A segunda maior rede varejista do Japão,Aeon, afirmou neste domingo ter vendido carne de gado contaminado por radiação nuclear. O governo metropolitano de Tóquio estima que seis cabeças de gado contaminadas saíram de uma fazenda da cidade de Minamisoma, em Fukushima, província onde está localizada a usina nuclear danificada pelo terremoto e pelo tsunami do dia 11 de março.


Esse é o mais recente caso de ameaça à saúde por conta do vazamento nuclear provocado pelo terremoto que atingiu o país. Casos envolvendo legumes, chá, leite, frutos do mar e água já despertaram a ansiedade dos japoneses, apesar de as autoridades afirmarem que os níveis de radiação não são perigosos.


Sendo que além de Tóquio, a carne teria sido distribuída para venda e consumo nas províncias de Kanagawa, Shizuoka, Osaka, Ehime, Chiba, Aichi, Tokushima, Kochi e Hokkaido.


Segundo a Aeon  a carne contaminada  foi vendida numa loja em Tóquio e em mais de uma dezena de lojas nos arredores da capital. A radiação continua a vazar da usina de Fukushima, quatro meses depois do terremoto.


A Aeon declarou que o gado de Fukushima comeu ração contaminada. O Japão deve agora banir o comércio da carne da região, disse um membro do gabinete neste domingo.
 

 Não está claro por que tal medida ainda não havia sido tomada, o que pode intensificar as críticas de que o governo tem sido lento em resposta à crise.