O cinema asiático vem crescendo cada vez mais e entregando ótimas produções, e hoje temos mais obras estreando nos cinemas e serviços de streaming no ocidente, se tornando fenômenos de audiência e sendo extremamente aclamados pela crítica. Hoje, aproveitando a data comemorativa de Halloween, irei indicar três filmes de terror intensamente perturbadores (e já adianto que teremos uma parte 2 em breve com mais indicações do gênero)!

A Médium

De Banjong Pisanthanakun, mesmo diretor do filme clássico Espíritos – A Morte está ao Seu Lado de 2004, é uma coprodução entre Tailândia e Coreia do Sul. O filme é um terror sobrenatural no estilo mockumentary, que simula as características gerais de um documentário!

Sinopse

Uma médium famosa no norte da Tailândia percebe os comportamentos cada vez mais sinistros de sua sobrinha. Tudo indica que ela esteja possuída por uma entidade maligna. Mas, nada preparava a médium para a realidade.

No filme, acompanhamos uma equipe de televisão que está fazendo uma reportagem sobre xamanismo em uma região no interior da Tailândia. Durante a entrevista com uma médium da região, eles se deparam com uma historia familiar que decidem investigar. A Médium enfatiza a mitologia, seja através dos depoimentos de Nim (Sawanee Utoomma) ou das imagens de rituais (oferendas, orações etc.). Com esses testemunhos, o cineasta Banjong Pisanthanakun fornece ao espectador as informações sobre um universo bastante particular e, ao mesmo tempo, acerca de como cada peça se encaixa nele. Nim foi obrigada a aceitar um destino não cumprido pela irmã primogênita, mas atualmente parece viver em acordo com o fato de ser a hospedeira da entidade reverenciada na região. O enredo do filme segue sendo extremamente perturbador, mantendo a inquietação, mesclando a preparação dos cenários (reais, psicológicos, emocionais) com as demonstrações extremas de brutalidade.

Impetigore

Impetigore é um filme de terror indonésio de 2019 escrito e dirigido por Joko Anwar e estrelado por Tara Basro.

Sinopse

Depois de sobreviver a uma tentativa de homicídio na cidade, Maya parte em uma jornada para desvendar o mistério relacionado ao incidente que quase tirou a sua vida. Com sua amiga Dini, Maya retorna para a aldeia em que nasceu sem saber que a comunidade tem tentado localizá-la e matá-la para acabar com uma maldição que assola a localidade há anos. Quando ela começa a descobrir a realidade nefasta de seu passado e a história de seus pais, Maya percebe que terá muitos problemas por estar inserida numa conjuntura potencialmente mortal.

É uma obra que em boa parte de sua exibição consiste no terror clássico, mas que consegue promover uma diferenciação em relação ao convencional, com destaque para sombrias e obscuras florestas, que são palco de um ambiente pavoroso, juntamente com movimentos de câmera incomuns, a presença da “casa mal-assombrada” e uma trilha sonora perturbadora, além da utilização importante de elementos culturais do país, como o wayang, que é uma espécie de fantoche de sombras! O desenvolvimento da narrativa, ao contrário do que o título pode sugerir por conter a palavra gore, não tem cenas extremamente sangrentas, e seu maior investimento é na montagem de uma atmosfera ameaçadora. O maior ponto positivo da obra é que ela consegue agradar ao público que gosta de inteligência e quem gosta apenas de pular de susto.

Marcas da Maldição

Marcas da Maldição (Incantation) é o mais recente e o segundo filme taiwanês desra lista. Dirigido por Kevin Ko e lançado em 2022, o longa se tornou o filme de terror taiwanês de maior bilheteria!

Sinopse

Li Ronan quebrou um tabu religioso e acabou sendo amaldiçoada há seis anos. Agora ela precisa proteger sua filha.

Um grupo autodenominado “Os Caça-Fantasmas” que serve para desmascarar pseudocasos sobrenaturais e expor em seu canal no YouTube se envolvem em algo que não era uma farsa e acabam morrendo bizarramente, deixando viva não apenas uma jovem mãe que participava do grupo, como sua pequena filha que nasceu logo após o ataque! Essa menininha é a que vai pagar pelo erro dos outros, quando recai a maldição. Eu não quero tecer muitos comentários para não dar spoilers, mas a reta final do filme acaba criando uma ideia de discussão sobre maternidade compulsória que é bem interessante!


Essas foram as indicações de hoje! Vocês já assistiram algum desses filmes? Deixem nos comentários sugestões para eu assistir.