Yo Humanos, Otakus, Otomes, K-Poppers e Zumbis K-Poppers! Hoje vamos falar sobre o inicio do K-Pop!
Mas antes um pequeno discurso:
Sei que sumi, e esse está sendo o primeiro post do ano no K-Pop Infect, mas eu sei que vocês me amam e que vão me desculpar né? Não? Okay… Mas eu caprichei nessa matéria e vocês têm que me amar porque sim e nada de “Rumm”, (Eu sendo Kawaii :3)
Vamos lá, a idéia de falar sobre o K-Pop nos anos 90 veio através de um comentário no primeiro post desta coluna (K-Pop Infect) que pediu pra falar sobre esse assunto e isso me chamou atenção por que o K-Pop teve inicio nos anos 90 e pouco se falam sobre isso e porque não falar sobre isso agora? “Antes tarde do que nunca”
O K-Pop nos anos 90 era completamente diferente no que podemos ver nos Mv’s de hoje em dia. Hip Hop, r&b, pop e rock? Era um estilo bem tradicional ou o estilo da época.
“Qual é a grande diferença em que podemos notar, logo de cara, quando comparamos o K-Pop nos anos 90 e os atuais?” Simples e Fácil! Confira aos Mv’s que separei para que vocês possam logo ter uma noção do K-Pop anos 90:
Anos 90:
Shinhwa – T.O.P (Twinkle of Paradise)
Atualmente:
Shinhwa – This Love
Reparem no estilo da musica, na dança e, sem mais delongas, nas roupas. Uma mistura de Street Boys, Patati e Patata e Mamonas Assassinas!
(Brincks, não me levem a mal, mas essa foi minha primeira reação, fui uma retardada mesmo, mas hoje sou fã de K-Pop nos anos 90 :v).
Tanto os grupos como as empresas mudaram, claro, as empresas são as responsáveis por essas mudanças como a SM, JYP e YG.
Vamos ver mais Mv’s dos anos 90? Claro que sim! (huehue :v)
Eo Taiji and Boys – I Know [1992]
Esse foi um trio que surgiu nos anos 90 e também responsável por introduzir a música pop ocidental na indústria coreana, mesclava Pop, Dance, Hip Hop, Rock e Rap, mas aposentaram-se em janeiro de 1996. Seu anúncio da aposentadoria foi uma grande decepção para milhões de fãs na Coréia.
Seo Taiji foi para os Estados Unidos após a aposentadoria, enquanto Lee Juno e Yang Hyun-suk estabeleceram gravadoras logo após sua aposentadoria. Yang Hyun-suk foi muito bem sucedida fazendo da YG Entertainment uma grande corporação.
Após declaração sobre aposentadoria, Seo Taiji and Boys lançou seu “Goodbye Best Album”, que é o único álbum de compilação de Seo Taiji and Boys. No Álbum a escrita indica "Sim, não é mais, nosso amor vai continuar como 'e', não como 'Fim'.”
H.O.T – I Yah [1999]
Um grupo formado em 1996; Foi com o H.O.T que surgiu a cultura dos fandoms, fanchants, rivalidades e uma cor específica para cada grupo. Símbolos representantes da cultura K-Pop até os dias de hoje. Em 2001 lançaram o último album em estúdio e foi do grupo que saíram cantores como Tony An e Kangta, que hoje em dia, é também um dos principais nomes de influência na tomada de decisões da SM Entertainment, a maior gravadora da Coreia do Sul.
S.E.S. – I'm Your Girl [1997]
S.E.S. foi a primeira Girl Band de sucesso, e em seguida veio Fin.K.L e Baby VOX. O grupo era focado em músicas românticas, e logo depois focaram em para o estilo maduro, até que o grupo acabou em 2002 e seguiram em carreira solo. Em 2007 elas se reuniram para celebrar os 10 anos de S.E.S e em 2009 apareceram como um grupo em um programa.
SHINHWA – T.O.P. [1998]
Grupo da YG Entertainment de hip-hop muito conhecido. O grupo nunca se separou, e continuam ativos com vários sucessos. Teddy trabalha como produtor na YG e produziram várias músicas do Big Bang, GD, Taeyang, 2NE1, assim como também produziu The Baddest Female da CL e por aí vai.
Bem gente, é isso. Pelos meus bigodes vocês amaram esta matéria do K-Pop nos anos 90!
Não vou mais me atrasar com as matérias, e prometo voltar com várias surpresas, se não vocês podem me deixar de castigo com o G-Dragon! (u-u) Não se esqueçam de comentar sobre o que achou!