Desde a chegada de Pokémon, o elenco de dublagem praticamente não se alterou e isso se tornou uma marca, pois o Brasil é o único país além do Japão que preservou a voz do protagonista. Porém, esse mérito muito em breve pode deixar a franquia por aqui.

Fábio Lucindo, o dublador que deu voz a Ash Ketchum desde sua chegada ao território brasileiro, não dublará mais o personagem. “Recebi um e-mail dizendo que o cliente quer me substituir para a próxima temporada. Isso quer dizer que eu terminaria essa (temporada), faria o próximo longa-metragem e depois trocaria. Não vejo muito sentido nisso, se já farei e fiz isso tudo, por que não fazer a próxima também?” diz dublador.

O motivo, para Lucindo, pode ser o de sua mudança para Portugal, o que implicaria algumas dificuldades do estúdio com todo o processo de dublagem. Ele também se mostrou muito abalado com tudo isso, além de admirar colegas de profissão: "Sei que alguns dubladores já foram chamados para fazer testes e se recusaram", contou.

"Em minha opinião, o cliente tem todo o direito de mudar a voz do personagem quando quiser, mas isso mostra certo descaso com o público. São 15 anos, não 15 dias. Acho que é um esforço que vale a pena, e acredito que esse intercâmbio lusófono pode ser enriquecedor para todos os envolvidos". 

Apesar dos males, Lucindo finaliza colocando outro ponto de vista: "É possível que estejamos todos sofrendo por antecipação. Se tudo correr bem nas gravações aqui em Portugal, pode ser que o cliente mude de ideia e mantenha minha voz. Estamos ainda no meio da temporada e ainda temos mais um filme. Quem sabe o que pode acontecer até lá?".

Ainda não se tem notícias sobre quem fará a nova voz do Ash na próxima temporada do anime.