Dōmo, mina-san! Todo mundo que assiste anime com certeza já ouviu ou ouve um pouco de música japonesa em geral, seja músicas de cantores bizarros ou aquelas músicas em que o videoclipe passa a impressão que foi feito para crianças etc., mas você sabia que nem todos são assim?

As músicas e videoclipes japoneses que se popularizam no ocidente e que chegam ao alcance de pessoas que não conhecem muito da cultura japonesa são os mais bizarros ou os mais infantis e que, na maioria das vezes, acabam virando memes na internet.

Isso se dá por motivos de o ocidente já ter em mente que produções e costumes vindos do Japão e divulgados na mídia ocidental são estranhos e bizarros, com algumas pessoas afirmando várias coisas sem nexo sobre os costumes das terras nipônicas.

Enfim, uma das primeiras cantoras japonesas a ficar famosa em todo Brasil foi a jovial Kyary Pamyu Pamyu com as suas músicas Pon Pon Pon e Mondai Girl. Kyary ficou famosa e virou meme na internet porque o vídeo clipe de Pon Pon Pon é considerado por muitos bizarro; já Mondai Girl foi usado pelo canal Play TV para divulgar seu programa de música japonesa. Atualmente a cantora ainda está fazendo músicas com várias vários singles de sucesso como Oto no Kuni e Kimi ga Iine Kuretara, ambas lançadas no ano de 2019 e ambos com videoclipes que por uns ainda vão ser considerados bizarros, e por outros, engraçados.

Para entender AKB48, precisará entender sobre idols, o que vai ser explicado em outra matéria. Entretanto, AKB48 é uma das bandas mais famosas em todo o Japão, as integrantes já estrelaram vários doramas japoneses e emplacaram vários sucessos como Heavy Rotation, Gingham Check e Iiwake Maybe.

A banda possui também um café em Akihabara, que é conhecido por ser o bairro mais otaku do Japão. A banda ainda está ativa e produzindo músicas, com lançamentos já marcados.

A banda Perfume, que começou nos anos 2000 e hoje tem nove anos de existência, não é famosa por animes ou por bizarrice ou por ser uma banda de idols: elas são famosas por produzirem músicas mais sérias sem conteúdo vulgar ou muito infantil, e com certeza você já tropeçou em alguma música delas no YouTube.

As integrantes Kashiyuka, A-chan e Nocchi já participaram de diversos programas de televisão e rádios que ficaram populares no Japão como Special Boys Japan, Happy!, Pensées e Perfume no Ki ni Naru Ko-chan.

A banda continua ainda na ativa, com sua próxima música de nome P. Cube com data marcada já de lançamento e shows por todo o Japão.

Bandas japonesas estão e sempre estiveram presentes, mesmo hoje no ocidente as bandas e grupos sul-coreanos sendo os mais famosos, enfim, muita gente perguntará por que não foi citado LiSA, Garnidelia, Luna Haruna etc. O motivo é que nesta matéria o objetivo é mostrar artistas que não são muito conhecidos por causa de animes. Esperamos que por esta matéria você possa conhecer um pouco mais de música japonesa.

Todas as músicas citadas e muito mais dessas bandas e cantoras estão disponíveis na programação da Rádio J-Hero.


E aí, gostou da matéria? Quer escrever? Então se inscreva para ser um redator da Rádio J-Hero: acesse a página Trabalhe Conosco e se inscreva para redator. Estamos esperando sua ficha! =D