Não é novidade que Os Simpsons é uma das animações mais populares e assistidas em todo o mundo. No entanto, muitos ainda não sabem que a série, produzida desde 1989, fez bonito também nos fliperamas, com sua adaptação para os arcades – o divertido The Simpsons: Arcade Game.

Desenvolvido pela japonesa Konami, e lançado no ano de 1991, o jogo foi o primeiro baseado na série. Contando com gráficos bastante impressionantes para a época, e a possibilidade de ser jogar cooperativamente com até quatro jogadores, o título rapidamente se tornou febre nas casas de jogos.

O que chama atenção é que mesmo sendo produzido no início da década de 90, o game é considerado pela maioria dos fãs do desenho, o melhor jogo dos Simpsons já feito até hoje.

A história do jogo (assim como a do desenho) era bem louca. Smithers, o empregado do Senhor Burns, rouba um diamante de uma joalheria. Contudo, no caminho para sua fuga, esbarra em Homer Simpson, fazendo com que o diamante roubado vá parar na boca de Maggie Simpson (a bebê da família), que o confunde com sua chupeta. Dessa forma, Smithers sequestra a garota e foge, levando-a da família.

Os quatro membros restantes partem então para o resgate, dando início ao jogo. Homer usa socos e chutes para derrotar os inimigos, enquanto Marge os atinge com um aspirador de pó. Já Bart, usa seu skate, e Lisa, uma corda de pular.

As fases do jogo se passam nas ruas e em conhecidos lugares da cidade de Springfield, até chegar à fase final, onde os protagonistas enfrentam o nada simpático Senhor Burns.

O humor da série ajudou o beat’n up a se tornar mais divertido, diferenciando-o de todos os outros. Além disso, contava com as vozes originais dos dubladores americanos do desenho: Don Castellaneta (Homer), Julie Kavner (Marge), Nancy Cartwright (Bart) e Yeardley Smith (Lisa).

Tamanho sucesso e paixão dos fãs pelo jogo fizeram com o mesmo ganhasse adaptações para os antigões PC DOS e Commodore 64. Mais recentemente, o game foi remasterizado, ganhando também versões para o iOS, Xbox 360 e PlayStation 3.

Confira um pequeno gameplay: