Fevereiro é o mês de curtir muito o Carnaval aqui em solo brasileiro, mas você sabia que ainda dá para planejar uma viagem e curtir a maior festa do Brasil de novo, só que no Japão?

Que os japoneses e os brasileiros têm uma ótima troca de cultura você já sabe, mas sabia que desde 1981 eles comemoram o Carnaval em Asakusa, Tóquio? O evento ocorre sempre no último sábado de agosto e conta com escolas de samba que competem entre si, bem parecido com o que acontece por aqui! 

O evento é tão importante e popular que milhares de turistas visitam Asakusa durante o Carnaval. Além disso, muitos sambistas cariocas viajam ao Japão na época para participar do evento.

Ao todo, são cerca de 26 escolas de samba e mais de 5 mil sambistas e passistas, e, curiosamente, eles criam seus sambas enredo em português! Depois de algumas reflexões sobre os japoneses consumirem muito mais na própria língua, alguns sambas são adaptados para o japonês. Porém, mesmo os brasileiros sendo a quarta maior comunidade estrangeira no país, a maioria das equipes participantes é formada por japoneses que têm um verdadeiro amor pela cultura e alegria brasileira. 

Inclusive, os nomes das escolas de samba são geralmente em português, como a escola de samba GRES Bárbaros, que é a escola que mais conquistou títulos no Carnaval de Tóquio.

O evento é também uma experiência gastronômica contando com barraquinhas de comida japonesa e de iguarias brasileiras. É comum encontrar barracas com a famosa caipirinha. 

O objetivo do Carnaval nipônico é fortalecer os laços entre os dois países que foram firmados em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.

Aproveite que dá tempo de planejar uma viagem ao país do Sol nascente e aproveitar dois carnavais no mesmo ano!