Olá, meus amores, todos bem? Se ontem embarcamos em um trem-fantasma, hoje nossa viagem nos levará a refletir sobre nosso interior, numa jornada de autoconhecimento. Estão prontos para mais uma indicação de dorama (sim, eu continuo na minha saga de maratonar vários e assinei uma plataforma oficial só para poder acompanhar todos)?

Beleza Verdadeira (True Beauty) é um k-drama baseado em uma webtoon de mesmo nome. Ele é estrelado por Moon Ga-young, Cha Eun-woo, Hwang In-yeop e Park Yoo-na. Não cheguei a ver o webtoon, então vou falar exclusivamente do dorama. São 16 episódios em que temas como luto, suicídio, bullying, agressão familiar, autoestima baixa, ansiedade e crise de pânico são abordados nesta que é uma comédia romântica, com direito a triângulo amoroso.

Sinopse

A série conta a história de uma garota que tem uma aparência fora dos padrões da sociedade coreana. Im Jungyeong torna-se bastante popular depois de aprender a se maquiar por meio do YouTube. Por isso, passa a não mostrar o seu rosto sem maquiagem para ninguém, por causa de sua insegurança, por se achar feia. A única pessoa que a viu sem maquiagem é Lee Suho, um jovem bonito com um passado sombrio. Com isso, os dois tornam-se amigos por terem gostos em comum…

A história fala sobre encontrar a beleza verdadeira, e é muito interessante a abordagem e desenvolvimento que o dorama faz, sem o reforço do discurso da necessidade de se adaptar a determinados padrões. Percebemos como é problemática a relação dos coreanos em relação a um padrão surreal de beleza: desde criança a protagonista sofre com questões da aparência antes mesmo de saber o “significado” do que é bonito, e vemos como traumas são ocasionados ao longo da vida dela devido a sua aparência e como isso a afeta no âmbito escolar, familiar e pessoal.

Após sofrer vários tipos de bullying (físico, verbal, social, psiológico e moral), a protagonista decide que vai mudar sua vida, descobre o poder da maquiagem nos tutoriais de YouTube, passa por uma transição muito significativa na aparência e acaba se tornando a garota mais bonita e popular, porém essa beleza é apenas uma máscara que ela não quer tirar.

No decorrer do dorama, vamos vendo que ela não está verdadeiramente feliz com sua popularidade, com sua máscara, passando a lidar com algumas situações complicadas para não revelar o segredo de que não tem um “rosto perfeito” como um triângulo amoroso, o receio de perder os amigos por causa de sua aparência real, a angústia que ela vive com medo de ser descoberta e perder o que havia conquistado.

Alguns gatilhos

Apesar de ser conduzido de forma leve, o dorama tem alguns gatilhos, e um dos principais é a temática de suicídio (aqui tem alguns spoilers, então caso não se sinta confortável, você pode pular essa parte).

A crueldade que a protagonista sofre com o bullying é tão grave que chega ao ponto de fazê-la pensar em tirar a própria vida. Porém, ela se arrepende instantes antes de ser salva por um garoto que não conhecia e, por ter perdido os óculos no salvamento, ela não conseguiu enxergar direito o rosto dele. Nessa parte tem um dos diálogos que acho um dos mais significativos de todos, e do qual vou trazer uma frase pra vocês:

Alguém pode viver para sempre em culpa por não poder te salvar. Sabia? Não há nada que você possa fazer por uma pessoa morta. Portanto, não morra.

A morte de um ídolo de k-pop, Yoon Se-yeon, vai ser bastante mencionada em vários momentos e é algo importante para a história e para essa cena supracitada, mas não vou fazer muitos comentários para não tirar a experiência de quem vai assistir.

Coisas que me chamaram a atenção

Beleza Verdadeira é aquele dorama que já te prende no primeiro episódio. Sofri muito com o que a protagonista passa por não se encaixar nos padrões da sociedade. É um teen drama muito bom, que me fez rir, suspirar com os personagens, nós vemos eles amadurecerem, descobrirem mais sobre si mesmos, o que realmente querem. Vemos a força surgindo de suas vulnerabilidades e também descobrimos que não é problema quando a vulnerabilidade abraça a força. São problemas reais e presentes não apenas na Coreia e isso só reforça a importância da mensagem que o dorama tem que a vida está além das aparências.

Considerações finais

Não esperem romances tórridos nem cenas quentes. Cada beijo merece comemoração porque a gente torce para que aconteça — e eles demoram, mas quando acontecem, a gente ama! É muito bonito ver os sentimentos sendo contruídos e expressados em ações. Se for o tipo de história que te atrai, recomendo que assista. Se não for, recomendo que dê uma chance! Se tiverem outras sugestões de k-dramas nesta linha fofinha com conteúdo, deixem nos comentários pra eu assistir pois estou amando minha vida de dorameira.

Ficha Técnica

  • Título: Beleza Verdadeira
  • Episódios: 16
  • Ano: 2020
  • Gênero: romance, comédia, slice of life, amadurecimento
  • Emissora: TVN
  • Onde assistir: Viki
  • País: Coreia do Sul