No final da década de 2010, uma nova tendência digital começou a ganhar forma no Japão: a ascensão dos youtubers virtuais (ou v-tubers, como chamamos hoje em dia). Esta nova modalidade na indústria do entretenimento digital combinava entretenimento tradicional com uma tecnologia de ponta, criando uma forma inovadora de se produzir conteúdo que cultivaria milhões de apreciadores ao redor do mundo.
O início do trabalho dos v-tubers remonta ao desejo de fundir a crescente cultura do YouTube com a paixão do povo japonês por animes e videogames.
Os primeiros v-tubers e o início de tudo
O fenômeno v-tuber começou a ganhar popularidade provavelmente em 2016 com o surgimento de Kizuna AI, que teve sua estreia em dezembro do mesmo ano.
Kizuna AI rapidamente se tornou uma sensação na internet por conta da sua personalidade encantadora, seu avatar digital único e também devido ao provável início de uma tendência com a sua estreia. Seu canal disponibilizava uma variada gama de conteúdo, incluindo jogos de videogame, vlogs e sessões de perguntas e respostas, estabelecendo o modelo para futuros v-tubers.
O feedback do público para Kizuna AI foi tão bom que estimulou a criação de muitos outros v-tubers por agências que recrutavam talentos e forneciam para eles os recursos e toda a tecnologia necessária para criar e sustentar seus próprios streamers virtuais.
Mecânica e tecnologia por trás de famosos v-tubers
Por trás de cada um dos streamers virtuais, existe uma mistura de tecnologia extremamente sofisticada, talento e muita criatividade. Os avatares dos v-tubers são criados usando softwares de modelagem 3D e são animados através de tecnologia de captura de movimentação, que reconhecem os movimentos e as expressões do artista na vida real.
A dublagem e o desempenho do artista estabelecem a personalidade da v-tubers, e por este motivo o talento se torna um fator decisivo para o sucesso do personagem.
O impacto global dos v-tubers além do Japão
A influência dos v-tubers rapidamente ultrapassou as fronteiras japonesas para se tornar uma tendência mundial. Criadores de conteúdo de todo o mundo começaram a adotar o modelo dos v-tubers que fazia tanto sucesso no Oriente. O resultado disso foi uma verdadeira diversificação na produção de conteúdo e a criação de uma nova comunidade internacional ao redor do tema.
Além disso, a capacidade de transcender barreiras culturais e linguísticas possibilitadas pelo surgimento de tecnologias cada vez melhores permitiu que os v-tubers se conectassem com fãs de diferentes países.
Conclusão
Como mencionamos anteriormente, o surgimento dos streamers digitais foi um marco que dava início a uma nova tendência na indústria do entretenimento digital. Agora, as pessoas apaixonadas por animes e games poderiam experimentar as duas experiências de uma só vez e em tempo real. A principal inovação da modalidade estava na forma de se entregar o conteúdo proposto.
Com o passar do tempo, cada vez mais artistas foram atraídos para esta nova tendência e mais pessoas começaram a conhecer esta nova forma de se produzir conteúdo, o que até hoje é bem diferente.