Haydaru

Olá, estamos de volta (eu e a Vicky) para mais uma review dessa série eletrizante que é Arcane. Chegamos ao terceiro ato, e vamos ver o desfecho da história. Este artigo contém spoilers, então, se você não ainda não assistiu, nossa recomendação é que vá assistir antes de ler!

Depois de me acalmar, venho aqui dizer que essa série é a melhor coisa que a Riot já produziu até hoje, e digo mais: para superar isso aqui, vai ser muito, mas muito difícil. Depois do que eu vi nesses últimos três episódios digo com toda a certeza: a Riot acertou! Mais uma vez, temos que dar crédito para a escolha de trilha sonora dessa série que em todas as cenas de luta nos deixa completamente maravilhados. O pequeno clipe no começo do episódio com o cantor que dá a voz ao personagem Ekko no jogo foi uma coisa muito genial e também a animação, que nem tenho mais o que dizer: a qualidade está realmente incrível. Logo no começo do ato 3 ja vemos Ekko novamente, agora mais velho e líder dos fogolumes. Gostei muito do desenvolvimento do personagem, e a estética que deram pra ele me lembrou muito o personagem na Truedamage: muito carismático, ganhando quem está assistindo quando tem tempo de tela na série.

Vicky

O ato 3 de Arcane está cheio de tantos momentos importantes que eu não consigo pensar em uma única cena que eu possa falar em detalhes que não vão revelar spoilers do enredo. Por mais que muitos dos conflitos que marcaram esta história ao longo dos atos anteriores sejam mais explorados aqui, um dos elementos chaves desse ato final é a interação dos personagens de um modo que não havia sido mostrado antes.

Ter Vi juntamente com Ekko foi ótimo, mas ver o refúgio fogolumes que ele ajudou a criar é extremamente inspirador! Ekko adulto se tornou um líder honrado e diligente, firmemente baseado nas lições que aprendeu no passado com Vander e Vi. Tem dois diálogos que ele tem com o mesmo personagem (Heimerdinger), que, para mim, são perfeitos. Vou colocá-los abaixo para compartilhar com vocês, pois eles sintetizam e retratam bastante a desigualdade de Piltover e Zaun.

Heimerdinger: Como você conseguiu realizar tanto com tanta rapidez? Ekko: Você ficaria surpreso com o que pode fazer quando sua vida depende disso.

Ekko: Não é suficiente dar às pessoas o que elas precisam para sobreviver, você tem que dar a elas o que elas precisam para viver.

Haydaru

A luta de Jinx e Ekko na ponte – com aquela trilha sonora e a animação com pequenos flashbacks dos personagens quando eram criança – foi incrível, pois teve uma carga emocional muito grande ali, de dois antigos amigos lutando, um de cada lado. Com o conselho descobrindo a traição de Marcos, Vi e Caitlyn tentam abrir os olhos de todos para o verdadeiro inimigo, porém, com medo de um ataque vindo de Zaun, tudo isso leva o conselho a buscar uma solução diplomática, mesmo as duas dizendo que isso não iria funcionar com Silco. Enquanto Piltover está com medo, em Zaun tudo está um caos com os barões químicos em uma pequena guerra civil pelo controle da cidade, pois não acreditam que Silco estava em condições de continuar no comando depois dos eventos que ocorreram nos primeiros atos da série.

Vicky

Apesar de como as peças se movem no enredo, no final do dia, as estrelas de Arcane ainda são Jinx e Vi. As ações realizadas pelas irmãs são as mais marcantes, impactantes e dolorosas. As questões da luta de classes que são abordadas não tiram que o verdadeiro foco da história é sobre as pessoas: o quanto nossos traumas podem manipular a forma como vemos o mundo, como somos moldados por nossas experiências pessoais, como entendemos esse mundo, as partes que conhecemos e as partes que somos levados a acreditar que conhecemos.

Haydaru

Jinx, que estava gravemente ferida depois da luta com Ekko na ponte, é levada até Singed, que pra salvar sua vida injeta uma variante de cintila na personagem, o que a deixa ainda mais insana e fora de controle e também explica o porque da cor dos olhos (roxos) que ela tem no jogo. Quando Vi convence Jayce a ir atrás de Silco, vemos duas coisas que conhecemos muito bem em League of Legends: o martelo do personagem Jayce e as manoplas Hextec, que são usadas por Vi no jogo. Isso foi muito legal pois são exatamente iguais, ate mesmo as skills usadas pelos dois durante a luta que tiveram em Zaun, e também os inimigos usando o Quimiotanque turbo, outro item do jogo que foi um prato cheio para os jogadores.

Vicky

Jinx é uma personagem vítima de suas próprias circunstâncias, que foram distorcidas, se sentindo sempre traída e como se a cada passo que desse ninguém fosse confiável. Ela chega muito perto de se reunir com Vi, mas é sabotada por sua própria mente instável e seu ciúme irracional de Caitlyn, conforme ela se aproximava de quem outrora fora sua família. Este ato final de Arcane é um prólogo para a mente fraturada da Jinx, em que temos um vislumbre mais profundo de seu relacionamento no mínimo problemático com Silco e como ele a tornou uma filha substituta, mas também nota-se um vínculo genuíno (o que não traduzo aqui como um vínculo bom)… Isso pode ser notado em dois momentos bem específicos, mas vou citar por enquanto apenas um, uma reflexão do Silco (você quase poderia sentir pena dele se ele não fosse um psicopata):

Existe algo tão destrutivo como uma filha?

Haydaru

Com a chegada da mãe da personagem Mel, descobrimos que Noxus (outro reino do universo de League of Legends) está em guerra e vieram até Piltover para colocar as mãos na tecnologia Hextec, para transformá-la em arma e usarem a seu favor. Isso levanta uma questão: será que veremos Noxus nas próximas temporadas e a guerra contra Ionia? Várias teorias estão sendo criadas.

Vicky

Uma coisa que eu não esperava era que mãe Medarda (de Mel) aparecesse. Fiquei genuinamente surpresa com o flashback da infância de Mel, que tem uma perspicácia política que impressiona, sendo uma personagem secundária que eu gostaria de ter visto mais (mas nada relacionado a relacionamentos amorosos, e quem viu o segundo ato, sabe do que estou falando). A experiência romântica de Vi e Caitlyn não desapareceu após as interações de flerte do último ato, e elas se aproximam ainda mais.

Embora não haja uma confissão de amor, há muitos momentos em que fica claro que elas são muito mais que amigas: quando elas se abrigam na casa de Caitlyn, as duas na cama deitadas, enquanto Vi conta as memórias de infância e seu “fracasso” em proteger Jinx. Caitlyn, querendo confortá-la, passa um dedo pela sua bochecha ensanguentada, e Vi estende a mão para agarrar sua mão enquanto se abraçam. Jinx até se refere a Caitlyn como namorada de Vi em uma cena, e eu achei adorável!

Haydaru

As cenas de ação continuam sendo as melhores para mim: sangrentas, cinéticas e cheias de movimentos que se encaixam perfeitamente à personalidade de cada personagem. Os momentos principais terminam em flashbacks silenciosos, enquanto os confrontos vão acontecendo. A animação, o diálogo e a química entre todos os seus personagens são excelentes, levando você para o mundo de League of Legends, um feito que poucas adaptações conseguem alcançar. Como a primeira tentativa da Netflix e da Riot Games no universo de League of Legends, é uma estreia triunfante e inteligente, que funciona como um ponto de entrada perfeito para quem nunca ouviu falar da franquia anteriormente.

Vicky

No review da semana passada, nós falamos sobre um caminho em particular que não gostaríamos que fosse trilhado pelo Viktor, que era a construção de sua vilania (e que bom que não caminhou como supomos), mas que soco no estômago foi a trágica morte de Sky, responsável por redefinir sua bússola moral. Sobre Jayce, tem uma cena que representa bem o que penso a respeito do personagem (covarde): é um diálogo que ele tem com Vi em que ela diz para ele:

Você sempre fez parte disso. Você simplesmente nunca teve que olhar nos olhos de uma criança morta. Há mais centenas de onde ela veio, por causa de pessoas como você que enfiaram a cabeça na terra.

Haydaru

No final do ato 3, depois de vários acontecimentos, vemos finalmente o nascimento da verdadeira Jinx, que corta definitivamente seus laços com sua irmã e cria sua arma Fishbones com a gema Hextec. E, com uma trilha sonora incrivel de final de episódio, ela acaba com qualquer possibilidade de paz entre Piltover e Zaun, lançando um míssil contra o prédio onde estavam todos os conselheiros reunidos.

Concluindo o ato 3: simplesmente um absurdo de qualidade de animação! Para mim não precisava de mais nada ali, foi muito emocionante ver o desfecho das protagonistas e de todos os personagens apresentados até aqui, assim como as possibilidades que foram abertas para o futuro de outras temporadas. Adorei Arcane, e recomendo muito que todos assistam.

Vicky

Aquela cena final foi chocante: Jinx atirando em Piltover. Ela decidiu fazer isso depois que Silco morreu quando ela o acertou com um tiro, porque ele ia atirar em Vi, que de certa forma estava tentando trazer a Powder de volta. Em suma: a cena que coloco a seguir é uma das melhores de todas as temporadas, e pela primeira vez eu concordo completamente com Silco: Jinx, você é perfeita.

Não chora. Você é perfeita.

A animação do ato 3 de Arcane continua a entregar visuais fantásticos que impressionam A linha tênue de controle da Jinx sobre a realidade é um dos aspectos mais fortes da série, visualmente falando. É, de forma geral, uma história perfeitamente executada. É incrível ver as lores e pequenas teorias da comunidade de LoL virarem uma animação tão bem feita, ver o nascimento de personagens lendários e conseguir entender a profundidade deles é surreal.

O que eu espero de uma segunda temporada?

  • Desenvolvimento do Viktor e do Singed;
  • Warwick aparecendo;
  • Vi se tornando policial e se juntando a Piltover;
  • Beijo da Vi e da Caitlyn (a fanfiqueira que habita em mim saúda quem adora uma fanfic também).

E sim, já temos o anúncio oficial dessa segunda temporada! Confira o teaser oficial e deixe nos comentários o que vocês acharam desse episódio final e também as expectativas que estão tendo para a temporada seguinte.

Haydaru

Pensa que acabou? Ainda tem mais, e vocês vão poder conferir mais alguns detalhes na coluna Shinkansen Otaku, da Vicky, onde iremos trazer mais algumas informações para vocês.