Death Parade trata do pós-morte.

Sim: para onde vai sua alma depois que você morrer?

O anime trata do julgamento das almas de pessoas que morreram, isso independente se foram pessoas boas ou más enquanto vivas. Esse julgamento é realizado por um juiz que expõe as almas a uma situação de extremo estresse que, segundo ele, fará com que ela exponha a sua verdadeira natureza trazendo à tona o seu lado obscuro para, assim, poder ser julgada.

O julgamento ocorre da seguinte forma: uma dupla chega a um bar cada um por um elevador, sem qualquer memória de como chegou até ali e sem memória da sua vida (a não ser alguns fragmentos insignificantes). As pessoas não têm qualquer noção de que estão mortas e são atendidas por um barman (esse é o juiz que decidirá o destino das almas) que lhes propõe um jogo em que a aposta é a vida do participante. A princípio, a primeira reação que elas tem é fugir, porém depois de ver que não têm mais escolhas, elas aceitam o tal jogo. Esse jogo é sorteado em uma roleta, podendo em alguns deles causar dor aos jogadores, o que os levam ao extremo como citei acima.

Durante o jogo, as memórias dos jogadores ao poucos vão voltando de forma que, ao final, as pessoas já têm conhecimento de sua vida, que estão mortas e como morreram. De acordo com a reação de cada pessoa durante as partidas, o juiz decide se ela vai para o vazio/vácuo (inferno) ou para a reencarnação (céu).

Caso a pessoa reencarne, ela terá uma nova chance de recomeçar a vida; porém, se a pessoa cai no vazio, ela será perdida e não terá uma nova chance para viver.

Além de tratar essa parte do pós-morte, o anime também gira em torno de uma personagem em especial: uma jovem de pele clara e cabelos negros que não lembra nem sequer do seu nome e é designada a se tornar assistente de um juiz. Esse juiz se chama Decim e ele é responsável pelo bar que fica no 15º andar da torre (é bom informar a vocês que são vários andares com vários juizes, afinal várias pessoas morrem durante o dia), e o anime se passa praticamente todo nesse andar.

Durante o anime, você vai conhecendo mais os personagens e vendo que a influência de uma humana pode mudar até a alma de alguém que foi criado para julgar sem que suas emoções interfiram nas suas decisões.

Death Parade é um anime com apenas 12 episódios cada um com duração de no máximo 25 minutos. Ele é ideal para quem gosta de assistir animes curtos e rápidos e ele não tem continuação, ou seja… você não vai ter que esperar por continuação.

Espero que vocês gostem da indicação desta semana, que foi feita pelo Haydaru. E espero vocês semana que vem em mais uma edição do Anime Matome.