Olá, caros viajantes deste trem desgovernado! Hoje irei trazer para vocês as minhas impressões do segundo episódio do anime Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury! Desta vez, trarei spoilers logo de cara, então se você ainda não assistiu, assista e depois volte aqui!

Sinopse

Ano 122 A.S. (Ad Stella).

Uma era na qual uma multidão de corporações chegou ao espaço e construiu um amplo sistema econômico. Uma garota solitária do distante planeta Mercúrio se transfere para a Escola de Tecnologia Asticassia, gerida pelo Grupo Beneritt, que domina a indústria de trajes móveis (mobile suits).

Seu nome é Suletta Mercury. Com uma luz escarlate queimando em seu coração puro, esta garota caminha, passo a passo, por um novo mundo.


Suletta Mercury (Kana Ichinose) venceu seu duelo de Mobile Suit contra Guel Jeturk (Yōhei Azakami), mas logo se encontra sob custódia das autoridades. Eles acreditam que seu Aerial Mobile Suit é um Gundam, e a tecnologia Gundam é proibida. Se Suletta for considerada culpada, Aerial será demolida e ela será expulsa da Escola de Tecnologia Asticassia. Sua única esperança está em sua nova noiva, Miorine Rembran (Lynn).

Apesar de a franquia Gundam ser conhecida por maravilhosos designers de mecha e épicas batalhas espaciais, ela também explora problemas sociais como em The Cursed Mobile Suit, em que vemos as corporações que há na galáxia e como isso afeta em vários níveis todas as situações. Quando as outras corporações descobrem que Aerial vem de Mercúrio, eles ficam chocados que este planeta foi capaz de construir um Mobile Suit com armamento tão avançado. E Miorine acaba confrontando o pai sobre a influência injusta que ele tem em sua vida, ao que ele responde com um discurso sobre como só quem tem poder merece moldar o mundo.

Miorine afirma que não vai se casar com ninguém que seu pai escolher para ela e, ao descobrir que Suletta está confinada, ela invoca um duelo por sua liberdade. Devo dizer que a abordagem desse relacionamento em ascensão está sendo bem construída, pois a paixão com que Lynn interpreta as falas de Miorine parece muito mais com uma garota defendendo a amante do que uma filha enfrentando o pai (vocês também tiveram essa impressão?).

A animação do estúdio Sunrise continua me impressionando: a animação é fluida e expressivamente detalhada, sendo muito realista para uma série focada em robôs gigantes, e sua narrativa vem trazendo camadas cada vez mais intrigantes, mas vale ressaltar para quem é fã de robôs gigantes que – ao que tudo indica – na próxima semana haverá outro duelo de Mobile Suit: Suletta lutando contra o pai de Miorine. Os visuais são de Marie Tagashira, Juri Toida e Hirotoshi Takaya, e a trilha sonora é composta por Takashi Ohmama (Castle Town Dandelion, Mobile Suit Gundam Twilight AXIS). Vamos conferir a seguir alguns detalhes.

Personagens

Suletta Mercury

Uma estudante do segundo ano do departamento de pilotagem, transferida para a escola de Mercury. Suletta é bastante tímida e não tem habilidades de comunicação.

Miorine Rembran

Uma estudante de segundo ano atraente e academicamente distinta no departamento de estratégia de gestão. Miorine é a única filha de Delling Rembran, presidente do Grupo Beneritt e presidente do conselho da escola.

Guel Jeturk

Herdeiro da Jeturk Heavy Machinery, uma das três filiais do grupo, e aluno do terceiro ano do departamento de pilotagem. Guel tem um temperamento áspero e se irrita facilmente.

Elan Ceres

O principal piloto apoiado pela Peil Technologies, uma das três filiais do grupo. Um estudante do terceiro ano no departamento de pilotagem. Elan é uma pessoa taciturna e solitária e tem interesse em Suletta.

Shaddiq Zenelli

Filho adotivo do CEO da Grassley Defense Systems, uma das três filiais do grupo. Um estudante do terceiro ano do departamento de pilotagem que lidera a Grassley House.

Mobile Suits pilotados

Gundam Aerial, pilotado por Suletta

Dilanza, pilotado por Guel

Gundam Pharact, pilotado por Elan

Michaelis, pilotado por Shaddiq

Trilha sonora

Após a transmissão de seu segundo episódio, a conta oficial de Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury no Twitter revelou que a música de encerramento do anime é intitulada Kimi yo Kedakaku Are e está sendo interpretada por Shiyui, uma nova artista que lançou sua conta no Twitter simultaneamente com o anúncio. A música é produzida por Ryo, da banda Supercell, e pode ser ouvida no clipe de abertura sem créditos a seguir:

Uma versão sem créditos do tema de abertura, Shukufuku, de YOASOBI, também foi lançada:

Personagem mascarado

Esta dica eu peguei de um leitor e ouvinte da J-Hero, grande apreciador deste estilo de anime, o MacGaren.

O Mascarado, no gênero mecha, é algo tão antigo quanto o próprio subgênero do qual ele faz parte. Ele nasceu na primeira série Gundam, a de 1979, e parte de uma premissa ilógica: quem deixaria uma pessoa mascarada e de identidade duvidosa se infiltrar em uma instituição militar e ainda ascender nela como um grande líder? É claro que o mascarado pode ser alguém disposto a usar os outros para abrir caminho ou até a sacrificar seus aliados e ao mesmo tempo pode ser admirável por suas capacidades, inteligência ou carisma. Tendo dito isto, trago uma informação que não é spoiler, mas que pode ter passado despercebido: se você escutar a voz da mascarada, é a mãe da Suletta! (a cena em que ela mostra o braço confirma ser ela)! Pelo jeito, ela ela tem algo planejado, pois não iria jogar a filha dela em um foguete e talvez ela já esteja começando a manipular as pessoas!

Concluindo

No geral, o episódio foi ótimo. Não teve muito de ação, mas muita coisa está posta em jogo, e estou ansiosa para o que vem a seguir!


Mobile Suit Gundam: The Witch From Mercury está disponível para transmissão no Crunchyroll. Novos episódios estreiam aos domingos.