Olá, caros viajantes deste trem desgovernado! Hoje irei trazer para vocês as minhas primeiras impressões do anime Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury! Não se preocupem, não darei spoilers.

Sinopse

Ano 122 A.S. (Ad Stella).

Uma era na qual uma multidão de corporações chegou ao espaço e construiu um amplo sistema econômico. Uma garota solitária do distante planeta Mercúrio se transfere para a Escola de Tecnologia Asticassia, gerida pelo Grupo Beneritt, que domina a indústria de trajes móveis (mobile suits).

Seu nome é Suletta Mercury. Com uma luz escarlate queimando em seu coração puro, esta garota caminha, passo a passo, por um novo mundo.


O primeiro episódio, que se intitula The Witch and the Bride, acontece no ano de Ad Stella 122. Suletta Mercury (Kana Ichinose) acabou de chegar à Asticassia School of Technology, que se orgulha de treinar uma nova geração de pilotos móveis. Devo dizer que a estreia foi maravilhosa, e eu não estava esperando por isso, pois não sou acostumada a assistir animes de mecha. Os designs dos personagens – e no contexto completo de seus ambientes/trajes móveis – funcionam perfeitamente, assim como os mobile suits em ação.

Uma recomendação é que, se você não assistiu ao prólogo lançado no início deste ano, você deveria assisti-lo antes do episódio 1, pois você consegue ver com mais clareza os conflitos subjacentes da história (eu não tinha assistido e assisti depois do episódio). Eu não tenho nenhum comparativo com outras séries de Gundam, mas (me perdoem se eu estiver falando besteira, pois sou totalmente leiga nesse tipo de assunto) Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury parece bem alinhado com uma série shōnen: a escola especializada, os novos alunos, as lutas sobrenaturais — tudo muito familiar, não é mesmo? A diferença? Os mecha famosos!

Algo que eu não poderia deixar de citar é que The Witch from Mercury também marca a primeira vez que uma série de Gundam tem uma protagonista feminina (eu não sabia dessa informação, mas vi vários fãs comentando a respeito) com uma imensa habilidade em pilotar seu Gundam Aerial. Sendo uma série Gundam, é óbvio que há uma batalha entre robôs gigantes, e o diretor Ryō Andō conseguiu criar um duelo com extrema precisão, enquanto Dilanza de Guel e Aerial de Suletta golpeiam em uma arena projetada para se parecer com a superfície de uma lua. Sunrise, o estúdio de animação responsável pelo projeto, consegue entregar um trabalho estelar (sim, estou começando a fazer trocadilhos!). A última cena do episódio merece ser revista, de tão espetacular que é! Mobile Suit Gundam: The Witch From Mercury me parece uma incrível introdução ao anime mecha. Então, se você gosta de robôs gigantes, está curioso sobre Gundam — ou ambos —, eu recomendo!

Trilha sonora

Para finalizar, já temos a versão completa da música de abertura em um clipe especial, que foi publicada pela banda YOASOBI no YouTube e se chama The Blessing. O vídeo mostra várias cenas de Suletta e seu Gundam, e você pode conferir a seguir:

O primeiro episódio de Mobile Suit Gundam: The Witch From Mercury está disponível para transmissão no Crunchyroll. Novos episódios estreiam aos domingos.

Ficha técnica: Mobile Suit Gundam: The Witch From Mercury

  • Gênero: mecha (robô gigante);
  • Estúdio: Sunrise;
  • Baseado em: original;
  • Diretor: Hiroshi Kobayashi;
  • Data de estreia: 02/10/2022.