Tuzi, da Lua, diz: Olá, jovens gafanhotos! Em clima de festas e fim de ano, todos acabamos tendo algum desejo por sorte e atrair coisas boas, principalmente depois deste 2020. Então, com vontade de desejar toda a boa sorte do mundo para vocês, esta coelha que vos fala resolveu trazer algumas curiosidades sobre um item fofo e sortudo: o Maneki Neko!

O gato da boa sorte

Provavelmente, muitos de vocês já viram um gatinho, de cores variadas, com uma ou duas patinhas levantadas em animes, doramas ou lojinhas asiáticas. Famoso desde o período Edo (1603–1867), o Maneki Neko nada mais é do que uma pequena estátua de um gato da raça bobtail japonês que atrai bons presságios.

Traduzindo-se literalmente como gato que convida (招き猫), o Maneki Neko geralmente é uma pequena estátua de cerâmica com uma patinha erguida chamando aqueles que o dão atenção. Símbolo de boa sorte e bons presságios, acredita-se que mantê-lo em casa ou na porta de um comércio atrai bonança e clientes.

Entretanto, de onde vem tanta boa sorte desse gatinho? Ora, dos hábitos felinos e, obviamente, dos contos que o cercam! Há muitas histórias que são contadas na Ásia, em geral, sobre a boa sorte do Maneki Neko, uma das mais famosas sendo sobre como ele salvou um nobre guerreiro.

A Lenda do Templo Gōtokuji

Conta-se que, em um dia de chuva tempestuosa, um sacerdote do templo Gōtokuji, em Tóquio, sentou-se do lado de fora do santuário em uma área coberta e compartilhou uma simples refeição com seu gato. Por conta disso, ambos puderam avistar quando um samurai, tentando proteger-se da tempestade, abrigou-se debaixo de uma árvore.

O samurai, cansado, voltou sua atenção para o templo onde viu o sacerdote e seu gato, o pequeno animal sentado com uma patinha erguida parecendo chamá-lo. O nobre guerreiro, sendo cativado por tal gesto, seguiu em direção ao templo imaginando que o gato realmente estava o chamando.

Assim que se viu a salvo no templo, um raio atingiu a árvore que estava momentos atrás. Acreditando que o pequeno felino havia salvado sua vida, o samurai, como agradecimento, fez do templo Gōtokuji um local de culto de toda sua família. Sendo assim, o samurai também recompensou o sacerdote e ajudou o templo a prosperar.

Quando o gato do sacerdote morreu, foi enterrado em um cemitério especial, e, como homenagem, uma estátua foi criada à sua semelhança, iniciando, assim, a imagem do gato de sorte que conhecemos atualmente.

Em relação aos hábitos felinos, segundo a Wikipédia:

O gato é um animal tão sensível que pressente a chegada de uma pessoa ou quando uma chuva se aproxima. Essas mudanças em sua rotina o deixam inquieto. Então, ele começa a dar voltas ou esfregar sua face, pois, esse tipo de comportamento o tranquiliza. Daí surgiu a história de que se “o gato esfrega a face, é sinal de chuva ou de visita”.

Cores, acessórios e patas

Cada cor do Maneki Neko tem um significado especial, ou seja, é voltado para um tipo de sorte diferente.

  • Maneki Neko branco: traz sorte e felicidade;
  • Maneki Neko preto: afasta os maus espíritos;
  • Maneki Neko dourado: traz riqueza e prosperidade;
  • Maneki Neko prateado: traz saúde e longevidade;
  • Maneki Neko rosa: sucesso no amor e nos negócios;
  • Maneki Neko verde: traz sucesso acadêmico e profissional;
  • Maneki Neko amarelo: traz boas amizades e relacionamentos;
  • Maneki Neko vermelho: protege contra os espíritos malignos e doenças;
  • Maneki Neko azul: ajuda a realizar os sonhos.

Assim como as cores, tanto as patas levantadas quanto os adereços do gatinho também têm significados especiais e atraem diferentes tipos de sorte.

  • Pata direita levantada: traz sorte e fortuna
  • Pata esquerda levantada: traz mais clientes ou visitantes
  • Com as duas patas levantadas: traz sorte em dobro
  • Com sino de ouro: traz sorte, proteção e prosperidade
  • Com lenço vermelho: chama a atenção e traz boas energias
  • Com moeda de ouro: ajuda a manter a riqueza material

Curiosidade

Há a superstição de que, se você passar a mão nas orelhas do Maneki Neko diariamente, fará com que você tenha um bom dia. Outras crenças sugerem que o Maneki Neko com a pata direita levantada seria o melhor para as residências e uso pessoal.

A cidade de Seto, em Aichi, no Japão, é conhecida como a cidade do Maneki Neko. Nela podemos encontrar o museu do Maneki Neko, assim como um templo, como o de Tóquio, e um dia especial: o Maneki Neko no Hi. em 29 de setembro. O Maneki Neko no Hi (招き猫の日) é o dia em que é comemorado o Maneki Neko Matsuri, um festival especial dedicado ao gato da boa sorte.

Tuzi, da Lua, diz: Então, jovens gafanhotos, qual Maneki Neko vocês gostariam de ter? Esta coelha já tem o dela! Agora, hora de se aventurar nas outras matérias da J-Hero, e não se esqueçam de acompanhar a programação da Rádio J-Hero! Esta que é sempre do seu jeito, do seu gosto!