Olá, pessoas! Hariken finalmente de volta depois de um tempinho, finalmente! E hoje trago uma matéria especial falando de um artista pelo qual, apesar de eu não conhecer tanto, tenho muito respeito por simples e basicamente dominar o mundo da música japonesa apenas com seu talento e carisma! Estamos falando do cantor Kenshi Yonezu!

Você sabe quem é Kenshi Yonezu? Fora do Japão, ele até passa um pouco despercebido, muitos até não lembram que ele cantou a segunda abertura de Boku no Hero Academia ou mesmo não lembram dele, mas, sim, da música em si. Mas ele é atualmente um dos cantores mais influentes no Japão, conquistando o topo das listas de músicas japonesas com não só uma, mas várias músicas, conquistando os japoneses com seu talento.

O sucesso com Vocaloid e o pseudônimo Hachi – Matoryoshka

Hachi – Matoryoshka

O início de sua carreira foi com certeza graças à grande popularidade do Vocaloid na época. O Kenshi acabou se tornando um dos compositores mais influentes de Vocaloid da época, tendo percebido que suas músicas como Kenshi Yonezu não faziam tanto sucesso quanto suas músicas que eram compostas para o Vocaloid em si. Utilizando-se do pseudônimo Hachi, foi basicamente um início diferente do que estamos acostumados com outros artistas musicais.

Apesar do grande sucesso de suas músicas para Vocaloid, o Kenshi volta e meia ainda continuava com sua carreira solo basicamente como um projeto separado até ser reconhecido pelo seu talento, que foi nutrido por anos e anos de esforço, dedicação e aprendizado. Tudo isso no final acabou demonstrando que ele realmente mereceu seu reinado como aquele que conquistou o Japão com sua música.

A música mundialmente conhecida – Peace Sign

Kenshi Yonezu – Peace Sign

Peace Sign não foi a primeira música a fazer sucesso, mas foi com certeza a primeira música do Kenshi que chegou aos ouvidos do mundo graças ao popular anime da Jump: Boku no Hero Academia, que é um anime já reconhecido mundialmente. Apesar de sua participação na segunda temporada do anime, muitos acabaram deixando passar o nome Kenshi Yonezu em si e começar a gostar de Peace Sign, fazendo com que fosse uma das músicas mais adoradas pelos fãs, mas que muitos ainda desconhecessem o cantor em si.

Não estou afirmando isso como um fato, mas com certeza o Kenshi Yonezu ainda passa um pouco despercebido pelos fãs de Boku no Hero. Muitos até conhecem e sabem do nome dele, mas acredito que a maioria não teve a curiosidade de conhecer melhor as outras músicas do cantor. Na verdade, é por ser um costume gostar das músicas do anime em si e não do cantor, algo que acontece normalmente com os otakus, mas não que isso seja um problema.

Um passado difícil… Ser diferente é uma dor? – Lemon

Kenshi Yonezu – Lemon

Bem, o passado do Kenshi Yonezu não foi fácil. Ele é filho de uma família pobre e também portador de uma doença chamada “autismo de alta funcionalidade”, uma doença que afeta principalmente as habilidades de interação social do indivíduo, mas que acarreta em uma melhor funcionalidade de outras habilidade de raciocínio. Em resumo, o Kenshi era mais inteligente para certas coisas, mas era terrível na questão de interação social. Na época de escola, ele não tinha muitos amigos e também as outras crianças tiravam sarro dele por causa disso, o que realmente impactou muito na vida dele, já que as pessoas com esse tipo de doença tem certa facilidade para desenvolver sintomas de doenças como a depressão, transtorno bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo, mesmo desde pequeno.

Mas mesmo com esse passado que o atormentou, sua doença fez com que o Kenshi tivesse uma certa facilidade para se adentrar no mundo da música, sendo que em boa parte de sua carreira era ele mesmo que escrevia, fazia composição da música, a mixagem e até mesmo cuidou dos instrumentais sozinho. Adquirindo-se de várias habilidade pelo fato de os indivíduos com essa doença serem mais aptos a fazer coisas diferentes, o Kenshi moldou sua carreira em cima de tudo que foi aprendendo com o tempo.

Mas ele é realmente tão famoso assim? – Loser

Kenshi Yonezu – Loser

Você pode não acreditar em minhas palavras, mas com certeza irá acreditar em sua própria reação às músicas dele quando ouvir com certeza, afinal eu simples e basicamente me interessei pelas músicas do Kenshi e nem tinha percebido. Escutando aleatoriamente as músicas Loser e Flamingo, foram músicas que me cativaram e sinceramente só fui descobrir a fama do Kenshi bem mais tarde, o que realmente me assustou quando eu descobri.

Sempre no topo das vendas, com um dos maiores números de views em seus vídeos de música no YouTube, com suas muitas aparições na mídia, com seus grandes sucessos que conquistam seus fãs, Kenshi Yonezu mostra que talento é algo cativante. Com sua música, ele conseguiu se comunicar com o mundo, algo que por sua doença ele acreditava que essa coisa de se “comunicar” era uma grande falha em sua vida, mas com muito esforço ele conquistou o Japão, se tornando hoje um dos artistas com maior influência no país.

Considerações finais

Vão por mim: Kenshi Yonezu é uma surpresa até mesmo para um grande fã assíduo da música japonesa como eu, que tenho minha experiência. Realmente seu talento acabou me pegando de surpresa, e basicamente este artigo foi um grande estudo de caso para entender realmente o motivo do sucesso do cantor. Acredito que palavras não são o suficiente para realmente descrever que ele é um cara realmente talentoso e que merece toda essa fama que ele vem recebendo. Com certeza foi uma grande surpresa ver um fenômeno musical tão diferente, mas que realmente faz jus ao título de “aquele que conquistou o Japão” nessa minha vida apreciando a música japonesa, e vão por mim: um fenômeno como esse não acontece tão frequentemente, o que me deixa orgulhoso não só do Kenshi, como da música japonesa no geral.