Olá, pessoas, Hariken aqui novamente! Hoje vou trazer um tema diferente, mas muito importante para ao mundo da j-music e com um conteúdo relacionado diretamente ao mundo da animação. Então vem dar uma conferida na importância da dança!

Não é só da voz ou do som que se vive a música: a dança, mesmo sendo uma ação completamente diferente de cantar ou tocar um instrumento, ainda assim faz parte ativa no mundo da música, afinal o que seria de uma boa música sem um ritmo dançante, certo?


Muitas bandas e cantores apelam para a dança com uma forma de entreter o público além da música. Chamado de “presença de palco”, é um artifício em que o cantor ou membros da banda utilizam-se de diversos meios — não só a dança, claro — para conseguir conquistar a atenção do público e que faz toda a diferença na hora de um show.

Freddie Mercury e Michael Jackson

Com certeza os maiores nomes da presença de palco são os cantores Freddie Mercury e Michael Jackson. Conhecidos pelo seu talento nato e seu carisma que cativavam multidões, eles demostravam a importância de ir além da música em seus shows.

Pyotr – Dance Tonight (Anime: Carole & Tuesday)

Agora para o ponto que eu quero chegar é a importância da dança em performances, sejam de bandas ou cantores e até mesmo dentro dos animes. Um dos momentos que eu diria mais icônicos do anime Carole & Tuesday com certeza é a retratação da performance de Pyotr e sua presença de palco.


Neste momento do anime, ele tenta te passar a ideia de como a presença de palco faz a diferença no mundo da música. Com uma animação fluída e com uma canção agitada e dançante, a performance te cativa e te faz tornar um fã de um personagem não tão carismático.

Chika Dance (Anime: Kaguya-sama: Love Is War)

A dança também está presente em Kaguya-sama: no encerramento especial, acabou se tornando uma febre na internet e, pelos seus movimentos fluidos, acabou demonstrando o poder que a dança tem em cativar o mundo.

A performance para a animação

Em ambas as performances foi utilizando uma técnica de animação chamada rotoscopia, que é um método em que os animadores utilizam-se de modelo filmado ou fotografado e, então, a animação é baseado nessa captura, por isso esse tipo de animação acaba parecendo muito fluida.


Então é isso, pessoas. Hoje eu queria apenas demonstrar alguns exemplos da utilização da dança no mundo dos animes e trazer um pouco de conhecimento para vocês. Então espero que tenha sido um post divertido, e nos vemos na próxima semana com mais conteúdo sobre j-music!