Em 2021, fiz a indicação de um k-drama, Beleza Verdadeira (True Beauty), que foi baseado em uma webtoon de mesmo nome. Retornando com minha coluna, Shinkansen Otaku, voltarei a falar sobre ele em um formato diferente, pois Beleza Verdadeira foi adaptado para anime, eu assisti e, hoje, trago as minhas impressões.
A história de True Beauty gira em torno de uma jovem que, na adolescência, dominou a arte da maquiagem para se transformar em uma deslumbrante “deusa”. Ela fez isso para combater o bullying e a discriminação que sofria devido a sua aparência.
Enredo
Cansada de ser menosprezada por sua aparência pouco atraente, a estudante do ensino fundamental Lim Jugyeong recorre aos poderes transformadores da maquiagem. Primeiro, ela experimenta BB cream, batom e delineador; depois, começa a usar rímel, cola dupla para pálpebras e lentes de contato coloridas. Antes que ela perceba, Jugyeong deixa de ser uma garota que é intimidada por sua feiura para ser elogiada como uma beldade de alta classe. Constantemente cercada por aqueles que adoram sua aparência de deusa, Jugyeong agora pode viver uma vida mais do que confortável na escola — ela simplesmente tem que manter seu rosto sem maquiagem em segredo.
No entanto, tudo muda quando o novo aluno transferido, Lee Suho, entra em sua vida. O belo Suho não apenas se torna imediatamente popular entre seus colegas, mas em um encontro casual, ele também se torna o único colega de classe de Jugyeong a ver seu rosto por baixo da maquiagem. Com sua reputação em jogo, Jugyeong deve fazer o que for preciso para esconder a verdade sobre sua aparência do resto de seus colegas. Mas quanto mais tempo ela passa com Suho, mais Jugyeong se questiona se a verdadeira beleza de alguém reside apenas na aparência.
O projeto é produzido pelo Studio N, que produz séries baseadas em webtoons e web novels, e pela Cocktail Media. O anime está recebendo elogios por seus temas cativantes de abertura e encerramento. A música de abertura, My Highlight, é uma melodia alegre, cantada por Jo Yu-ri. O tema de encerramento é What You Wanna Do, de MADDY (vou colocar no final do texto para vocês conhecerem).
Minhas impressões
Assim que comecei a assistir, pensei em desistir. Apesar de ter amado o dorama, achei que a velocidade em que as coisas iam acontecendo era muito intensa. Os 25 minutos de exibição pareceram uma apresentação de seminário na universidade em que os integrantes do grupo estão sem tempo, e começam a colocar vários tópicos ao mesmo tempo 😆. O que, em minha opinião, faltou nesse início, foi uma carga dramática, a mesma que me fez ter empatia pela protagonista anteriormente.
A primeira impressão é que a direção não foi capaz de sair do óbvio, embora seja ótimo ver mais webtoons recebendo oportunidades de ganhar uma adaptação de anime. Porém, o primeiro episódio de True Beauty entregou pouco, um material sem brilho; um pouco mais de roteiro provavelmente faria com que as pessoas se simpatizassem com a personagem de Jugyeong, especialmente porque True Beauty põe em jogo duas questões importantes: as expectativas de padrão de beleza – sobretudo na sociedade coreana – e as jornadas de vingança de uma protagonista injustiçada.
De forma geral, até o sétimo episódio, o ritmo foi um grande problema. Se eu fosse fazer uma outra comparação, diria que é como se eu estivesse assistindo a um vídeo de speedrun de videogame no YouTube com a rapidez com que as coisas aconteceram. E em resumo é isso: ritmo e estrutura de história ruins. A série não tem conseguido lidar com o tempo de forma adequada. Não quero dar spoilers dos acontecimentos, mas citando sem maiores detalhes dois deles, os esforços de resgate de Suho e Seojun ao incidente do acidente de carro de Suho, a maioria dos cenários que deveriam ser emocionantes ou tristes acaba sendo totalmente histérica!
Isso me deixou triste pois esse ritmo acelerado está impedindo que uma história maravilhosa e impactante seja contada; os produtores não conseguiram encontrar uma maneira de entregar detalhes ao público de forma constante. O fenômeno global que deixou metade do mundo em choque com sua abordagem interessante sobre um assunto sério e personagens encantadores não repete aqui a fórmula de sucesso, e realmente está sendo decepcionante!
Considerações finais
True Beauty traz um tema que não pode deixar de ser retratado: o bullying, que é um dos responsáveis pelo alto índice de suicídio na Coreia do Sul. Sem dúvida, a protagonista traz uma mensagem importante e uma pergunta: Afinal, o que é a beleza verdadeira? É necessário parar de enxergar as pessoas somente pelo seu exterior. E embora as críticas que fiz anteriormente a adaptação sejam válidas, convido vocês a conhecerem a obra original e o k-drama derivado dela, que com certeza poderão ter uma experiência mais imersiva e agradável.