A culinária japonesa a cada dia ganha novos fãs, nessa matéria falaremos um pouquinho dela para deixar vocês morrendo de vontade de experimentar algumas delicias de lá.


Teishoku é a refeição tradicional japonesa, e não pode faltar o arroz branco e mishoshiru (sopa de pasta de soja) e mais cumbuquinhas com saladas, legumes, sashimi ou peixe grelhado, conservas entre outros. Para aqueles que não conhecem o sashimi é uma espécie de peixe cru sem o arroz.


É uma iguaria muito apreciada no mundo todo. Normalmente se degusta com shoyu (molho de soja) e se quiser com wasabi (raiz forte) e para aqueles que gostam de beber experimente também tomar sakê quente (vinho de arroz), a mistura ficara ótima.


O cardápio nipônico tem de tudo, do mais exótico, o perigoso, o moderno, o antigo e o que ainda está vivo? Como assim? Um prato bem excêntrico se chama Sashimi Ikezukuri, aonde o peixe chega praticamente vivo à mesa. Se você não gostar de peixe não se preocupe, pode pedir camarões, lagosta e até lulas e todos virão vivos. Alguém tem coragem de experimentar?


Um prato perigoso é o fugu (baiacu) para os que desconhecem a existência desse peixe, ele é famoso por possuir veneno mortal em seus órgãos reprodutores e no seu fígado. E só um especialista, ou seja, um fugu choorishi pode prepará-lo,  já que é bem complicado cortá-lo. Mas ainda tem uns malucos que pedem para o chefe deixar um pouco do veneno para sentirem a dormência da língua ou da boca. Tem cada maluco nesse mundo.
 

  


Um prato bem famoso por lá e o ensopado Kozuyo, que ficou famoso no Japão Feudal por ter se tornando um dos pratos favoritos do poderoso clã Matsudaira. Atualmente é um dos pratos principais a serem servidos nos festivais religiosos e cerimônias especiais.


O Kozuyo também pode ser saboreado nos restaurantes da cidade de Aizu Wakamatsu, em Fukushima em épocas especiais. O ensopado mistura pasta de peixe, frango, cogumelos secos, vieiras, entre outras iguarias deliciosas.


Para os fãs de massas, que tal experimentar o famoso soba de Okinawa? Este soba é bem diferente do tradicional e é feito com farinha de trigo e também leva ingredientes como ossos e carne de porco, fatias de omelete, gengibre, algas, cebolinhas e outros ingredientes.


O prato é tão famoso que eles criaram uma data especial para saboreá-lo. Então marquem na agenda dia 17 de agosto é dia de comer o soba de Okinawa.


Para os que querem comer um prato japonês vou ensinar a fazer uma salada de Sashimi bem gostosa.


Ingredientes: 800 g de salmão, agrião a gosto, alface roxa a gosto, rúcula a gosto.


Ingredientes do molho: 70 ml de shoyu, 60g de nabo, 1 colher (sopa) de pimenta dedo-de-moça picada, ½ xícara (chá) de cebolinha verde picada, ¾ xícara (chá) de suco de limão.


Para preparar lave bem as folhas. Corte o salmão em fatias finas (sem pele e espinho), com o lado da pele voltado para cima. Distribua as folhas em um prato e disponha as fatias de salmão por cima. Faça o molho batendo o nabo no liquidificador com um pouco de água. Misture todos os ingredientes do molho e coloque o mesmo sobre a salada e sirva.


Pessoal, espero que tenham gostado e no próximo especial vou ensinar vocês a prepararem o delicioso Yakissoba.