Tuzi, da Lua, diz: Olá, jovens gafanhotos! Hoje a coelha traz curiosidades sobre os Kami! Juntos vamos descobrir um pouco mais sobre essas deidades xintoístas e desvendar o significado da existência delas!

Kami

Kami é a palavra japonesa usada para se referir a entidades com poderes sobrenaturais. Todavia, diferente de outros seres sobrenaturais japoneses, é atribuída a essas entidades um status de deidade. Sendo assim, a palavra kami acaba por muitas vezes sendo relacionada à palavra deus ou deuses no Ocidente.

Kami (神 em japonês) vem do ideograma 神 nas palavras ‘seishin’ (精神 mente, espírito) ou ‘shinsen’ (神 eremita chinês com poderes sobrenaturais).

Por ser uma palavra relacionada ao xintoísmo e por essa religião ser politeísta, há diversos tipos de Kami. Esses deuses estão relacionados a muitas coisas: desde estações do ano a rios, lagos, fenômenos sobrenaturais, entre outros.

Inari Ōkami

Sendo conhecidos como uma manifestação do musubi (energia primordial do universo), os Kami podem ser bons ou maus, assim como ter características positivas e negativas.

Kami são considerados uma espécie de incorporação da natureza, mas dificilmente são tangíveis. Acredita-se que eles habitam um mundo espelhado ao nosso chamado de shinkai (mundo dos Kami).

Para mortais conseguirem acessar o shinkai, eles precisam estar em harmonia com tudo que existe, somente assim serão capazes de encontrar o kannagara no michi (o caminho dos Kami).

Há um Kami para tudo

Há uma imensa variação de Kami ligados a todo tipo de fenômenos ou situações. Inicialmente, assim como em diversas culturas, eram criados para explicar fenômenos da natureza e coisas que antigamente possuíam um caráter extraordinário e misterioso.

Por conta disso, encontramos Kami relacionados ao Sol e à Lua, como Amaterasu e Tsukuyomi, assim como os ligados à chuva, sentimentos, riquezas, sorte, rios, florestas e colheitas. Montanhas, em geral, são consideradas sagradas pelos japoneses e tidas como moradias oficiais de Kami.

Monte Fuji: Konohana Sakuya Hime é a deusa do monte Fuji

Entre os deuses mais conhecidos, temos como exemplos os já citados Amaterasu e Tsukuyomi. Assim como também há:

  • Shinigami: deus da morte
  • Ame no Uzume: deusa do amanhecer e da alegria.
  • Susanoo: deus da tempestade.
  • Raijin: deus dos raios.
  • Fujin: deus do vento.
  • Inari: deusa do arroz e das raposas.

Peculiarmente, alguns mortais também podem ser considerados Kami dentro do xintoísmo. Pessoas que realizaram grandes feitos podem ser elevados ao status de kami, o que é raro de acontecer. Entretanto, heróis antigos já foram vistos assim, principalmente imperadores, pois estes eram considerados descendentes diretos de Amaterasu.

Tuzi, da Lua, diz: E por hoje é só, jovens gafanhotos! Semana que vem eu retorno com mais! Por agora, aventurem-se nas nossas matérias e acompanhem a programação da Rádio J-Hero! Esta que é sempre do seu jeito, do seu gosto!