A maior dúvida — e também, diga-se de passagem, preocupação — de um dorameiro é: “onde consigo assistir meus doramas?”.

A possibilidade de que um serviço de streaming ofereceça conteúdos asiáticos e chame a atenção do público não é novidade: é importante lembrar que o primeiro serviço foi oferecido pelo Rakuten Viki, fundado em 2007. Com toda a diversidade de conteúdos, foi possível assistir os doramas legendados e conferir algumas prévias e entrevistas dos atores e da produção.

Não é novidade que o serviço de streaming da Netflix vem ampliando suas produções para conquistar ainda mais o público. Entre tantos seriados e toda a burocracia de comprar os direitos autorais, a aposta da vez são produções próprias, que carregam a marca do próprio streaming. Quem nunca viu aquele símbolo da Netflix no início dos episódios de algumas séries?!

Não seria diferente com as produções orientais: aos poucos, os doramas conquistaram seu espaço, primeiro vindo a compra dos direitos para que pudessem serem reproduzidos via o aplicativo, cativando o público que se identifica com os famosos doramas, sendo eles j-drama ou k-drama.

Para aqueles que não fazem ideia do que seja o dorama, aqui vai uma explicação rápida: dorama é o nome dado para as novelas orientais, mas especificamente para as japonesas. Para diferenciar, usam-se a as letras iniciais de cada país juntamente com parte da palavra, no caso J de Japão mais drama (J + drama = j-drama), funcionando como uma abreviação.

Com o aumento de interesse dos ocidentais nos k-dramas, foi visto uma necessidade de criar conteúdos que fizessem sucesso. Uma curiosidade importante de se notar é que nem sempre os doramas que fazem sucesso aqui fora (ocidente) têm tanta recepção do próprio público coreano. Um exemplo disso é I’m Not a Robot, que estreou em 2017. A necessidade de criar dramas para o ocidente se tornou real e não traz somente a necessidade do publico ocidental, mas sem deixar de mostrar a cultura do país em que o dorama é passado e pertence.

Com o selo Netflix de produção, as novelas orientais ganham uma certa ousadia e, claro, maior alcance do público.

Antes de ir, deixarei uma dica de dois doramas recém-lançados no serviço de streaming e que merecem a chance de serem vistos:

1. Love Alarm

O dorama vem com a proposta de mostrar como um aplicativo pode mudar a forma de olharmos para o amor. Demonstrando como o relacionamento é artificial na era de tanta tecnologia, o triangulo amoroso passa por poucas e boas para entender seus verdadeiros sentimentos. Disponível a primeira temporada completa.

2. Arthdal Chronicles

Conta a história de três diferentes povos que disputam para manter suas terras e seus costumes. Mostrando cada um dos costumes e tradições, o dorama conquista principalmente pela beleza visual e pelo seu elenco, contando com os atores Song Joong-ki, Kim Ji-won, Jang Dong-gun, entre outros.


Boa semana para todos, e até o próximo Korean Time!