Olá, meus caros viajantes! Estou aqui de novo para levar vocês em uma viagem ao tempo, há exatamente 11 anos, quando conhecemos o anime criado pelo Gen Urobuchi e com produção do Ufotable: Fate/Stay Night. Então venham comigo e não se preocupem, pois o artigo não contém spoiler.
Fate/Zero é um prequel do anime consagrado Fate/Stay Night, que detalha os acontecimentos da Quarta Guerra do Santo Graal na cidade de Fuyuki, uma épica batalha real de sete magos. Somos conduzidos dez anos antes da Quinta Guerra do Santo Graal em Stay Night para testemunhar a conclusão catastrófica que lançou o cenário do enredo de Stay Night. A história geral e o conceito são mais ou menos os mesmos de seu predecessor: você tem sete magos conhecidos como Mestres que lutam cada um com versões mágicas de figuras históricas ou míticas chamadas Servos. Esta batalha real é travada com o objetivo de obter o Santo Graal, um objeto misterioso que diz cumprir qualquer desejo solicitado pelo vencedor!
Fundada pelas famílias Einzbern, Makiri e Tohsaka séculos atrás, a família Einzbern está determinada a alcançar o sucesso após três fracassos sucessivos, não importa o custo. Como resultado, eles optaram por trazer o odiado assassino de magos, Kiritsugu Emiya, para suas fileiras, apesar de seus métodos e reputação como um mercenário habilidoso e um assassino que emprega tudo o que pode usar para atingir seus objetivos.
Zero abandona a fórmula de “Servo da Semana” que era utilizada pelo seu antecessor para se concentrar em um torneio do tipo battle royale de sete vias, e é inegável que a visão sobrenatural e mítica de Zero nos torneios da morte é executada de forma bastante brilhante. O enredo está repleto de alianças secretas, traições, suspense e táticas engenhosas que mantêm os espectadores no limite.
O que eu mais gostei?
A exploração de seus principais temas: de heroísmo, honra, moralidade e cavalheirismo. O que realmente é necessário para ser um herói? Você pode de fato se esforçar para ser um herói mantendo seus ideais? Quanto você tem que sacrificar por isso? Fate/Zero não se limita no debate sobre as verdades do que considera moral e ideologias irrealistas e excessivamente otimistas, e muitos de seus melhores momentos ocorrem quando duas facções se chocam sobre esses temas, nos fazendo questionar sobre como o heroísmo é retratado na maioria das mídias.
De modo simultâneo, Zero oferece ideias sobre autoconfiança, redenção e esperança, e alguns de seus personagens conseguem descobrir mais sobre si mesmos, e poucos sequer aceitam suas falhas. Outros, depois de muitas dificuldades, finalmente recebem um pouco de paz e esperança após as longas e dolorosas jornadas, nas quais trabalharam duro por seus finais felizes. A animação do estúdio Ufotable também é outro ponto que eu gostaria de destacar, pois é incrível: as cenas de luta são muito fluidas, os designs dos personagens são simples, mas ainda assim atrativos, e a história básica também se sustenta bem e conecta os grandes cenários de uma maneira adequada.
Um dos aspectos que também se destaca em Fate/Zero é a maneira como ele lida com o elenco: não há a princípio um personagem principal específico, mas inicialmente se apresenta de uma maneira que a maioria dos principais jogadores pode ser pensada como protagonista da história, com chances quase iguais de ganhar. Cada um dos Mestres da Guerra do Santo Graal possui suas próprias razões para querer o Graal, e quem não tem conhecimento prévio da série pode se surpreender. As interações e dinâmicas entre cada membro do elenco são todas maravilhosamente feitas e que se encaminham para um excelente desenvolvimento. Cada personagem tem sua própria personalidade, mentalidade e uma lista particular de ideais que sempre os coloca em concordância ou discordância com alguém.
Trilha sonora
No quesito trilha sonora, Fate/Zero é intenso, épico, com uma mistura de ópera clássica e batidas de pop, que mantêm o tom trágico que as cenas pedem e dão mais ênfase às emoções durante as batalhas. As músicas de fundo funcionam como complementos para o enredo. Eu basicamente gosto de todas as músicas! As openings são: Oath Sign, de LiSA, e To the Beginning, de Kalafina. Confiram a seguir:
As endings são: MEMORIA, por Eir Aoi (episódios 1 a 13), Sora wa Takaku Kaze wa Utau, por Luna Haruna (episódios 13 a 17, 20 a 24), e Manten, por Kalafina (episódios 18 e 19).
Finalizo por aqui dizendo que Fate/Zero vale absolutamente a pena e eu super recomendo!
Ficha Técnica
- Gêneros: ação, fantasia, sobrenatural, suspense;
- Roteiristas: Akira Hiyama e Akihiro Yoshida;
- Estúdio: ufotable;
- Direção: Ei Aoki;
- Produção: Atsuhiro Iwakami;
- Episódios: 25 episódios divididos em duas temporadas (primeira temporada com 13 episódios, e a segunda temporada com 12 episódios);
- Ano: 2011.