Olá, meus caros viajantes, prontos para mais um episódio psíquico? Hoje irei comentar sobre Mob Psycho 100 e seu novo episódio, com spoilers de leve, mas com uma hipótese no final que gostaria que vocês considerassem comigo! Estão prontos?

Sinopse

A obra conta a história de um garoto introvertido chamado Shigeo Kageyama (ou simplesmente Mob), que possui uma poderosa habilidade de telepatia. O potencial desse poder psíquico é constantemente suprimido para evitar uma catástrofe, mas se torna útil para um vidente vigarista, que explora seus serviços por uns trocados.


Mob está de bom humor depois de conversar com sua paixão Tsubomi pela primeira vez em um tempo. Enquanto ele caminha pela rua, ele não pode deixar de notar que todas as garotas estão olhando para ele. Será que seu momento de ser popular finalmente chegou? Ou isso é algum mal-entendido estranho?

Reigen percebe que o Psycho Helmet Cult conseguiu reunir uma quantidade considerável de seguidores. Pensando que essas pessoas estão preparadas para adorar Mob, Reigen encoraja Mob a ir à cidade com Teru para comprar um terno para que ele possa parecer apresentável quando for à reunião de culto para a qual foi convidado por seus amigos e, quem sabe, se tornar um “guru”, algo pelo qual Mob não tem interesse.

Quando Mob e Teru terminam suas compras e vão encontrar seus amigos no local marcado, eles não aparecem. Em vez disso, Psycho Helmet surge de repente em um palco situado na frente de uma grande multidão de pessoas em Shinjuku. Mas a pergunta que não quer calar: quem é Psycho Helmet e por que ele se parece com Mob?

Os poderes psíquicos e a responsabilidade de Mob moldam muito quem ele é: ele não sorri muito, mesmo que esteja se divertindo, e mesmo sabendo que isso o torna “estranho”. Suas ações falam de uma experiência universal de se sentir diferente. Este episódio em específico foi uma exploração cortante da pressão dos colegas e da ansiedade adolescente, que consagra nosso protagonista, sendo bastante desconfortável! Muitas coisas aconteceram mas todas estavam perfeitamente sincronizadas e fluíram bem. O final (apesar da ausência de um clímax de fato) não deixou de ser extremamente interessante. Obviamente, Mob será mais forte do que quem estiver em seu caminho ao término de tudo, mas qual será a lição que ele irá aprender? Este é o questionamento verdadeiro, e estou ansiosa para que ele seja respondido!

Considerações finais do episódio

O episódio foi absolutamente lindo do início ao fim. Houve muitos truques de estilo usuais destinados a transmitir humores específicos de personagens. Houve destaques de animação e muitos momentos em que a atuação dos personagens elevou a carga emocional (como, por exemplo, os quadros intencionalmente escalonados transmitindo a exaustão de Mob no início). O episódio 3 de Mob Psycho 100 III foi desconfortável da melhor maneira possível, confiável e surpreendendo Penso que o conceito desta temporada é o crescimento de Mob como personagem: aos poucos, testemunhamos mudanças graduais em seu caráter e na maneira como ele percebe a vida. Estou bem curiosa para ver que rumo a história vai seguir. Quem será o Mob até o final desta temporada?

Uma hipótese

Na abertura da terceira temporada, vemos Mob lutando para descobrir o que ele quer fazer, que carreira seguir, entre outras coisas. Aqui, quero abrir um parênteses para falar sobre Dimple, um espírito maligno que já foi derrotado por Mob, e que o ronda. Vendo os questionamentos de Mob, Dimple começa a pensar em seu próprio futuro e no que quer realizar, o que dá origem à cena pós-créditos que citei, mas não comentei no meu texto do primeiro episódio: Dimple indo para o topo do caule de brócolis gigante que Mob criou no final da segunda temporada e afirmando que sua hora finalmente chegou!

Apesar do trabalho incrível de legendar, algumas nuances podem fazer mais sentido se observarmos na língua original, como é o caso dessa cena. A frase em japonês é “Kita ka, oresama no jidai”, que traduzida significa mais ou menos o seguinte: “Acho que minha hora finalmente chegou”, como a legenda mesmo aponta, mas a escolha exata das palavras parece trazer um significado bem mais profundo para elas! Oresama é um pronome de primeira pessoa assim como I em inglês e transmite que o falante tem um grande senso de arrogância, que é bem perceptível em Dimple, que sempre foi extremamente arrogante. Mas o sufixo -sama pode sugerir o que ele procura se tornar, sendo um sufixo que com frequência é usado ao se referir a governantes e deuses. A palavra jidai também é igualmente repleta de significado: se utiliza para se referir ao tempo, mas também é utilizada para se referir a eras históricas japonesas, que por sua vez são muito ligadas a imperadores e dinastias específicas, o que pode significar que ele quer inaugurar uma nova era, e tem pretensões de governar! O que vocês acham dessa hipótese?!

Para finalizar, fiquem com as imagens promocionais do episódio 3 que o perfil oficial de Mob Psycho 100 no Twitter divulgou: