O Caindo na loucura da semana esta com uma cara diferente, vamos embarcar nesta loucura com muita risada e com a dose certa de drama. Venho trazer para todos leitores o mangá Sket Dance, que fez muita bagunça na Jump quando estava em lançamento. Uma fantástica obra que vale a pena ler.

Sinopse

O mangá se concentra nas aventuras do clube de apoio "Sket Dan", da Escola Secundária Kaimei, sendo que a sigla "SKET" (Support, Kindness, Encouragement and Troubleshoot) tem como significado bondade, apoio, incentivo e solucão de problemas. O clube é dedicado a resolver quaisquer e todos os problemas apresentados pela equipe ou corpo docente.

No entanto, devido à sua falta de atribuições significativas e a reputação de ser "apenas um clube para pessoas desocupadas", o Sket Dan é tratado com desprezo e possui apenas três membros. A história é contada através de uma série de curtas, naturalmente duas histórias por episódio sobre algum aluno com um problema. Os problemas variam de acordo com a pessoa, e podem se tornar cômicos ou até mesmo dramáticos. Personagens de casos anteriores também costumam fazer participações especiais em outros episódios e histórias recorrentes.

Estilo

Por possuir arcos fechados e dinâmicos, o anime quase sempre tem duas historias, uma antes, e outra depois do intervalo. Seu estilo é bem parecido com o de Gintama, pois satiriza alguns animes e mangás, além de estereótipos dos mangás shounen, shoujo e dos animes. Alguns personagens são puras piadas sobre alguns temas como Roman, garota que age com forte influencia do estilo shoujo.

Ficha técnica: Antes de Sket Dance

O caminho que levou à publicação de Sket Dance começou em 2005, quando Kenta Shinohara, assistente de Hideaki Sorachi em Gintama, publicou na revista para novatos Akamaru Jump a história fechada "O Show de Fantoches do Panda Vermelho". A história não fez sucesso o bastante para virar série na Shonen Jump, mas logo em 2006 Shinohara publicou mais um one-shot na Akamaru Jump.

Era a história de Mimori Konno, uma garota que, estando em meio a um problema, decide recorrer a um grupo chamado Sket-Dan. O grupo consistia em Switch, um mestre na obtenção de informações que falava apenas pelo computador; Himeko, uma ex-delinquente que agia como o músculo da equipe; e Bossun, que liderava o trio com suas capacidades de dedução e concentração acima do normal. É interessante notar que tanto Bossun quanto o protagonista de "O Show de Fantoches do Panda Vermelho" eram muito parecidos fisicamente com seu criador.

O one-shot Sket Dance pegou, e logo Shinohara publicou outro one-shot com esse conceito na própria Shonen Jump. Nele, o trio Bossun, Himeko e Switch ajudava uma estudante que estava sendo ameaçada. A história seguia repleta de piadas e culminava num final dramático e melancólico, mas mesmo assim positivo, sobre deixar as dificuldades para trás e seguir em frente. Depois desse segundo one-shotShinohara estava com o caminho livre para publicar Sket Dance como série semanal na Shonen Jump.

O mangá foi lançado exatamente dia 14 de julho de 2007 e teve sua obra encerrada no dia 08 julho de 2013.

Personagens

Quanto aos personagens, o character design de Shinohara é muito criativo e também acerta no ponto. Os personagens são bonitos, estilosos, bem diferentes e na maioria das vezes já mostram logo de cara a sua característica mais forte.

Fujisaki Yusuke (Bossun): Bossun é o melhor personagem de todo o mangá e um dos melhores protagonistas de mangá que eu já vi. Bossun é um garoto desajeitado, inteligente, muito engraçado, fundador e líder do Sket Dan. Só as expressões dele já são um motivo para chorar de rir. Sua habilidade como protagonista de um mangá shonen da Jump é… "Se concentrar". E devido a essa habilidade no mínimo inusitada (pra não dizer ridícula), Bossun é muito zoado durante o mangá, principalmente com o argumento de que ele não serve para ser um protagonista de mangá da Jump. É muito interessante ver qual o motivo que levou Bossun a fundar o Sket Dance e ajudar qualquer pessoa que precise de uma mãozinha.

Usui Kazuyoshi (Switch): Switch é o segundo melhor personagem do mangá. O cara simplesmente esbanja carisma e isso também é zoado no mangá por ele ser um otaku que é popular entre as garotas. O passado de Switch é com certeza o mais chocante entre os 3 e explica o motivo de ele só falar através de um programa de voz em seu notebook. Aliás, essa característica de só falar por um computador cria momentos simplesmente hilários onde Switch fica desesperado porque não consegue falar, e ainda consegue criar um ou outro momento emocionante, como a ida de Switch ao show de uma garota que o Sket Dan ajudou e se tornou uma famosa Idol. No anime, Switch é dublado por ninguém menos que Tomokazu Sugita, o mesmo dublador de Sakata Gintoki (Protagonista de Gintama) e muitos outros personagens, o que faz com o que o personagem seja ainda mais engraçado.

Onizuka Hime (Himeko): Himeko é uma garota muito forte que sempre anda por aí com um taco de hóquei de grama e adora pirulitos de sabores bizarros. Himeko tem uma relação muito forte com Bossun devido ao passado dos dois, quando era conhecida como Onihime e era uma “delinquente” temida e famosa. Essa relação dos dois também faz com que aconteçam momentos hilariantes, como quando Himeko bate em Bossun, e até mesmo momentos onde achamos que vai rolar algum romance.

Sket Dance Causando na Jump

A série estreou em 2007, com o Sket-Dan atendendo estudantes que precisavam de ajuda com alguma coisa. No começo, a grande força de Sket Dance vinha na forma de capítulos episódicos em forma de paródia. Num capítulo, por exemplo, o estudante precisando de ajuda se vestia e se comportava como samurai, o que dava pano para satirizar o entusiasmo exagerado dos personagens desse estilo. Em outro, a história se focava numa estudante que enxergava o mundo como um mangá shoujo, com todos os clichês envolvidos. Em ainda outro, vinha ao Sket-Dan uma garota obcecada por ocultismo que fazia referências absurdas a histórias de terror.

Mas, assim como fez nos one-shots, Shinohara não deixou que a série se sustentasse apenas em suas piadas bem feitas, e escreveu arcos dramáticos de altíssima qualidade. Um dos primeiros entre os mais notáveis é um em que Bossun decide ajudar uma garota violinista que sonhava em estudar música no exterior, mas estava receosa e não tinha nenhuma confiança. O impacto do arco foi muito grande para uma série que ainda não tinha anime.

Os eventos do mangá chegaram ao conhecimento da famosa banda japonesa The Pillows, pois nesse arco Bossun aprendia a tocar no baixo a música da banda intitulada "Funny Bunny". As coisas chegaram num ponto que Kenta Shinohara foi convidado pela banda para desenhar a capa do single de uma nova versão da música. A maneira com que o Sket-Dan ajudou a garota violinista não deixou dúvidas no leitor japonês que Bossun, Himeko e Switch eram pessoas muito prestativas e, por que não dizer, legais, do tipo que qualquer um gostaria de ter como amigo.

E tudo isso é mais que reforçado quando o autor esclarece o passado de cada protagonista: no volume 5 nós descobrimos o porquê de Switch usar um computador para falar, no volume 7 é mostrado como Himeko se tornou uma delinquente, no volume 10 mostra-se o que levou Bossun a querer ajudar outras pessoas. É praticamente impossível não se emocionar, cada um dos membros do Sket-Dan tem uma história traumatizante em seu passado, mas todos eles usam isso como motivação para seguir em frente, e qualquer um que os vê no presente não pode acreditar que eles tiveram uma vida menos que feliz.

Comentários dos Leitores

Deixo os comentários dos leitores que me indicaram Sket Dance.

Ianne: Sinceramente Sket Dance superou minhas expectativas, me surpreendeu bastante os arcos do passado de cada personagem , me comoveram totalmente ! Além de ter sido o mangá que me fez mais rir na vida.

Shayky: Sket Dance é um dos mangás que mais me cativou e mais me conquistou, ele traz uma mistura de sentimentos diversos e maravilhosos, que acho que todos deveriam sentir. Leiam, vocês não irão se arrepender.

Lyw Hunter: Eu acredito que Sket Dance se consolidou como uma obra de sucesso, talvez não fique marcada na história, mas para quem acompanhou com certeza ficará marcada como uma obra cativante e muito interessante.

Pontos altos e notáveis

paródia de gêneros, que é um dos pontos mais fortes de Sket Dance, atinge seus picos nos capítulos de realidade alternativa. Nessas histórias ocasionais, personagens se veem no meio de uma história completamente fora do ambiente escolar, como Rocket Dance, que mostra o Sket-Dan como "patrulheiros espaciais", e Quest Dance, que apresenta vários personagens da série como se fossem personagens de um "RPG medieval".

Já a paródia de arquétipos chegou num ponto bastante interessante quando o autor resolveu parodiar o arquétipo da tsundere. Foi apresentada uma nova personagem chamada Saaya, cujo comportamento de tsundere era tão intenso que ela o considerava um obstáculo para sua vida social, a ponto de pedir ajuda psicológica ao Sket-Dan.

Comentários Finais:

A qualidade da narrativa de Sket Dance é muito acima da média para um mangá de comédia. Uma frase aparentemente sem importância dita no começo de um capítulo pode ser bastante relevante para a piada final. Num arco de mistério, tanto as pistas verdadeiras como as falsas são abundantes, e todas são analisadas perspicazmente por Bossun.

Um personagem que pede ajuda ao Sket Dance uma vez pode fazer uma breve aparição vários capítulos depois, sem a menor falha de caracterização. E essas reaparições são às vezes bastante discretas: o autor conta com o leitor para reconhecê-las sozinho e ter sua experiência de leitura enriquecida. Mesmo com alguns eventos absurdos acontecendo na história (afinal, estamos falando de um mangá de comédia)Sket Dance possui uma continuidade sólida e não subestima a inteligência do leitor.

E tudo isso se amarra agora, com o fim da série. Sket Dance acabou, mas a obra ainda existe para quem quiser abraçá-la. Eu particularmente ficaria muito feliz se esta humilde matéria te inspirasse a dar uma chance para esse mangá. Bossun, Himeko, Switch, mergulharam nesta loucura e venha você também!

Este foi o "Caindo na loucura" da semana, se você leu algum mangá, e gostaria que ele entrasse nesta loucura, então envie para: malkavian@radiojhero.com.br