Olá, pessoas, Hariken aqui! E hoje, após uma semana sem artigo por não estar me sentindo bem, vamos voltar com a nossa programação normal. Hoje nós vamos começar a série de animes musicais que fiz com o DJ Nash, começando com o anime Carole & Tuesday.


Carole & Tuesday é um anime original feito pelo estúdio Bones em conjunto com a Netflix e com a ilustríssima presença de um grande nome dos animes que já citei no artigo de Samurai Champloo: o conhecido e renomeado diretor Shin’ichirō Watanabe.

Sinopse

A obra se passa em um futuro distante em que o planeta Marte já foi colonizado pelos humanos. A história começa com uma garota rica que foge de sua casa em busca do seu sonho de se tornar musicista e, quando vaga perdida pela cidade grande, encontra uma garota fazendo uma apresentação de teclado no meio da rua. E desse encontro predestinado nasce um dos maiores nomes da música de Marte.

Carole & Tuesday – Op 1

Prós

  • Ambientação: Assim como citei na sinopse, a ambientação ser em um futuro distante em que o planeta Marte já foi colonizado é um dos maiores pontos fortes da obra. Com toda a ideia de um mundo futurista e tecnologias futuristas, a obra te traz uma ambientação diferente e te faz ficar interessado e curioso por todo esse mundo criado pelo Shin’ichirō.
  • Música: A música é o foco da obra: vemos muitos aspectos do mundo musical sendo bem retratados e até mesmo críticas ao cenário músical atual de um forma bem diferente dentro da visão futurista da obra.
  • Animação: Com a utilização de certas tecnologias como a rotoscopia, utilizada em momentos certos para retratar com fidelidade a importância da presença de palco, Shin’ichirō faz uso de diferentes tecnologias da animação para trazer mais qualidade para a obra.
  • Diversão: Parece meio estranho citar como um pró, mas com certeza Carole & Tuesday me conquistou por ser um obra divertida de se assistir. Pelo menos a primeira temporada é muito focada na dupla em seu momento de conquistar as pessoas com sua música, e todo o contexto te faz rir e se emocionar com a dupla.
Carole & Tuesday – Ed 1

Contras

  • Desenvolvimento: Bem, um dos maiores contras da obra na verdade é seu desenvolvimento raso de personagens até mesmo com a dupla principal. Não existem muitos momentos em que conseguimos realmente presenciar os laços de amizade forte delas dentro da obra: apesar de estar lá e ser bom, acaba com aquela sensação de algo que faltou.
  • Retratação: Um dos maiores problemas que vi em Carole & Tuesday na questão musical foi seu caminho rumo à glória. Pareceu ser muito perfeito, poucas foram as vezes em que a dupla sofreu ou demonstrou sofrer em momentos de composição ou até mesmo na hora de ensaiar com seus instrumentos. Não é um problema para uma obra de ficção, mas aqueles que assistem podem se iludir por causa da obra.

Considerações Finais

Carole & Tuesday é um anime divertido e também mais uma grande obra do Shin’ichirō Watanabe e sua visão genial e suas fortes críticas à sociedade atual. O anime acaba pecando um pouco na parte da segunda temporada, em que o foco parece não ser mais a dupla principal. No geral, entretanto, a obra continua muito boa e com uma pequena surpresa no final.

Programa Entre Mídias

E como dito no começo da postagem, eu e o DJ Nash fizemos um programa especial para essa obra musical e outras mais que estão por vir, então aproveitem o programa a seguir: