O Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio está distribuindo cerca de 50 mil mangás-panfletos impressos em japonês, chinês e tailandês. As autoridades locais desejam reduzir casos de trabalho ilegal de jovens estrangeiros que chegam ao Japão para estudar e conseguem empregos de meio período em locais de divertimento adulto, como casas de massagem erótica e boates.

Esses empregos não são ilegais em si. No entanto, o preenchimento dessas vagas por estrangeiros que possuem visto apenas para estudos caracteriza-se como crime contra a lei de controle de imigração.

“Embora os estudantes pensem não haver problemas em conseguir trabalhos desse tipo, fazer isso pode resultar em deportação. Esperamos que eles leiam o mangá e levem a mensagem muito a sério”, comentou o oficial responsável pela campanha.

No ano passado, 42 pessoas foram flagradas violando a lei de controle de imigração, trabalhando em empregos de diversão adulta. 40% deles estavam no Japão com visto de estudante. Nesse mes, já foram presos 9 jovens tailandeses por trabalharem em casas de massagem erótica em Tóquio.