Olá, pessoas, estou mais uma vez aqui e hoje trazendo a primeira postagem da minha coluna sobre j-music. Hoje eu queria explicar um pouco sobre o que é esse gênero musical.

Começando do básico: j-music é apenas um jeito carinhoso de chamar a música japonesa. O que se enquadra dentro deste gênero são as músicas que são criadas por bandas, cantores ou compositores que são originários do Japão, independentemente de terem letras em japonês, em inglês ou até mesmo apenas a melodia.

Pronto, agora que sabemos a ponta do iceberg que é o mundo da j-music, que tal conhecermos algumas ramificações dentro desse gênero musical tão presente em nossas vidas?

J-pop versus j-rock

Com certeza, dentro dessa nossa comunidade a maior separação de público vem das categorias j-pop e j-rock. Claro que existem diversas categorias para os tipos de músicas, mas chamamos genericamente tudo ligado ao rock, independente de metal, visual kei e punk, de j-rock e tudo ligado ao pop, assim como idol groups, boy bands e idols de j-pop.

Animesongs

Também existe uma classificação que abrange todo tipo de música japonesa que esteja ligado a uma abertura, encerramento ou soundtrack de um anime, chamados de animesongs. É o estilo mais popular tanto por abranger diversos estilos, mas também por ser o mais divulgado graças à popularidade dos animes fora do Japão.

Com certeza, o animesongs é o estilo mais popular dentro desta comunidade: muitos começam a gostar de j-music pelas músicas de anime, depois começam a gostar da banda/cantor(a) da música de anime e depois estão no caminho para conhecer diversas outras bandas/cantores.

Gamesongs

Gamesongs também são consideradas dentro da j-music se o jogo e a música foram criados no Japão. Claro, existem diversos jogos com uma trilha sonora incrível, criadas por excelentes músicos/compositores e que marcam muitas pessoas desde a infância até os dias de hoje.

Considerações finais

A j-music sempre esteve presente na minha vida: desde a minha época de escola em que fui apresentado a esse mundo, eu basicamente apenas ouvi j-music até os dias de hoje e garanto que é um mundo cheio de ótimas músicas e bandas/cantores de qualidade e abrange diversos estilos de música que irei comentar em meus futuros artigos com mais calma.