Olá, pessoal, Hariken aqui! E hoje estou trazendo um tema bem diferente e bem confuso, mas que é algo bem simples: os estilos ocidentais que influenciam as bandas japonesas!

A música é uma linguagem universal, facilmente ela se espalha pelo mundo independente da linguagem em que ela foi escrita. Muitos músicos se inspiram em cantores, bandas ou até mesmo estilos que fizeram sua fama e marcaram seu nome na história da música.

E a partir desse conceito iremos conhecer alguns estilos musicais, e também irei recomendar bandas que se inspiraram em cada estilo musical que eu for comentando.

Rockabilly

O rockabilly foi um estilo muito famoso nos Estados Unidos nos anos 50, marcado pelo seu ritmo dançante, as lanchonetes e o amor aos automóveis da época. O rockabilly, que é uma mistura das palavras rock and roll com a palavra hillbilly, que era um estilo musical country da época.

Elvis Presley

Um dos maiores nomes do rockabilly com certeza foi o astro Elvis Presley, que não só conquistou os Estados Unidos com sua música, como também conquista até hoje as novas gerações e inspira músicos do mundo todo com seu carisma.

The Biscats

E representando o rockabilly no Japão temos uma banda bem recente, chamada The Biscats. Eles chamam a atenção com seu visual inspirado nesse estilo dos anos 50, e não só o visual como suas músicas são uma clara referência ao rockabilly.

The Biscats – Heart no Ace

A banda se destaca pela presença de um contrabaixo e uma bateria reduzida, que são marcas registradas do rockabilly, e também por suas referências não só presentes dentro dos seus clipes mas em sua maneira de vestir, com uma grande influência dos greasers dos anos 50.

A invasão britânica

Após o grande sucesso do rockabilly nos anos 50, ocorreu uma febre nos Estados Unidos chamada de “invasão britânica”, em que artistas do pop e rock do Reino Unido começaram a ter muita influência nas terras americanas.

The Beatles

Liderado por bandas como The Beatles, The Rolling Stones, The Kinks, The Zombies, The Animals entre outros, foram a linha de frente para o começo da forte influência das músicas britânicas nos Estados Unidos.

DYGL

Com uma grande influência de The Beatles e com uma identidade bem britânica, o DYGL não parece ser um banda japonesa. Com suas letras inteiramente em inglês e sem a presença do sotaque japonês nas músicas, a banda se destaca pelo seu ritmo muito inspirado no estilo britânico.

DYGL – Let It Out

A banda, que não é tão recente, mas é pouco conhecida pelo curto alcance que algumas produtoras têm dentro do Japão, é um dos maiores motivos para eu querer divulgar a j-music fora do Japão.

Funk

E agora vamos falar sobre uma das febres dos anos 60: o até aí desconhecido funk, que se originou dentro das comunidades afro-americanas e foi um estilo novo focado em seu ritmo dançante, sua inovação no groove e também reconhecido pelos seus fortes vocais melodiosos.

James Brown

James Brown, que foi o pai do funk, foi o maior nome desse estilo com certeza. Conhecido até hoje pelo seu groove e sua maneira cativante de cantar, o músico fez seu nome dentro da história da música, sem contar a representatividade que o estilo trouxe ao mundo, demonstrando que não se deve haver preconceito não só no mundo da música como no geral.

Bradio

E representando o funk com todo o estilo que o funk de James Brown merece ser representado, nós temos a banda Bradio com seu estilo chamativo, suas músicas dançantes, seu vocal melódico e sua forte presença de palco. A banda é um prato cheio para aqueles que curtem esse estilo.

Bradio – Golden Liar

A banda, que já é bem reconhecida graças ao seu hit de sucesso presente na abertura do anime Death Parade, acabou conquistando diversos fãs pelo mundo graças ao seu carisma e seu estilo que lembra muito o estilo de James Brown e, claro, por suas músicas de qualidade.

Considerações finais

A música fala independente de onde estamos. Podemos entender sem mesmo saber suas letras e muitos estilos podem ter ficado para trás, mas com certeza eles fizeram parte da história da música e moldaram o jeito que a música é hoje.