Olá, jovens gafanhotos! Arrastando correntes, invadindo sonhos e comendo todos os seus doces, Tuzi volta essa semana trazendo algumas histórias sobre fantasmas tailandeses. Então, acenda a luz, cubra os pés e vamos descobrir mais sobre esses fantasminhas!

Coelha informa: alguns assuntos tratados neste artigo podem conter temas sensíveis para algumas pessoas, como necromancia, paralisia do sono e cocô. Recado dado, vamos aos arrepios!

Terra dos fantasmas

Em seu nome, a Tailândia carrega o significado de terra livre ou terra da liberdade, porém, para aqueles que possuem um gosto pelo sobrenatural, este país pode ser sinônimo de fantasmas assustadores!

Não é segredo para aqueles que gostam de filmes de terror ou mesmo só os contos que o leste asiático possui muitas histórias de fantasmas assustadores. Dentre esses países, Japão e Tailândia reinam com seus contos muitas vezes macabros.

Hoje, vamos conhecer três fantasmas tailandeses, famosos em sua terra e que têm a fama de ser tão aterrorizantes para os nativos, que a simples menção deles pode trazer azar!

Kuman Thong

Para muitas pessoas — coelha inclusa —, nada é mais assustador do que crianças fantasmas. Diga-se de passagem, essa variação tailandesa é particularmente assustadora. Na Tailândia, além do budismo e outras crenças orientais, também é comum a prática de animismo e necromancia, e Kuman Thong é a junção dessas duas.

Existem diversos tipos de curandeiros, dentre eles os praticantes de necromancia. Esses “xamãs necromantes” criam Kuman Thong quando fetos natimortos são retirados cirurgicamente de suas mães. Após um ritual — que esta coelha não irá descrever aqui —, eles são deixados em um santuário.

Diz-se então que o curandeiro necromante adota os fantasmas desses bebês como seus filhos e eles seguem suas ordens, contanto que seja mantido feliz quando colocados comida e brinquedos em seu santuário. Deixar de mantê-lo entretido ou feliz fará com que seus mestres sejam atormentados por um comportamento poltergeist, como porta batendo e o som assustador de crianças fantasmas rindo.

Apesar do histórico obscuro, muitos dizem que tais práticas são quase inexistentes hoje em dia. Todavia, uma vez feito o ritual, o fantasma perdurará e assombrará quem estiver com a posse do que ele um dia foi.

Phi Am

Para aqueles que já sofreram ou ainda sofrem com paralisia do sono, é difícil se desvencilhar da crença de que tal situação pode ser causada por um fantasma ou outra coisa sobrenatural. Na Tailândia, acredita-se que a paralisia do sono é causada por Phi Am.

Phi Am é uma fantasma que se senta no peito das pessoas enquanto elas dormem. Ela rouba seu fôlego, tornando-o incapaz de se mover, mas o mantém ciente de tudo ao redor; ela causa desconforto, e às vezes até a morte. Todavia, dizem que há uma forma de combater seus ataques noturnos.

Phi Am é um fantasma que não ataca mulheres; por conta disso, aqueles que acreditam em sua existência costumam passar batom quando boatos sobre suas aparições noturnas se tornam constantes.

Phi Kee

Descontraindo um pouco – ou será que não? -, vamos conhecer um fantasma com gosto peculiar para assombrar.

Kee, em língua nativa, pode ser traduzido como cocô; Phi Kee, no caso, é um fantasma que ocupa banheiros. Se você perceber que o banheiro que normalmente usa — ou um aleatório que você encontre nos casos de alta necessidade — está sendo assombrado por esse fantasma, inicialmente é necessário pedir permissão para usar o local.

Se o banheiro for o da sua casa, nesse caso, você pode até compartilhar um pesadelo ou dia ruim que teve recentemente; ao ouvi-lo, Phi Kee será generoso o suficiente contigo e fará com que o seu azar seja removido através de seus excrementos.

Pensando bem, ele pode não ser o mais assustador dos fantasmas. Quem sabe, se você estiver naquele momento de ligação com a paz da natureza primitiva, seja até legal ter com quem conversar.


Por hoje é só, jovens gafanhotos! Vejo vocês em breve!