Entendendo – Nujabes

Um pequeno aviso prévio: O conteúdo deste Entendendo é dedicado aos amantes da cultura japonesa como um todo e não meramente a anime, e ao grupo da J-Jazz Brasil.

( Obrigado pelo apoio)

 

“O que falar desse cara que mal conheço e já considero pacas?”. Frase perfeita para adentrarmos no mundo musical a que pertence um dos – pouco conhecido no ocidente – mais renomados Djs  do Japão. Jun Seba.

Artista silencioso

Acho que cada um de nós possui algo que gosta de deixar somente conosco, sendo algo bom ou ruim. Jun Seba, tinha seu estilo, o de ser silencioso em seus shows. Sua arte falava por si só e o olhar do Dj do estilo Soul e Jazz estava apenas começando. Adquirindo o codinome de Nujabes, seu nome ao contrário, foi em 1996 que começou sua caminhada no mundo da musica de forma séria.

Reconhecimento

Nujabes fora um cara lutava por uma musica de sucesso até em 2003. Onde lançou seu mais novo álbum Metaphorical Music. O sucesso de Lady Brown foi tão épico que convites chegaram do outro lado do mundo. Enquanto lá no Japão, Letter From Yokusuka era tocado nos mais requintados restaurantes e show noturnos de Tóquio.  Suas pinturas eram outro fator que chamava a atenção de muitos. Por seu estilo que fala por si só. Nujabes estava dando passos firmes na música.

Degraus do Jazz

Na metade de 2003 várias propostas vieram e sua inspiração estava a mil. Blessing It falava sobre a vida abençoada, era o seu momento. Uma proposta que não podia ser recusada estava a sua porta. “Faça uma trilha sonora”. Samurai Champloo estava saindo do papel e em 2004 o sucesso sorria para o pequeno japonês.

Shiki no Uta:

Com Minmi alavancando sua carreira. Nujabes se via em vários shows, seu estúdio (Hydeout Productions) estava sendo mais conhecido e discos lançavam fazendo sucesso no mundo nipônico do Jazz. 

O Declive

Em 2005 o disco Modal Soul lançava, os fans pediam mais e mais e Nujabes crescia. Meses se passaram e o artista sumira como Aang em Avatar. Suas musicas não conseguiam alcançar os sucessos. Algo estava estranho e o estúdio Hydeout segurava-se com algumas clássicas do compositor. Voltando para as origens, o músico lançava um disco com as melhores dos últimos anos. Hydeout Productions 2nd Collection. A partir daí não se soube de Nujabes. Retirando-se para sua terra natal, ele dava um tempo dos grandes shows dedicando-se ao seu novo cd.

Os Sons da Vida

A expectativa de seus amigos e parentes para um novo cd estava em alta. A duração do tempo de espera era gigantesca, mas algo mudara a vida daqueles esqueceram que o mundo não é somente flores. Em um acidente de carro no dia 26 de Fevereiro de 2010, Jun Seba falecera. O artista do hip hop, jazz and soul será sempre homenageado no Japão no festival de Jazz.

Beat laments The World:

[http://www.youtube.com/watch?v=TuvKDNOVfJk]

Estado Espiritual

Suas musicas são para aqueles que procuram acalmar a alma após as lutas diárias da vida que segue com metas e rumos que decidimos tomar. Essa foi a ideia desde o principio e seu álbum com as musicas após sua morte levou um nome que fora escolhido muito tempo antes de Shiki no Uta. Spiritual State leva o nome do álbum de póstuma, fora concluído por seus amigos próximos que sabiam o estilo do calado japonês. Suas artes para as capas de seus CDs serão lembrados por um estilo próprio. Nujabes sempre será considerado um dos grandes nomes do Hip Hop instrumental e do Jazz and  Soul.

Este Entendendo foi uma simples homenagem àquele que fez o que amou até o seu ultimo momento de vida. E para você que pretende ir ao Japão, não deixe de visitar os locais onde representam o melhor da cultura japonesa.

Fiquem com a música Blessing It. Para os querem uma vida abençoada.