Olá, caros passageiros! Hoje irei trazer para vocês as minhas primeiras impressões do anime que adapta a obra de Tatasuki Fujimoto, trazendo a história de Denji, um jovem que acaba fazendo um pacto com um demônio e torna-se o Chainsaw Man. Combinando tons de horror, ação e violência, nossa história se passa em um Japão alternativo no ano de 1997. Nesse universo, demônios se manifestam a partir dos medos coletivos dos humanos, então existe uma organização de caçadores supervisionados pelo governo que está encarregada de neutralizá-los quando eles representam uma ameaça para o mundo. Este é um anime dos mais aguardados do ano, e agora finalmente poderemos assisti-lo. Já adianto: o anime é tudo o que os fãs de anime de ação esperam! Venham comigo nesta jornada infernal.

Sinopse

Chainsaw Man acompanha a história do jovem Denji, que ficou endividado após a morte do pai. Por um acaso do destino, o protagonista salva um cão-demônio chamado Pochita e passa a receber dinheiro para matar demônios para a Yakuza. O cãozinho Pochita tem uma peculiar motosserra atrelada ao focinho e, com isso, Denji consegue exterminar os alvos.

No entanto, ele é traído pela organização e é morto pelo Zombie Devil, mas Pochita faz o maior sacrifício possível e salva Denji. Após o incidente, o protagonista renasce como metade humano, metade demônio, capaz de criar motosserras pelo corpo ao puxar uma cordão do peito.

Pelos poderes excepcionais que possui, Denji é recrutado para trabalhar na Public Safety Devil Hunters, para continuar matando demônios, mas sob risco de morte por ser, tecnicamente, um demônio.


Criado pelo aclamado mangaká Tatsuki Fujimoto — autor de Fire Punch, Look Back e Goodbye, Eri —, Chainsaw Man começou a ser serializado em dezembro de 2018 na revista Weekly Shōnen Jump. Manabu Ōtsuka, CEO do MAPPA, reconheceu o grande potencial do trabalho assim que foi lançado e abordou a editora Shūeisha com a proposta de transformá-lo em um anime.

Contrariando a norma na indústria, o estúdio decidiu desenvolver este projeto sem o apoio financeiro de um comitê de produção. MAPPA está 100% por trás de uma série que aspira a se tornar um fenômeno contemporâneo, tal como foi Kimetsu no Yaiba. Nas palavras de Otsuka:

O MAPPA existe há onze anos. Trabalhamos em muitos, muitos títulos ao longo dos anos. Mas eu realmente acho que Chainsaw Man vai abrir um novo capítulo para o MAPPA. Quero que a equipe faça tudo o que puder para fazer disso algo que inicie um novo capítulo para o estúdio.

O mangá

O mangá concluiu sua primeira parte com 11 volumes em dezembro de 2020, e suas vendas já ultrapassam 13 milhões de cópias em circulação. Ele foi premiado como Melhor Shōnen no 66º Shōgakukan Manga Awards e Melhor Mangá no Harvey Awards de 2021. A segunda parte da obra foi lançada em 13 de julho na revista on-line Shōnen Jump+ no Japão, assim como no aplicativo Manga Plus (internacionalmente).

Episódio piloto

O episódio piloto se intitula Dog & Chainsaw e nos apresenta o conceito de Devil Hunters, uma organização cujo objetivo é livrar o mundo de todos aqueles que o ameaçam, que por acaso são demônios agora. Ele é um gancho abrangente para a história e consegue facilmente nos cativar, boa parte devido ao protagonista Denji, cujas motivações são muito simples em contraste com suas circunstâncias: viver uma vida incrivelmente básica que consiste em prazeres simples como uma namorada que ele pode abraçar e jogar videogame. Seus sonhos de adolescente são estragados sob uma pilha de dívidas com a Yakuza, acumuladas por seu falecido pai, e o esforço para pagá-las parece nunca ser suficiente. Mesmo ele matando demônios com a ajuda de seu único amigo, um demônio motosserra chamado Pochita, ele tem um longo caminho a percorrer.

Sobre Pochita: o adorável (sim, eu o acho adorável) cão motosserra, é literalmente a arma secreta da estreia, e já existe um vínculo e uma química tão fortes entre ele e Denji, que eu espero que seja muito bem explorada! Uma criatura fofa parecida com um cachorro e um ser humano sem sorte sempre foi uma combinação muito potente. Pochita é muito fofo, e seu envolvimento com Denji tão profundo só pode ser uma coisa boa: ele era conhecido como o Homem-Serra Elétrica no inferno e tinha a habilidade única de apagar demônios e seus nomes consumindo-os. Os demônios mortos nesta forma não poderiam mais reencarnar, enquanto o medo que eles representam é apagado da existência.

Para mim, o primeiro episódio de Chainsaw Man foi imensamente satisfatório, iniciando com Denji em um estado de ser que ele está ansioso para escapar e terminando com ele em um caminho que ele espera que realize seus sonhos. Denji é um protagonista bastante genérico – mas ele ainda se destaca e ganha a empatia do público, nos fazendo conseguir se identificar com ele apesar das reviravoltas mórbidas que sua vida toma. A música de Kensuke Ushio nos embala, parecendo uma reminiscência de sua trilha para Boogiepop and Others (2019) com a diferença dos visuais, fazendo com o que o som sobrenatural de Ushio a torne espetacular! Há um design de som igualmente impressionante, especialmente quando se trata do massacre no ato final, quando a forma do Homem-Serra de Denji se revela pela primeira vez — é totalmente visceral! A direção, as expressões dos personagens, visualmente o episódio foi bonito, e nos resta aguardar os próximos episódios, que serão cruciais para classificar a consistência da qualidade da arte e se a mistura de 2D com 3D vai continuar dando certo. Obviamente que isto é uma preocupação (a queda de qualidade): o MAPPA é um grande estúdio com muitos projetos em andamento, mas Chainsaw Man é especialmente enorme. O ponto mais central das preocupações vigentes no momento é a questão da animação 3D, algo que o marketing da série tinha evitado evidenciar, até então.

Há uma implementação de CGI no primeiro episódio: particularmente quando a forma titular de Denji está envolvida e destruindo seus inimigos. Mas é importante salientar que a mistura de 3D com 2D, comentada no outro parágrafo, foi muito bem feita. Além disso, grande parte do episódio está visualmente em chamas, então de fato vamos precisar de mais cenas para avaliar corretamente esse uso.

Quaisquer preocupações sobre a adaptação do MAPPA não corresponder aos níveis extremos de violência que estão presentes nas páginas do mangá podem ser descartadas! O anime está sangrento, e a paleta de cores frias usadas nas cenas de gore contrasta bem com o vermelho do sangue, criando uma atmosfera bem perturbadora. Definitivamente, parece que as batalhas violentas serão do que o público mais falará. A mistura do grotesco e do extremo com elementos lindamente renderizados, que são capturados com um realismo detalhado, é a perfeição, eles de fato conseguiram aumentar seu próprio nível: os demônios e os elementos mais horríveis e fantásticos da série aparecem, capturando o caos e a intensidade que vemos no mangá. Chainsaw Man provavelmente se tornará o anime da temporada de outono, mas ainda é um pouco cedo para coroá-lo com este título.

Equipe de produção

A equipe de Chaisaw Man é composta por:

  • Direção: Ryū Nakayama (diretor do episódio 19 de Jujutsu Kaisen);
  • Roteiro: Hiroshi Seko (Attack on Titan, Jujutsu Kaisen, Mob Psycho 100);
  • Design de personagens: Kazutaka Sugiyama (Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation);
  • Direção de arte: Yūsuke Takeda (Vinland Saga, Jujutsu Kaisen, Vivy -Fluorite Eye’s Song-);
  • Direção de fotografia: Teppei Itō (Jujutsu Kaisen, Dorohedoro, Dance Dance Danseur);
  • Design de cores: Naomi Nakano (Sword Art Online: Alicization);
  • Direção de ação: Tatsuya Yoshihara (diretor de Black Clover);
  • Design do demônio: Kiyotaka Oshiyama (diretor de Flip Flappers);
  • Designer de tela: Yohei Miyahara (Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans);
  • Música: Kensuke Ushio (Devilman Crybaby, Boogiepop and Others, A Silent Voice);
  • Produção: Keisuke Seshimo (Jujutsu Kaisen).

O elenco de voz japonês:

  • Kikunosuke Toya como Denji
  • Tomori Kusunoki (Setsuna Yuki em Love Live! Nijigasaki High School Idol Club) como Makima;
  • Shōgo Sakata (Karin Sasaki em Fire Force) como Aki Hayakawa;
  • Fairouz Ai (Jolyne Kūjō em JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean) como Power;
  • Shiori Izawa (Nanachi em Made in Abyss) como Pochita;
  • Mariya Ise (Killua em Hunter × Hunter) como Himeno;
  • Karin Takahashi (Suika em Dr. STONE) como Kobeni Higashiyama;
  • Taku Yashiro (Vulcan Joseph em Fire Force) como Hirokazu Arai;
  • Kenjirō Tsuda (Kento Nanami em Jujutsu Kaisen) como Kishibe.

Trilha sonora

O tema de abertura, KICK BACK, é interpretado por Kenshi Yonezu, como falado anteriormente. A série apresentará um tema de abertura diferente por episódio.

Confira a lista completa a seguir:

  • MAXIMUM THE HORMONEHawatari Niku Centi
  • anoChu, Tayōsei.
  • eveFight Song
  • AimerDeep Down
  • KanariaDainōteki na Rendezvous
  • syudouIn the Back Room
  • QUEEN BEEViolence
  • ZUTOMAYOZanki
  • TK from Ling Tosite SigureFirst Death
  • TOOBOEJōzai
  • VaundyCHAINSAW BLOOD
  • PEOPLE 1DOGLAND

Abertura e encerramento

Além de belos gráficos, um usuário do Twitter percebeu que o clipe de abertura possui várias cenas inspiradas em outras obras da cultura pop. A conta responsável pela lista de referências na opening é @D_Kumii. De acordo com o perfil, existem relações tanto com produções recentes quanto clássicas. A grande bola dourada que aparece várias vezes, por exemplo, remete ao filme Clube da Luta (1999). Mais cenas estão conectadas a Não Olhe para Cima (1996), Alucinações do Passado e Cães de Aluguel, entre outros, que vocês podem conferir a seguir:

A Crunchyroll transmitirá Chainsaw Man exclusivamente em transmissão simultânea em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo, incluindo a América Latina. Um novo capítulo será lançado todas as terças-feiras às 13h, aqui no Brasil. A princípio, o título chega apenas legendado, mas a Crunchyroll já adianta que uma dublagem brasileira vem aí. A respeito da transmissão, Asa Suehira, diretora de conteúdo da Crunchyroll, falou:

Com humor negro, personagens dinâmicos e uma história espirituosa, Chainsaw Man é uma das novas séries mais esperadas deste ano, e estamos extremamente empolgados em trazê-la aos fãs via Crunchyroll. Os fãs de anime não conseguirão dormir a noite toda pensando nos visuais espetaculares e na ação de alta octanagem.

Teaser trailer #1 (27 de junho de 2021)

Teaser trailer #2 (18 de dezembro de 2021)

Trailer de Chainsaw Man (5 de agosto de 2022)

Trailer #2 (19 de setembro de 2022)

Considerações finais

O episódio 1 de Chainsaw Man foi simplesmente incrível. Conseguiram capturar de forma muito habilidosa o que tornou o mangá perfeito: o humor, o sangue e as emoções profundamente dolorosas que vivem em Denji. Eu estou realmente ansiosa para as próximas semanas!