuchsia. O vencedor da corrida será considerado um membro honorário da família Laramie. Qualquer Pokémon está elegível para participar da corrida.

Após Lara se machucar e não conseguir montar seu Ponyta, Ash entra na corrida em nome dela. Durante a reta final, Ponyta evoului para Rapidash e consegue ultrapassar Dario e seu Dodrio, assim se tornando campeão da corrida.

Rapidash de Lara que evoluiu da Ponyta.

Corrida Extrema Pokémon

Esta corrida é parecida com a citada anteriormente, sendo a diferença que, ao invés do treinador montar em seu Pokémon, eles são puxados em cima de um skate enquanto carregam um ovo Pokémon de brinquedo.

Ash participa da corrida enfrentando seu maior rival, Gary Carvalho. Ele consegue derrotá-lo e ganhar a corrida usando seu Bayleef. Como recompensa, ele ganha um troféu, uma medalha para Bayleef e também um ovo Pokémon azul, do qual no futuro nasceria seu Phanpy.

Bayleef

Concurso de Captura de Pokémon Insetos

No caminho pra a cidade de Ecruteak, Ash com seus amigos para no Parque Nacional pois está havendo o Concurso de Captura de Pokémons Insetos. O vencedor do concurso ganha uma Sun Stone e todos os Pokémon que capturar.

Ash captura um Beedrill e, com ele, ganha o concurso. Como agradecimento à ajuda de Casey com a Equipe Rocket, ele lhe entrega o Beedrill pois ela é fanática por Pokémon amarelos com listras pretas.

Beedrill vencedor de Ash.

A Grande Corrida de Balões

Ash, Brock e Misty encontram Tenma e Skyler, pai e filho que amam balões. Eles dizem que irão participar da Corrida de Balões, o que desperta o interesse do trio de amigos, mas logo desanima pois eles não possuem um balão, então Tenma empresta a eles um balão.

Apesar de se chamar corrida, não é necessariamente uma corrida, pois o objetivo maior é arremessar um peso em um alvo no chão, tentando chegar o mais próximo possível do centro. Ash e seus amigos empatam com Skyler e Tenma, e como o prêmio seria um novo mecanismo para balões, eles resolvem entregar a eles.

Os Pokémon usados na corrida foram:

Noctowl e Cyndaquil

Torneio de Batalha de Tauros

Este torneio acontece em Palmpona durante a Feira de Trocas Pokémon. Com todo seu espírito competitivo, Ash resolve participar do torneio após assistir uma luta de Tauros na arena de batalhas.

Ash pega um de seus Tauros com o Professor Carvalho e se registra no torneio. Ele sai vitorioso vencendo Fernando, que foi cinco vezes campeão consecutivo do torneio.

Tauros

Competição de Poké-Argola (Hoenn e Sinnoh)

Esse torneio Ash venceu em duas regiões diferentes, em Hoenn com seu Swellow e em Sinnoh com seu Staravia.

Cada treinador deve participar com apenas um Pokémon do tipo Flying; eles devem competir para pegar uma argola presa em um balão e pendurá-la no alvo. Quem fizer isso primeiro vence.

O curioso é que ambos os torneios foram motivo da evolução de seus Pokémon voadores.

Swellow e Staravia

Conferencia Sumô

Este torneio é realizado anualmente na cidade de Rikishii em Johto. Como o próprio nome diz, é uma batalha sumô entre Pokémon com mais de 80 kg, sendo permitido apenas golpes básicos com o objetivo de expulsar o oponente do ringue.

Ash entra no torneio com seu Snorlax, conseguindo vencer o antigo campeão Raiden e seu Feraligatr.

Snorlax

Fetival de Batalhas de Twinleaf

Esta competição funciona no estilo de chaves, em que os treinadores batalham até chegar a final. O vencedor irá ganhar o troféu do torneio e direito de enfrentar o Cérebro da Fronteira Palmer. Obviamente com esse desafio, Ash entra no torneio.

Ash consegue derrotar a todos e ganhar a competição, com isso o direito de enfrentar Palmer. Ash usa seu Grotle, e Palmer, seu Ryperior, mas infelizmente Ash perde para o Cérebro da Fronteira.

Pikachu e Grotle

Torneio da Copa Marinha

Este torneio acontece durante o cruzeiro que viaja através das Ilhas Decoloré. São 16 participantes com batalhas únicas.

Ash mais uma vez consegue ser superior aos seus adversários e ganha mais um torneio com seu Pikachu.

Pikachu

Apesar de nosso querido Ash amargurar o título de perdedor dado por muitas pessoas, ele já foi vencedor de diversos torneios e competições, além de ter o fato de ter superado diversos Líderes de Ginásios e outros treinadores de elite durante sua jornada Pokémon.

Se pararmos para analisar sua performance em Ligas Pokémon, podemos ver uma grande crescente dele como treinador, veja:

  • Liga Índigo: Perdeu para Richie pois seu Charizard se recusou a obedecê-lo. Terminou no Top 16.
  • Liga Johto: Perdeu para Harrison em uma batalha acirrada entre Blaziken e Charizard. Terminou no Top 8.
  • Liga Hoenn: Perdeu para Tyson, pois seu Meowth conseguiu se manter de pé diante o Pikachu caído de Ash. Terminou no Top 8.
  • Liga Sinnoh: Perdeu para Tobias; com seu Pokémon mítico Darkrai e seu lendário Latios, Ash não teve chances. Terminou no Top 4.
  • Liga Unova: Perdeu para Cameron, com seu mítico Lucario. Terminou em 8º Lugar.
  • Liga Kalos: Perdeu para Alain, sendo essa a derrota mais contestada de Ash. Na batalha final, a vantagem era toda de Ash, mas pelo destino — ou simplesmente roteiro —, Ash foi derrotado. Terminou em 2º Lugar (este episódio tem o recorde de dislikes no canal de Pokémon do YouTube).

Será que, agora com a vitória na Liga Alola, Ash finalmente se tornará um Mestre Pokémon? Comentem ai o que vocês acham que será daqui pre frente o futuro do protagonista!