Pular o menu
 

Toku Novely

Análise e recomendação: Jiban

:: 2 minutos de leitura

Agora oficialmente com coluna própria, hoje vou falar sobre um metal hero muito bom, a pedido do nosso DJ Janelas!

GabyAutor(a)

Kidō Keiji Jiban, mais conhecido no Brasil como Policial de Aço Jiban, é uma série de Tokusatsu da franquia Metal Hero que foi ao ar em 1989 e 1990 no Japão. E a partir de 1990 pela nossa querida e extinta TV Manchete. Ao todo foram ao ar 52 episódios, mas no Brasil só foram ao ar 50 na época.

Uma rápida curiosidade: Jiban foi inspirado numa série famosa nos Estados Unidos na época, que era Robocop.

Sinopse

O policial Naoto Tamura sacrificou sua vida para derrotar um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu e foi reconstruído como o Policial de aço Jiban, passando a combater o grupo maligno liderado pelo Doutor Jean Marrie.

Personagens e seus atores

  • Naoto Tamura/Jiban – Shōhei Kusaka;
  • Yōko Katagiri – Michiko Enokida;
  • Ayumi Tamura/Igarashi – Konomi Mashita;
  • Dr. Jean Marie – Leo Meneghetti;
  • Dr. Kenzō Igarashi.

Um pouco sobre a história dos personagens

Naoto Tamura – Jiban

Policial no departamento de Tóquio, na cidade central. Sua vida foi mudada quando a deu para salvar de uma pessoa, sendo ressuscitado e reconstruído para se tornar o Policial de Aço Jiban. Naoto, para se diferenciar do Jiban, finge ser um policial atrapalhado.

Yōko Katagiri

Trabalha no mesmo departamento de polícia que Naoto Tamura, sendo sua superior e mantendo uma relação de afeto. É uma policial invocada e que não leva desaforo para casa, sempre ajudando o Jiban contra as forças do Biolon.

Dr. Kenzō Igarashi

Mentor do plano Jiban. Antes de morrer, ele bolou um plano para destruir o Biolon: seu plano era criar e ressuscitar Naoto e criar o Jiban.

Testemunho sobre o Jiban do nosso querido DJ Janelas

Em meados dos anos 90, eu e boa parte das crianças daquela época conheceram Jiban. Na escola, logo na entrada, o assunto era o episódio do dia anterior, e nos divertíamos muito com essas conversas… Mas, em um dia seguinte do que seria o episódio mais aterrador até o momento, nosso assunto foi: “Você viu? O Jiban morreu… Cortaram-lhe o braço e apagaram-lhe o símbolo da justiça. Esse inimigo, Madogarbo, é imbatível”. Ainda bem que logo mais o policial de aço Jiban voltou dos mortos! Agora, fazendo uma reflexão rápida, seria Jiban um zumbi? Enfim, esse herói marcou uma época e encheu de alegria os corações das pessoas humanas nos anos 90. Bons tempos…

Minha opinião sincera: mesmo não gostando muito de metal hero, eu recomendo ele pela história, que é nostálgico.

Curtiu o Janelas? na virada de sexta para sábado à meia noite, convido vocês para ouvir nosso DJ Janelas no seu programa Hora do Terror aqui na Rádio J-Hero!

Tags

Compartilhar

  • Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Telegram
Você precisa ativar seu JavaScript para acessar os comentários...
Voltar ao topo