Bom dia, boa tarde, boa noite, ou quem sabe, boa madrugada? Independente do horário que você estiver lendo esta matéria, aconchegue-se, prepare os seus petiscos e venha ler conosco três dicas de mangás românticos nesta coluna, que é a mais amorosa da J-Hero: a Falando de Amor!

Desta vez ousei me afundar nas publicações brasileiras e selecionei dois mangás já publicados no Brasil, os quais comprei no Anime Friends 2015. Então vamos lá. Vocês estão prontas “crianças”? Estamos Capitã! Eu não ouvi direito!

Shoujo do Mês – Amar e ser Amado (Aishi Aisare)

Mangaká: Yukari Yashiki
Volumes: 1 Volume – Único
Editora: NewPOP

Escolhi comprar este mangá porque é só um volume e também por ter me apaixonado pela capa. Ainda não identifiquei se é homem ou mulher na capa, mas ainda assim é lindo! A história do mangá surpreendeu-me em muitos pontos, foge do estereótipo e traz um final diferenciado.

Mas qual é a história? Asuka é amiga de infância de Taihei, e é apaixonada pelo rapaz, durante 15 anos este amor continuou forte e permanece, porém não é correspondido, ou pelo menos é o que Asuka acredita, pois nunca confessou os seus sentimentos e manteve esse segredo bem guardado.

Ambos trabalham e já passaram da fase colegial, apesar de serem jovens, encontrem-se de vez em quando, tal como amigos fazem, contam os seus problemas. Asuka é solteira, Taihei está namorando, entre trancos e barrancos, deixando Asuka em uma situação em que ela só pode aconselhar e sofrer em silêncio. O que mais ela poderia fazer? Usar a oportunidade para se confessar e trair os sentimentos de Amizade que Taihei tem para com ela?

Em contra mão, Asuka acaba chamando atenção de Sangaku, um colega de trabalho mais velho que fica em um departamento da empresa próximo ao seu. Com um jeito meio “galinha”, ele inicialmente dá uma má impressão para a moça, porém deixa claro as suas intenções de querer algo sério e não ser estepe de ninguém. Asuka não consegue deixar os seus sentimentos por Taihei e a situação só vai piorando. Como resolver?

Opinião: Amor entre amigos de infância é normal, é o mesmo desenvolvimento de primos por exemplo, aquele segredo que não pode ser revelado, aquele medo de que a pessoa se afaste caso não corresponda, de perder o “laço” que une um relacionamento tão frágil. Ver namoradas e paqueras passarem na frente dos seus olhos, e não poder fazer nada?

Fica aquela esperança de que um dia pode ser correspondido. Porém será que vale a pena? No caso da obra, Taihei não demonstra propensão nenhuma a amá-la, ele realmente gosta de Asuka, sente cíumes dela, mas é amor? Enquanto isso Sengaku demonstra todas intenções do mundo, boas e más, todavia é algo recente, como saber que vai durar? E perder o Taihei no processo vale a pena?

É um mangá complexo que explora uma perspectiva oposta aos clichês românticos, traz personagens envolventes, com necessidades amorosas e físicas reais, afinal quem não quer Amar e ser Amado?

Yaoi do Mês – Blood Honey

Mangaká: Sakyou Yosakura
Volumes: 1 Volume – Único
Editora: NewPOP

O mercado de yaois no Brasil tem crescido, mas ainda não é 1% do que eu gostaria sinceramente, as obras que vem para o Brasil são rasas, ainda não possuem o nível de profundidade, seja físico ou amoroso.  Dividem-se entre romances fofos e superficiais ou histórias sobrenaturais sem muito aprofundamento.

Isto é claro não torna a obra ruim, porém gostaria de ver algo diferente no Brasil, é um nicho amplo e obras mais longas seriam muito bem vindas. Até lá, vamos vivendo com o que tem, tal como Blood Honey, que já é uma vitória.

Yuki Akabane é um descendente distante de vampiros, ele trabalha normalmente durante o dia, não tem problema com sol, nem presas ele tem, a única característica que possui é se alimentar por sangue. É claro que de maneira civilizada e controlada. Para isso ele trabalha como enfermeiro em uma clínica de doação de sangue, degustando de vez em quando o sangue de doces mulheres.

Um dia, o viciado em doar sangue Osamu Mayuzumi, surge com um nome falso, e insiste em ter o seu sangue retirado, Yuki aceita, mas como não era o nome verdadeiro, ele decide “experimentar” Osamu, já que o sangue não poderia ir para o sistema. O sangue é tão delicioso, como ele nunca provou em outra pessoa.

E quando Osamu continua insistindo para ter o seu sangue retirado com frequência, Yuki sugere um acordo para agradar ambos os lados. Yuki toma o sangue Mayuzumi sem o mesmo saber, enquanto Mayu tem o seu sangue retirado. Mas por que ele precisa tanto fazer doação de sangue e até quando Yuki vai conseguir esconder o seu desejo por sangue?

 A obra possui também uma história extra sobre o primo vampiro de sangue nobre de Yuki, Kiri Kurosou, e o amigo monge de Osamu, Tarou Yamada.

Opinião: Como comentei anteriormente, é uma obra sem muita complexidade, torna-se uma boa leitura para passar o tempo, porém não espere demais ou se decepcionará. Tarou Yamada foi definitivamente o meu personagem favorita, mesmo que aparecendo pouco, ele se destaca por não ser o seme comum, tendo uma personagem tolerante e interessante.

Outro ponto interessante foi uma pequena one-shot do passado de Yamada e Osamu, o envolvimento deles foi tão surpreendente que, sinceramente, acho que não lembro de ter lido alguma vez um mangá que deixa tão claro um relacionamento passado entre amigos. Yuki, segura bem viu? Porque senão o Yamada pega, e como pega!

Yuri do Mês – Chouchou Nannan

Mangaká: Takemiya Jin
Volumes: 1 Volume (6 Capítulos + Epílogo)
Scan: Gokigenyou Fansub Yuri

Aproximei-me deste mangá devido a arte fofa e madura, adoro obras em que os traços são fofos desse jeito, Chouchou Nannan é o típico yuri colegial, porém se difere na personalidade das personagens que vai de intrigante a hilária em alguns momentos.

A história traz as personagens Chihiro, Aoi, Shino e Nao, que se conhecem no início do colégio e se tornam amigas rapidamente. Aoi é apaixonada por Chihiro, mas esta não corresponde os seus sentimentos, por saber que é algo improvável a sua melhor amiga ser lésbica e também gostar dela, acaba desistindo e aceitando viver apenas como amiga independente do que aconteça.

Porém Aoi não esperava que Nao percebesse os seus sentimentos e muito menos que se aproveitasse da sua fragilidade para beijá-la. Afinal o que Nao quer e o que Chihiro fará em relação a tudo isso?

Opinião: O que mais me surpreendeu nisso tudo foi a personalidade de Chihiro e Nao, o modo como as duas passam a se degladiar é muito engraçado, ver Aoi nesse fogo cruzado é hilário.

O ponto alto desta obra é que as aparências enganam, Shino não é fofa e fraca como se supõe, e nem Chihiro é como parece ser. Aoi é justamente suave como parece, enquanto Nao tem a característica protetora de pensar sempre em frente, mesmo que para isso possa parecer rude aos olhos dos outros.

É um mangá yuri que ficaria muito bem nas bancas tupiniquins e que com certeza vale muito a pena ser lido. Será que é sonhar demais desejar uma continuação? Porque é isso que estou sentindo nesse momento!

Falando de Amor!

O destaque do mês de Agosto vai para a obra shoujo, Amar e ser Amado, por fugir do estereótipo e demonstrar uma situação real de dor e sofrimento. Afinal nem todo o amor que você possui terá um final feliz, mas você sempre pode começar de novo!

Espero que tenham aproveitado as sugestões e retirem um pouco do seu tempo precioso para ler o que for de sua preferência e comentar aqui embaixo.

Obrigada pela paciência e até o mês que vem… Fiquem com a música do mês! <3

Música do Mês – Hanae – Kamisama Hajimashita (Anime: Kamisama Hajimashita Opening)