Shoujo Life: Lolitas parte 1
A moda das meninas do Japão, chegando cada vez mais ao Brasil. Parte 1!!!
Quem nunca ouviu falar em Lolitas? Aquelas criaturas fofas, delicadas, um tanto estravagantes na maioria das vezes, mas com seu mundo próprio e colorido!
Lolita ou Loli é um estilo Japonês de moda cujas primeiras manifestações apareceram entre as décadas de 70/80. Baseadas em parte na cultura kawaii japonesa e na nostalgia de outros tempos ou seja,são baseados no modo como as crianças européias se vestiam nos séculos 18 e 19.
Compostas de saias, meias 3/4, babados, anáguas, chapéus, sombrinhas e laços são a base do estilo dessas garotas. As lolitas se dividem em vários tipos, sendo alguns polêmicos e de existência controversa.
São elas:
Sweet Lolitas: vestem branco e cores pastéis, como rosa e azul claro, roupas com muitos babadinhos e rendas e focam nos elementos mais infantis do estilo, muitas vezes levando um ursinho de pelúcia a tiracolo. Usam saltos mais baixos ou sapatilhas.
Gothic Lolitas: usam cores escuras, como preto, roxo e azul marinho, com apenas alguns detalhes em branco. A subdivisão das Kuro Lolitas só usa preto. Usam crucifixos e acessórios em formatos de morcego, caixões e caveiras. Usam sapatos e botas com plataformas.
Classic Lolitas: é um estilo de Lolita mais maduro e sofisticado, focado nos estilos barroco e rococó. Usam cores mais sóbrias, nem tão escuras como as da Gothic nem tão claras como as da Sweet. As estampas e acessórios são mais adultos e detalhados.
Punk Lolitas: adicionam elementos da cultura punk ao vestuário Lolita, como estampas xadrez, gravatas, alfinetes, buttons, correntes e cortes de cabelo mais curtos.
Ouji ou Kodona: é a versão masculina das Lolitas, também inspirado pelo que os meninos da era Vitoriana vestiam, como calças curtas, camisas, meião, cartolas, mas muitas meninas Lolitas adotam esse estilo.