Olá, caros passageiros! Todos bem? Hoje estou aqui para comentar sobre o terceiro episódio de Chainsaw Man. Deixo avisado que teremos muitos spoilers, então recomendo que você assista antes o episódio!

Sinopse

Denji é um adolescente que mora com Pochita, o Demônio da Motosserra. Por conta das dívidas que herdou de seu pai, ele vive na miséria, exterminando outros demônios com Pochita para pagar as contas. Até que, um dia, Denji é traído e morre. Em seus últimos momentos de consciência, ele firma um contrato com Pochita e renasce como o Homem-Motosserra, um humano com coração de demônio.


O episódio desta terça-feira começou com Denji e Power respondendo a Makima sobre os eventos dos momentos finais do último episódio, ou seja, a parte em que Power soltou um martelo na cabeça de um demônio. Embora pareça ter sido uma coisa boa, assim como acontece com qualquer agência governamental, alguns procedimentos devem ser mantidos, e a Power não seguiu as regras! Eu achei bem interessante, pois aprendemos que os caçadores de demônios da Segurança Pública não podem simplesmente matar qualquer demônio que vejam. A cena também nos revela outra coisa: Power é bastante hábil em mentir e o faz de forma muito convincente. Ela insiste que Denji ordenou que ela matasse o demônio, mas Makima diz que no final isso não tem importância: eles têm que aprender a trabalhar juntos e seguir as regras.

Depois que eles terminam de lidar com Makima, a dupla concorda em salvar o gato de Power. No caminho, os dois compartilham alguns momentos tranquilos onde aprendemos sobre a Power. Por ter uma natureza diferente, as visões dela sobre as coisas são diferentes das de Denji. O que ela valoriza e com quem ela se importa provêm de outra maneira, e uma olhada nos pensamentos e no passado de Power é interessante, pois nos ajuda a aprofundar a personagem de sua aparência inicial abrasiva.

Mas, ainda assim, Power ainda está mentindo. Ela não quer que Denji mate o Bat Devil que levou seu gato refém. Ela quer que o demônio se alimente de Denji para em troca ter seu gato de volta. Quando Power nocauteia Denji, eu nem tinha certeza mais se Meowy existia ou se ela tinha uma motivação diferente para trazer Denji para o Bat Devil como um lanchinho. Mas logo descobrimos que Meowy era real e que Power tinha uma conexão profunda com o gato. De certa forma, foi um paralelo muito forte com o primeiro encontro de Pochita e Denji, exceto que Power estava em um bom momento quando isso aconteceu: ela pretendia engordar Meowy e comer o gato, mas o gatinho roubou seu coração. O demônio, que havia sido ferido por um humano, roubou Meowy e ordenou que Power trouxesse um humano para ele em troca de Meowy de volta. Porém, quando ele provou o sangue meio-demônio de Denji, ele renegou seu acordo e apenas comeu Meowy (sim, eu fiquei muito triste com a cena). Eu não quero sentir simpatia por Power já que ela tentou sacrificar a vida de Denji, mas se o próprio Denji sentiu, quem sou eu para negar? Ele se recordou de seu vínculo com Pochita e como ficou chateado quando Pochita desapareceu (tem uma cena muito soft aqui).

Enquanto isso, Makima foi chamada perante um comitê para obter uma atualização sobre o clima mundial em torno dos demônios, bem como fornecer uma atualização sobre o funcionamento de sua “unidade especial”. Ela é questionada sobre como os “cães de caça” estão se saindo. Ela diz que uma é promissora, e outro é interessante (falando sobre Power e Denji). Não sei se o uso da palavra “interessante” teve outra conotação, acho que preciso rever o episódio com mais calma para notar as nuances.

Os visuais ao longo do episódio destacam o empenho do estúdio MAPPA. A iluminação está incrível, e cada movimento que o elenco faz é bem pensado. Ao contrário do episódio 2, neste temos muita ação, mesmo que boa parte do episódio tenha sido uma construção sobre a relação de Denji e Power. Quando a luta começa, vemos rios de sangue e vísceras escorrendo pelas ruas, e também nos é revelado quanto controle Denji já está ganhando sobre seus novos poderes. Houve momentos cômicos mais leves, que se misturaram com algumas cenas realmente terríveis, mas que mostraram um episódio de alto nível. Chainsaw Man continua a crescer em meu conceito, e tenho gostado muito de acompanhar.

Encerramento

O vídeo traz visuais incríveis e supercoloridos, referências e muito heavy metal. A música de encerramento, Hawatari Nioku Centi, é interpretada pela banda japonesa Maximum the Hormone (e eu amei!). Confira a seguir:

Yuki Kamiya, responsável pelo storyboard, direção, desenho, coloração e fotografia do encerramento, compartilhou um agradecimento em seu perfil pessoal:

Fui responsável pelo storyboard, direção, desenho, coloração e fotografia da ending do episódio 3… Obrigado.”

O mangá

O mangá de Chainsaw Man atingiu uma marca impressionante, tendo superado as 18 milhões de cópias em circulação com seus 12 volumes lançados.


O episódio 4 de Chainsaw Man estreia na Crunchyroll em 1 de novembro.